A Stuttgart Motorsport fez 1-2 na classe GT4 nas 4 Horas do Velocitta, quarta etapa do Endurance Brasil 2022. Os Porsches 718 Cayman GT4 Clubsport de Bruno Xavier/Luiz Landi e de Jacques Quartiero/Danilo Dirani cruzaram a linha de chegada nos dois primeiros lugares, resultado que permitiu a Quartiero e Dirani ampliar a vantagem na liderança da tabela de pontuação.
Os dois Porsches da Stuttgart Motorsport ocuparam os dois primeiros lugares da classe GT4 durante praticamente toda a corrida. Xavier/Landi largaram na pole position e lideraram a maior parte das 138 voltas percorridas. Quartiero/Dirani também ficaram em primeiro lugar durante algumas voltas até a ordem final ser estabelecida.
Bruno Xavier declarou: “Nosso único susto aconteceu no primeiro stint, quando fiquei no meio de um ‘bolo’ de protótipos e um deles bateu no meu carro. Quando paramos na primeira janela de pit stops, vimos que uma das rodas estava danificada. Felizmente, não vazou ar nem mudou o comportamento do carro. A corrida teve quatro safety cars e os três primeiros foram ruins para nós, porque perdemos toda a vantagem que havíamos acumulado. Em compensação, no último nós nos distanciamos por causa do posicionamento dos carros na pista”. Luiz Landi teve uma corrida mais calma: “Foi uma corrida ótima, deu tudo certo. Cheguei em um retardatário que demorou para me dar passagem, mas nada que prejudicasse a nossa corrida.”
Jacques Quartiero, em sua primeira temporada no Endurance Brasil, comemorou o resultado e a atuação na pista. “Comecei neste ano e meu foco é terminar as corridas, curtir o carro e ganhar experiência. A cada corrida, eu me sinto mais à vontade e mais confiante. A próxima vai ser em Goiânia, local da primeira etapa deste ano, e pela primeira vez vou correr em um traçado no qual já competi antes”, conta. Dirani, por sua vez, elogiou o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport e o trabalho da Stuttgart Motorsport: “O carro se comporta bem do começo ao fim das provas e a equipe faz um trabalho fantástico. A corrida foi trabalhosa porque estávamos com ‘lastro do sucesso’ e outras equipes tinham um handicap no tempo de pit stop. Tivemos que lidar com tudo isso e mesmo assim chegamos a liderar. Estou muito satisfeito”.
Na classe GT3, a Stuttgart Motorsport confiava em um bom resultado depois de Ricardo Mauricio ter feito uma volta em 1min24s228, o melhor tempo já obtido por um Porsche 911 no Velocitta, em um dos treinos livres de sexta-feira. O trio formado por Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller alinhou em quarto entre os carros da GT3, mas as chances de lutar pela vitória foram prejudicadas por uma colisão com um carro que rodou à frente na primeira curva. Depois, no fim do primeiro stint, o 911 GT3 R levou uma batida de outro concorrente, não intencional, e teve a roda traseira esquerda quebrada. “Foi um fim de semana de altos e baixos para nós”, resumiu Felipe Grizzi, chefe da equipe. “Fizemos dobradinha na GT4, mas foi impossível escapar da colisão na largada porque o protótipo rodou e veio na direção do nosso carro”, explicou. A batida danificou o para-lama traseiro direito do Porsche 911 GT3 R, que prosseguiu assim até o fim da corrida. A quebra na roda traseira, por sua vez, aconteceu minutos antes da abertura da primeira janela de pit stops e exigiu uma parada extra no box, provocando um grande atraso. Uma corrida de recuperação rendeu a Visconde/Mauricio/Müller o sétimo lugar na classe. O trio ocupa o terceiro lugar na tabela provisória de pontuação da GT3. A próxima etapa do Endurance Brasil acontecerá no dia 17 de setembro no autódromo de Goiânia.
Stuttgart: 25 anos como referência Porsche no Brasil
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart opera oito Porsche Centers em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, é o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Sobre a Stuttgart Motorsport
A Stuttgart Motorsport é o braço esportivo da Stuttgart Porsche e tem um longo e vitorioso histórico de participação em competições. Sua conquista mais recente é o título do Campeonato Brasileiro de Endurance de 2017. Desde sua criação, em 1997, a Stuttgart Motorsport conquistou vitórias em provas tradicionais como a Mil Milhas Brasil e os 500 Quilômetros de São Paulo, além de ter participação em provas internacionais da IMSA (24 Horas de Daytona (1998) e da Le Mans Series (Mil Milhas de 2007).
Site: stuttgartporsche.com.br
Facebook: stuttgartporsche
Instagram: stuttgartporsche
Foto: Rodrigo Guimarães/Ricardo Saibro
Por: Luiz Alberto Pandini