Dominante, Matheus Comparatto vence pela segunda vez na etapa do Velocitta pela BRB Fórmula 4 Brasil

Estreante faz prova tranquila na manhã de domingo em Mogi Guaçu. Líder do campeonato, Vinícius Tessaro ganha sete posições e chega em sexto

Pole position da terceira corrida, Matheus Comparatto confirmou o favoritismo e venceu com muita facilidade a terceira corrida da terceira etapa da temporada 2023 da BRB Fórmula 4 Brasil no autódromo do Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. O piloto de 17 anos da OAKBERRY Bassani F4 tinha marcado as duas poles na sexta-feira, após a desclassificação de Vinícius Tessaro por uma irregularidade no carro, e não desperdiçou a oportunidade de vencer duas corridas no fim de semana. Com isso, ele subiu para a vice-liderança na tabela, a apenas oito pontos do líder.

Álvaro Cho, da TMG Racing, chegou na segunda posição, com o companheiro Luan Lopes completando o pódio em terceiro. Fefo Barrichello e Lucca Zucchini, ambos da da Cavaleiro Sports, completaram a lista dos cinco primeiros. Líder do campeonato, Vinícius Tessaro fez uma bela corrida de recuperação após largar em último, ganhou sete posições e terminou em sexto, colado em Zucchini na reta de chegada.

No campeonato, Vinícius Tessaro manteve a liderança com 128 pontos, oito à frente de Matheus Comparatto, vencedor de duas corridas no fim de semana e melhor estreante da tabela. Luan Lopes é o terceiro, com 114, seguido por Álvaro Cho, com 96. Mateus Callejas e Lucca Zucchini estão empatados em quinto, com 61.

Após a primeira metade da temporada, a BRB Fórmula 4 Brasil registrou cinco vencedores diferentes em nove provas disputadas. As três equipes participantes do campeonato já venceram provas em 2023.

A próxima etapa da BRB Fórmula 4 Brasil está marcada para o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, entre os dias 24 e 27 de agosto. A categoria a seguir realiza seu evento de gala na preliminar do GP do Brasil de F1 em Interlagos e encerra a temporada em Brasília, na renovada pista da capital federal.

 

A corrida

Na largada, o pole Matheus Comparatto pulou bem e manteve a liderança, com Álvaro Cho saindo de quarto para segundo. Luan Lopes caiu para terceiro, com Fefo Barrichello em quarto. Vinícius Tessaro, líder do campeonato, que saiu em último, ganhou três posições na primeira volta e subiu para décimo.

Ainda em sua corrida de rcuperação, Vinícius Tessaro apertou a pressão para cima de Mateus Callejas na abertura da quarta volta e, com uma bela manobra na curva 1, ganhou a nona posição do rival. Na frente, Matheus Comparatto abria quase oito décimos sobre Álvaro Cho na liderança da corrida.

Mateus Callejas foi atacado por Arthur Pavie na abertura da quarta volta na curva 1. O rival colocou por dentro, mas exagerou, freou tarde demais e acabou tomando o X. Callejas manteve a décima posição. Em nono, Vinícius Tessaro seguia agressivo e ao tentar superar Nelson Neto, acabou tocando na roda traseira esquerda do rival. Por sorte, sem danos nos carros de ambos.

Na volta seguinte, Tessaro repetiu a tentativa na freada para a curva 1 e, enfim, completou a manobra sobre Neto para ganhar a oitava posição. Na sequência, o líder do campeonato pressionou o americano Carl Bennett para buscar a sétima posição da corrida. E Tessaro avançou com uma bela manobra na freada para o saca-rolha.

Após oito voltas, Matheus Comparatto seguia com o amplo domínio na liderança da corrida, com 2s637 de vantagem sobre Álvaro Cho na segunda posição. Luan Lopes era o terceiro colocado, com 6s366 de desvantagem em relação ao líder. Em quarto, Fefo Barrichello tentava chegar na briga pelo pódio, 1s484 atrás de Lopes, enquanto se defendia dos ataques de Lucca Zucchini, quinto colocado.

Na décima volta, Arthur Pavie cometeu um erro na descida do saca-rolha e acertou uma das placas de patrocínio colocadas ao lado da pista. Com isso, optou por recolher o carro para os boxes e abandonar a corrida a nove minutos do fim.

Vinícius Tessaro seguia em sua corrida de recuperação. Em poucas voltas cortou a vantagem de João Tesser de mais de cinco segundos para apenas sete décimos. E na 16ª passagem, colou no adversário para tentar um ataque para buscar a sexta posição. E com uma bela manobra na curva 1, fez a ultrapassagem e avançou mais um posto na terceira corrida do fim de semana.

No fim, uma vitória tranquila do estreante Matheus Comparatto, a segunda dele no fim de semana da BRB Fórmula 4 Brasil. Álvaro Cho foi o segundo colocado e Luan Lopes completou o pódio, em terceiro. Fefo Barrichello e Lucca Zucchini completaram a lista dos cinco primeiros colocados. Vinícius Tessaro, após ganhar sete posições após largar em último, terminou em sexto.

 

O que eles disseram:

“Não dá para imaginar ter um fim de semana tão perfeito assim, mas é fruto de muito trabalho meu, da equipe, do meu coach, de todo mundo que me apoia. Minha equipe fez um trabalho sensacional no fim de semana. Vamos com a expectativa alta para Goiânia, para tentar trazer bons resultados de lá, para conseguir subir um pouco no campeonato. Vamos para cima agora.”
Matheus Comparatto

“Foi uma semana difícil, não foi fácil que nem na primeira etapa. A segunda etapa também foi uma semana difícil. A gente está com um déficit de carro, assim a gente não está entendendo muito em relação às outras equipes, mas a gente está batalhando para achar esse déficit e vir mais forte do que a gente já está agora. Isso mostra o grande potencial que a gente tem.”
Álvaro Cho

“Foi bem legal. Na verdade, a gente estava com um probleminha no carro, começou a acender uma luz que nunca tinha acendido e ele começou a perder um pouco de potência, a falhar e um cheiro de queimado. Foi um susto, não esperava passar por isso. A gente não estava com um ritmo muito legal, mas conseguimos segurar o terceiro lugar e acredito que vai ser muito bom para o campeonato. A gente perde a vice-liderança com essa vitória do Comparatto. Mas foco total, não vamos desistir que a gente só está na metade da temporada.”
Luan Lopes

“Muito contente que a gente conseguiu concluir nosso objetivo, que era sair líder do campeonato. Conseguimos recuperar boas posições, pontuando bem para o campeonato. Foram duas grandes escaladas após a punição que me tirou a pole das corridas 1 e 3, mas ainda conseguimos a vitória na segunda prova. Então com certeza foi um ótimo final de semana. Agora vamos para a Goiânia para tentar ampliar a vantagem no campeonato.”
Vinicius Tessaro

 

Resultado da corrida 3 da BRB Fórmula 4 Brasil no Velocitta:
1 – Matheus Comparatto R (Oakberry Bassani F4) – 19 voltas em 27:21.176
2 – Álvaro Cho (TMG Racing) – a 1.803
3 – Luan Lopes (TMG Racing) – a 12.815
4 – Fefo Barrichello (Cavaleiro Sports) – a 14.321
5 – Lucca Zucchini (Cavaleiro Sports) – a 16.971
6 – Vinícius Tessaro (Cavaleiro Sports) – a 17.109
7 – João Tesser (TMG Racing) – a 18.256
8 – Carl Bennett (EUA/Oakberry Bassani F4) – a 29.426
9 – Nelson Neto (Oakberry Bassani F4) – a 32.927
10 – Mateus Callejas R (TMG Racing) – a 34.167
11 – Rafaela Ferreira R (TMG Racing) – a 34.759
12 – Alexandre Machado R (Oakberry Bassani F4) – a 38.426
13 – Arthur Pavie R (Oakberry Bassani F4) – a 9 voltas
* R – Estreante

Classificação do campeonato da BRB Fórmula 4 Brasil:
1 – Vinícius Tessaro (Cavaleiro Sports) – 128 pontos
2 – Matheus Comparatto R (Oakberry Bassani F4) – 120
3 – Luan Lopes (TMG Racing) – 114
4 – Álvaro Cho (TMG Racing) – 96
5 – Mateus Callejas R (TMG Racing) – 61
6 – Lucca Zucchini (Cavaleiro Sports) – 61
7 – Nelson Neto (Oakberry Bassani F4) – 51
8 – João Tesser (TMG Racing) – 44
9 – Arthur Pavie R (Oakberry Bassani F4) – 42
10 – Fefo Barrichello (Cavaleiro Sports) – 33
11 – Carl Bennett (EUA/Oakberry Bassani F4) – 26
12 – Alexandre Machado R (Oakberry Bassani F4) – 11
13 – Rafaela Ferreira R (TMG Racing) – 7
14 – Cecília Rabelo (Cavaleiro Sports) – 1
* R – Estreante

Foto: Duda Bairros

por: Luis Ferrari

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*