Brasileiro celebra grande resultado na despedida do modelo DPi do IMSA
O brasileiro Pipo Derani, ao lado dos companheiros Olivier Pla (Fra) e Mike Conway (GB), conquistou neste sábado (1º) o segundo lugar nas 10 Horas de Petit Le Mans, no circuito de Road America. A etapa fechou a temporada 2022 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship.
Campeão de 2021, Derani partiu da quarta fila com o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R, da equipe Action Express Racing. A prova marcou a despedida dos modelos DPis da categoria.
Logo no início da corrida, o brasileiro assumiu o segundo lugar, após a primeira bandeira amarela, e entregou o carro para Pla para os stints iniciais do piloto francês.
A partir dali, Pla e Conway mantiveram o Cadillac #31 entre os Top-4 durante seus stints. Derani voltou ao cockpit para mais um duplo stint na metade da prova e, rapidamente, assumiu a liderança na volta 209, mantendo a posição até a volta 263.
Restando três horas para o final, Pla levou o Cadillac #31 ao pit lane, quando a bandeira amarela voltou a ser acionada, e o time realizou a troca de pneus e reabastecimento. A equipe trabalhou rápido e Pla venceu a disputa nos boxes. A estratégia não só deu ao francês a liderança, mas também colocou o time na posição para marcar pontos adicionais para o Campeonato Norte-americano de Endurance na oitava hora da disputa.
Apesar da equipe ter caído para o quinto lugar, nos estágios finais, Derani conseguiu ganhar duas posições, após o contato dos Cadillacs #1 e #2, quando faltavam 54 minutos para a bandeirada. O acidente ocasionou a oitava bandeira amarela da corrida.
A relargada aconteceu com 32 minutos para o final e Derani, em terceiro, acelerou forte para tentar repetir sua vitória de 2019 em Petit Le Mans.
Enquanto isso, os carros #10 e #60 batalhavam na frente e, faltando 12 minutos, o Acura #10 acabou tocando um carro da categoria GTD e foi forçado a parar nos boxes, levando Derani ao segundo lugar.
A nona bandeira amarela foi acionada com cinco minutos para o final, quando um carro da GTD saiu da pista, encerrando a prova desta maneira.
O segundo lugar foi a melhor posição do #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R na temporada. “Tivemos alguns altos e baixo, mas no final estávamos lutando pela vitória”, comentou Derani.
“Infelizmente, não tive sorte com o tráfego na última relargada, então, perdi muito tempo, mas faz parte de uma corrida com várias categorias. Sou grato por essa oportunidade fantástica guiando o carro DPi e a Cadillac foi maravilhosa”, continuou o brasileiro que será piloto de fábrica da montadora em 2023 na estreia do novo modelo Cadillac V-LMDh.
“A maioria das minhas vitórias e o título, eu conquistei com esse carro. Uma grande era termina, então, fico feliz por ter lutado pela vitória neste sábado”, completou Derani.
O brasileiro e a equipe Action Express Racing terminaram a temporada na quinta colocação, com 3083 pontos. Foram cinco pódios e oito Top-5.
A temporada 2023 do IMSA terá início com a disputa das 24 Horas de Daytona, nos dias 28 e 29 de janeiro.
O resultado das 10 Horas de Petit Le Mans (Top-5):
1. O.Jarvis / T.Blomqvist / H.Castroneves (Acura DPi) 423 voltas em 10h00min14s591
2. P.Derani / O.Pla / M.Conway (Cadillac DPi) +4.369
3. M.Rockenfeller /K.Kobayashi/ J.Johnson (Cadillac DPi) + 1 volta
4. R.van der Zande / S.Bourdais / S. Dixon (Cadillac DPi) + 4 voltas
5. E.Bamber / A.Lynn / R. Hunter-Reay (Cadillac DPi) + 5 voltas
Mais informações:
Site: www.pipoderani.com.br
Facebook: facebook.com/PIPODERANI
Instagram: @pipoderani
Twitter: @pipoderani
Foto: Brian Cleary
Por: FGCom