Empreendedores participarão do “Desafio Pitch Lap”: durante uma volta de Stock Car, eles deverão apresentar soluções para problemas do esporte a motor e seus patrocinadores
Prestes a iniciar a temporada 2024, a Vicar, promotora da Stock Car Pro Series, anuncia uma parceria com a aceleradora da indústria esportiva e incubadora de empreendedorismo Arena Hub para dar visibilidade e proporcionar a startups a oportunidade de apresentar projetos e soluções de tecnologia inovadora relacionados ao automobilismo.
Maior centro de empreendedorismo da América Latina, o Arena Hub é especialista do segmento esportivo e tem como objetivo acelerar a transformação do setor através de inovação, conexão e educação.
Pensando em inovação no esporte, as duas empresas criaram o Desafio Pitch Lap. “Nossa inspiração para esse projeto é o conceito “elevator pitch”, que significa algo como “discurso de elevador” e se tornou uma definição adotada internacionalmente para uma apresentação rápida de algo importante. Basicamente, fazer um elevator pitch é apresentar uma ideia relevante no tempo em que dura uma viagem de elevador. Então, como nosso esporte é o automobilismo, imaginamos fazer isso durante uma volta rápida na pista. É um desafio interessante que brinca também com características como precisão, conhecimento e eficiência – conceitos que são pontos importantes no automobilismo e que queremos extrair das startups nesse desafio”, explica Guga Carvalho, diretor de marketing da Vicar.
“O interessante nesse projeto é que as startups serão desafiadas em uma situação inusitada, mas que visa extrair dos empreendedores a essência de seus projetos e ideias. O espírito do desafio já dá o clima do que estamos buscando: soluções dinâmicas, inusitadas, fora da caixa. E com a visibilidade que a Stock Car pode proporcionar junto às marcas patrocinadoras, temos certeza de que uniremos as duas pontas, marcas e startups, em projetos certamente inovadores”, detalha Ricardo Mazzucca, partner do Arena Hub.
O Desafio Pitch Lap testará os empreendedores no limite da pressão, adrenalina e velocidade, com o apresentador sentado no banco de passageiro de um Stock Car, ao lado de um piloto profissional, em Interlagos. “A volta rápida será parte da apresentação. Depois de terminá-la, o carro fará uma parada no box. Nesse momento o representante da startup sairá do Stock para fazer uma apresentação de dez minutos, detalhando seu projeto para a banca examinadora e as empresas interessadas”, diz Carlos Henrique Nascimento, partner do Arena Hub.
O evento avaliará projetos de cinco áreas: Esports e gamificação, impacto social, sustentabilidade, mídia e conteúdo e espaços inteligentes. O Desafio Pitch Lap será realizado em Interlagos durante o fim de semana da terceira etapa da temporada da Stock Car, entre 18 e 21 de abril.
Inscrições abertas — As startups interessadas em apresentar seus projetos já podem se inscrever, no endereço a seguir: http://arenahub.com.br/pitchlap. O prazo vai até 24 de março. A partir do dia seguinte, os projetos serão avaliados por uma banca examinadora, que divulgará as ideias selecionadas em 15 de abril. Os cinco melhores projetos serão apresentados no Desafio Pitch Lap em Interlagos, e o anúncio da startup vencedora está previsto para 30 de abril.
Cronograma do Desafio Pitch Lap
Inscrições: 22 de fevereiro a 24 de março
Avaliação dos projetos: 25 de março a 14 de abril
Divulgação dos projetos selecionados: 15 de abril
Desafio Pitch Lap em Interlagos: 19 a 21 de abril
Anúncio da startup vencedora: 30 de abril
Foto: Divulgação
Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria