Piloto adota estratégia ousada na oitava etapa do Paulista de Automobilismo, larga em último e termina em quinto lugar, caindo para terceiro na classificação geral
Cristiano Denardi enfrentou um fim de semana inesperado em Interlagos, quando errou na estratégia e teve dificuldade para correr na pista molhada utilizando “pneu de pista seca”. O piloto-farmacêutico de Jaú (SP) terminou em quinto lugar na oitava etapa do Paulista de Automobilismo da Fórmula Vee, realizada sábado (19/08). Ele caiu para o terceiro lugar na classificação geral, a quatro pontos do líder. Restam duas etapas e o jauense só depende dele para ser campeão.
Denardi foi a 76 pontos, contra 79 de Heitor Nogueira e 80 de Gabriel Silva. Este último foi o vencedor da corrida. Os quatro primeiros colocados terminaram separados por menos de um segundo. Gabriel Silva venceu por apenas 0s085. Todos correram com pneus novos e se deram melhor, uma vez que choveu forte logo após a largada. Denardi utilizou pneus usados, apostando que o tempo bom continuaria durante a prova.
A próxima etapa do Paulista, prevista para 2 de setembro, foi adiada em razão da interdição total de Interlagos. O autódromo será fechado para as reformas visando ao GP Brasil de Fórmula 1, em 12 de novembro. A 9ª e penúltima prova da FVee deve ocorrer no fim de novembro após a F1. A corrida decisiva será em 16 de dezembro.
Avaliação do piloto – “Erros de cálculos acontecem até nas maiores categorias do mundo. Carros de corridas quebram e o mundo nem sempre é da forma que a gente sonha. Mas é na adversidade que a gente cresce e ganha força. Às vezes vamos precisar lutar com pneu pra pista seca enquanto ela está encharcada, mas é assim que a vitória é mais gratificante. Acredito cegamente na conquista do título após as duas etapas finais”, diz Cristiano Denardi, lamentando o ocorrido em Interlagos.
Ainda no treino de classificação, Denardi teve problemas com o peso do carro – ficou três quilos abaixo do mínimo de 570 quilos previsto no regulamento. Diante disso, foi punido e, mesmo tendo feito a pole (P1), teve de largar em último lugar.
“Um dos motivos foi a retirada de um lastro de 10 quilos em Curvelo e outro foi a necessidade de precisar de 17 litros para encher o tanque do #18, enquanto a maioria completou o tanque com 11 litros, além de dois quilos que emagreci no último mês”, explica Denardi. A retirada do peso extra (lastro) na prova realizada em Minas Gerais, duas semanas atrás, foi repetida neste sábado. “O carro estava perfeito. Uma pena foi o erro de estratégia, se não eu poderia brigar mais na frente.”
Decisão arriscada – O piloto que liderava o campeonato desde a segunda etapa conta que após a qualificação os principais pilotos receberam novos jogos de pneus, posição não adotada por Denardi e pela equipe. “Decidimos arriscar a largar de pneus desgastados que têm melhor rendimento em pista seca e naquele momento a chuva tinha dado uma trégua. Mas logo na largada a chuva voltou a cair forte e o grande desafio do dia se tornou me manter na pista. Portanto, a P5 no final foi quase uma vitória com aqueles pneus e naquelas condições, largando da P13.”
“Assumo minha parcela de culpa e vamos trabalhar ainda mais duro para que isso não se repita. Nada está perdido. Estarei com força total e um ótimo carro para brigar por vitórias e pelo título nas duas etapas finais”, diz Cristiano Denardi, mostrando otimismo para a reta final. Ele corre com patrocínio e apoio de Tuna Turismo, MisterBeef, Santa Farma e Manipulação, Donatello’s Pizzaria, Motomania, RC Construtora, Eurocarjau e Spazio Odontologia Personalizada.
Resultado da 8ª etapa do Campeonato Paulista de FVee
(Sábado (19/8), em Interlagos)
1) Gabriel Silva, 27min13s176
2) Zigomar Júnior, a 0s085
3) Gabriel Paulino, a 0s140
4) Murillo Latorre, a 0s759
5) Cristiano Denardi, a 7s832
6) Cesar Gallagi, a 8s598
7) Alberto Otazú, a 13s755
8) Lélio Assumpção, a 15s873
9) Rodrigo Gimenes, a 36s809
10) Guilherme Silva, a 47s338
11) Augusto Santin, a 1min50s820
12) Amaro Brandão, a 2min12s432
Não classificado: Heitor Nogueira, a 8 voltas
Classificação do Campeonato Paulista após oito de dez etapas,
(com o descarte dos três piores resultados)
1) Gabriel Silva – 80 pontos
2) Heitor Nogueira – 79
3) Cristiano Denardi – 76
4) Zigomar Júnior – 69
5) Murillo Latorre – 64
6) Gabriel Paulino – 58
7) Cesar Gallagi – 44
8) Kenner Garcia – 32
9) Guilherme Silva – 16
10) Lélio Assumpção – 15
11) Rodrigo Gimenes – 14
12) Paulo Loco – 10
13) Thiago Vaz – 8
14) Alberto Otazú – 7
15) David Taylor (GBR) – 6
16) Gustavo Camilo – 4
17) Suzane Carvalho – 2
18) Christopher Robson(EUA) – 2
19) Plínio Cintra – 1
20) Leandro de Paulo – 1
21) Augusto Santin – 1
Foto Eder Martins
Por Paulo César Grange