Di Grassi pontua novamente e diz: “Vamos pra cima no Chile”

Brasileiro fez a volta mais rápida da corrida, mas viu a chance de pódio escapar nas voltas finais

Em uma corrida muito disputada, que viu a vitória ser decidida com a ajuda de alguns acidentes, o brasileiro Lucas Di Grassi voltou a pontuar, desta vez no e-Prix do Marrocos, válido pela segunda das 13 etapas da temporada. Di Grassi ainda cravou a volta mais rápida da prova, faturando o ponto extra e também registrando que o Audi e-Tron FE05 melhorou sua condição competitiva – embora ainda precise ser mais veloz para brigar pela primeira vitória em 2019.

Os treinos do brasileiro foram atrapalhados por problemas técnicos nas duas sessões que antecederam as tomadas de tempo – a equipe precisou fazer reparos e trocar a bomba d’água integra o sistema de refrigeração. Com poucas voltas na pista e sem conhecer o real potencial do carro naquele traçado, Di Grassi foi para a sessão que definiu o grid ainda explorando o que seu Fórmula E era capaz de fazer. Como resultado, obteve o 11º lugar – uma boa posição diante das condições enfrentadas pelo brasileiro.

Durante a prova, Lucas chegou a brigar por uma colocação entre os três melhores. Mas a entrada e a longa permanência do safety car devido ao acidente entre os líderes nas voltas finais prejudicaram a estratégia de corrida que o brasileiro havia estabelecido e que poderia lhe dar o 28º pódio da carreira na categoria. Lucas iria para as voltas de encerramento ainda com direito a acionar uma vez o “modo de ataque” – dispositivo que dá potência extra ao carro durante quatro minutos e teria condição de estar entre os três melhores do dia.

“Dava para ter chegado no pódio”, diz o brasileiro. “A estratégia com o modo de ataque e a entrada do safety car no final nos atrapalharam bastante. Foi uma pena mas a graça da corrida é essa imprevisibilidade. Agora temos que focar na corrida do Chile, em Santiago, e acredito que se trabalharmos direito teremos chance de um bom resultado. O campeonato só está começando e nós vamos pra cima. Agora é voltar pra oficina e trabalhar”, completou Lucas.

A corrida – A etapa disputada no circuito montado nos arredores de Marrakesh começou bastante agitada. Antes mesmo da primeira curva o francês Jean-Eric Vergne (equipe Techeetah) tentou ultrapassar o pole Sam Bird (Virgin) e acabou causando um toque, rodando e gerando muita confusão entre os carros que vinham atrás. Lucas inclusive chegou a bater – ele acertou o carro que freava forte à sua frente – mas conseguiu controlar a situação, desviar e continuar na prova – agora no sétimo lugar.

Aos poucos Di Grassi foi ganhando posições e chegou a duelar pelo terceiro lugar com o belga Jérôme D’Ambrosio (Mahindra), que viria a ser o vencedor. No momento decisivo, durante as voltas finais, a corrida era liderada pelo português António Félix da Costa (BMW) com seu companheiro Alexander Sims (Inglaterra) na segunda posição. Os dois vinham duelando pela ponta até que na 26ª das 31 voltas da corrida Sims colocou o carro ao lado do português e ambos frearam em um ponto onde já não havia mais condição de contornar a curva do final do retão.

A batida tirou Félix da corrida e deixou o caminho livre para o belga D’Ambrosio, que vinha em terceiro, tomar a ponta. Com a entrada do safety car e a demora da organização em retirar da pista o BMW de Da Costa, a prova foi reiniciada faltando apenas uma volta para a bandeirada – e D’Ambrosio defendeu sua posição para garantir a quarta vitória na categoria.

A próxima etapa do Campeonato Mundial de Fórmula E será disputada no dia 26 de janeiro, em Santiago, Chile.

Confira os dez primeiros:

1 – Jérôme d’Ambrosio – Mahindra Racing – 31 voltas

2 – Robin Frijns – Envision Virgin – a 0s143

3 – Sam Bird – Virgin  – a 0s461

4 – Alexander Sims – BMW – a 0s740

5 – Jean-Éric Vergne – Techeetah – a 1s232

6 – André Lotterer – Techeetah – 1s457

7 – Lucas Di Grassi – Audi Sport Abt Schaeffler – a 1s633

8 – Sébastien Buemi – Nissan – a 2s455

9 – Mitch Evans – Jaguar – a 2s980

10 – Daniel Abt – Audi Sport Abt Schaeffler – a 4s014

Foto: Audi Motorsport

Por: BestPR

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*