Depois de deixar o WEC a Volkswagen vai sair também do WRC

A Volkswagen conquistou na última etapa do WRC (World Rally Championship – Campeonato Mundial de Rally) no Walles Rally o título de Construtores, seu quarto consecutivo, e hoje confirmou que no fim do ano deixa o WRC, assim como já o fez no WEC com a Audi.

2016112162757

Embora não se comente, a saída do Volkswagen se deve principalmente ao escandalo do “Diesel Gate”, que causou imenso prejuízo para marca alemã.  A reunião que definiu o fim do programa da VW ocorreu ontem, na sede do grupo.

“A Volkswagen está enfrentando grandes desafios, disse Frank Welsch, Membro do Conselho e responsável pelo desenvolvimento técnico, aos seus empregados em Hanover. Com a iminente expansão da eletrificação da nossa gama de veículos devemos concentrar todos os nossos esforços em tecnologias futuras”, disse.

“Superamos todos nossos objetivos no WRC. Agora estamos realinhando a estratégia da Volkswagen Motorsport, por isso iremos focas mais nas competições mas dando suporte aos clientes nas provas do Golf GTI TCR e RCMP Beetle no rallycross”, completou.

Welsch deixou ainda escapar que irão desenvolver um novo Polo para o futuro regulamento do WRC, e que deverá estar disponibilizado para 2018. A marca alemã cegou ao WRC em 2013 com o Polo R WRC, depois de dois anos desenvolvendo equpamentos com o Skoda Fabia (marca também pertencente ao grupo VW Ag).

Com o francês Sebastien Ogier sendo escolhido para capitanear a empreitada, simplesmente demoliram a concorrência. O domínio foi avassalador com: 43 vitórias, quatro títulos mundiais de Pilotos e outras quatro de Construtores.

Agora a incerteza é o futuro dos piotos Sébastien Ogier, Jari-Matti Latvala e Mikkelsen. A Ford com a equipe M-Sport e Toyota ainda não confirmaram suas formações para o próximo ano.

Texto João Vasconcelos
Foto – WRC.com

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*