João Melo apresenta o Duo Exo, carro “espartano” inspirado em motos naked e aviões de combate
O universo dos track days no Brasil acaba de ganhar uma nova opção aos entusiastas: o Duo Exo, veículo exclusivo para o público que busca experiência máxima na pilotagem em circuito. O estilo assinado por João Paulo Cunha Melo, designer das novas carrocerias da Stock Car 2025, com passagens por Fiat, Marcopolo, Renault e Arrow Mobility, aposta em um design que une estilo e funcionalidade, inspirado nas linhas expostas de motos naked e na precisão de aviões de combate. O conceito “espartano”, além de moldar a estética do veículo, responde à exigência por performance nas pistas.
O fenômeno dos track days, que movimenta circuitos nacionais como Interlagos e Velocitta, acompanha a paixão dos brasileiros por automobilismo e atividades de alta performance. Este ano, o setor automotivo acessou o maior ciclo de investimentos da história, com aportes de R$ 130 bilhões. Segundo uma pesquisa do Ibope Repucom, o interesse das mulheres pelo esporte também aumentou 49% nos últimos cinco anos, complementando 56% dos fãs brasileiros.
Como explica Melo, essa procura contínua passou a mobilizar a criação de veículos que entregassem personalização e adrenalina. “O track day no Brasil é uma porta de entrada incrível não só para o automobilismo e a cultura da performance, como também para a inovação no setor. Cada projeção proporciona aos pilotos e entusiastas a oportunidade de explorarem o limite dos carros em um ambiente controlado, enquanto se conectam com o espírito do esporte”, afirma o designer.
O Duo Exo foi desenvolvido especialmente para essa modalidade, pois oferece os principais aspectos procurados pelo público: personalidade, robustez e velocidade. Desenvolvido para garantir agilidade e fácil manutenção, o modelo foi pensado especialmente para o público que deseja unir esporte e recreação. O chassi exposto e a carenagem minimalista são mais do que uma escolha estética: cada curva e ângulo são projetados para otimizar o custo de operação e performance em pista.
Com o novo carro, Melo espera que os fãs do automobilismo encontrem uma experiência nunca antes vista, levando as track days ao limite e com estilo. “Eventos que atraem entusiastas dessa modalidade impactam diretamente na inovação de outros setores, desde serviços de suporte técnico até o mercado de personalização. Então, os track days e a vontade do público de criar memórias inusitadas levam o design de produto a criar um diálogo direto com o usuário. Cada detalhe deve ser uma resposta ao que os pilotos precisam dentro e fora da pista”, finaliza Melo.
O veículo possui um site próprio, que retrata com detalhes a trajetória de criação e características. Para mais informações, acesse: www.duoexo.com
Sobre o João Melo
Formado em Design de Produto pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, João Paulo Cunha Melo é um designer industrial de veículos e produtos que, desde 2008, lidera e desenvolve projetos automotivos. Além de fundar a DSGN&CO, consultoria especializada em design industrial, o especialista tem passagem pelo centro de estilo de empresas como Fiat Design Center, Marcopolo S/A, Renault, StockCar, Arrow Mobility e a startup de veículos de lazer SAV Motors Brasil. Site: www.joaopaulomelo.com
Por: Aline Arbache