Domingo agridoce para a Ipiranga Racing

Thiago Camilo larga em 18º e é o maior pontuador da etapa.

Cesar Ramos larga na pole position e é rodado na liderança.

Depois de classificar o Toyota número 21 da Ipiranga Racing em segundo lugar nas duas últimas vezes que a Stock Car passou por Interlagos, na última etapa de 2021 e na primeira de 2022, Thiago Camilo largou da 18ª posição na corrida que abriu a sétima etapa da temporada. Chegou em 5º na primeira corrida, e largando em 6º com o grid invertido na corrida 2, ganhou três posições para chegar em 2º. Com 37 pontos conquistados (17 da primeira corrida e 20 na segunda), levou para casa o troféu de maior pontuador do fim de semana.

“Desde sexta-feira, nos treinos livres, eu vinha falando que o carro estava muito bem equilibrado, mas não vinha, faltava velocidade de reta, nitidamente parecia problema de motor. Hoje a gente teve o carro que faz jus ao trabalho da equipe, muito rápido e equilibrado”, disse Camilo.

O motor foi trocado na tarde/noite de sábado. O usado hoje é o mesmo com que o piloto ganhou a corrida principal da última etapa de 2021.  Se safando das confusões à sua frente e fazendo boas ultrapassagens, Thiago Camilo já era oitavo quando abriu a janela de pit stops, na sétima volta. Trocou o pneu traseiro esquerdo (o mais próximo aos mecânicos, que fizeram um trabalho perfeito), não reabasteceu, e conseguiu cruzar a linha de chegada em sexto, ganhado uma posição após punição a Cesar Ramos.

O piloto do Toyota número 30 largou na pole position e se manteve na frente de Matias Rossi, mantendo uma vantagem relativamente confortável sobre o argentino. Três voltas antes da abertura da janela de pit stops Felipe Fraga ultrapassou Rossi, mas não conseguiu se aproximar de Cesinha, que tinha 1,3s de vantagem quando os dois entraram no pit. Os carros 30 e 74 saíram lado a lado do pit, e Cesinha manteve a liderança.

Pouco depois Fraga, que não disputa o campeonato, não pontua e estava substituindo Daniel Serra, fui imprudente numa disputa pela liderança e rodou Cesar. Foi punido com drive throu, mas isso não impediu o piloto da Ipiranga de perder uma vitória que estava se desenhando. Cesinha voltou em sexto e acabou em quinto, mas foi punido com 20 segundos no tempo de prova por sobreposição na saída do pit e acabou largando em 13º na corrida 2.

Thiago Camilo fez uma corrida 2 impecável. Largou em sexto, ganhou uma posição, escapou por pouco de um acidente entre Diego Nunes e Bruno Baptista, que vinha logo à sua frente, fez uma ultrapassagem espetacular sem o push to pass sobre Allam Khodair numa relargada, e estava em segundo na abertura da janela de pit stops.

Camilo reabasteceu e trocou o pneu traseiro direito do pit, enquanto Felipe Fraga, que tinha reabastecido e trocado pneus no fim da primeira corrida, porque fora punido pelo acidente com Cesar Ramos e estava no fim do pelotão, fez uma parada mais rápida. Voltou à frente de Camilo, e com melhores condições de pneus, vencendo a corrida. “Eu ainda ataque no início, logo depois de sair do pit, e não desisti em momento algum da vitória, mas sabia que ele tinha uma condição de pneus melhor”, finalizou Camilo.

Foto: Rafael Gagliano/Hyset 

 Por:  Alexandre Kacelnik 

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