Representantes da Mobil™ têm muito carinho pelo autódromo paranaense
Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, localizado no oeste do Paraná, a 491 quilômetros da capital Curitiba. Um local muito especial para a dupla que representa a Mobil™ na Stock Car. Foi lá que Rubens Barrichello conseguiu a primeira pole position da carreira na maior categoria do automobilismo brasileiro, em agosto de 2013. O circuito também marcou a emocionante primeira vitória do filho Dudu, na segunda corrida da etapa de junho do ano passado.
Além disso, Rubens Barrichello ainda tem duas vitórias lá, o que deixa o veterano ainda mais otimista para o fim de semana. Tanto ele quanto Dudu ainda estão atrás da primeira vitória na temporada 2024. Afinal, é um ano com a tradicional marca do equilíbrio que rege a Stock Car: são cinco vencedores diferentes em cinco corridas até agora. Nem a mudança do formato dos fins de semana afetou isso na categoria.
O Autódromo Internacional Zilmar Beux tem 3.058 metros e nove curvas em sentido anti-horário. É o circuito com média de velocidade mais alta da Stock Car. O palco ideal para Rubens e Dudu iniciarem a reação no campeonato 2024 na quarta etapa da temporada. Ambos estão próximos de entrar no top 10 da classificação, mas precisam de bons resultados neste fim de semana para entrar de vez na briga.
Será a primeira vez que Cascavel receberá a nova dinâmica de uma etapa na Stock Car, com a mudança no cronograma de realização das corridas, com uma de 30 minutos no sábado e outra de 50 no domingo. Como o circuito tem um asfalto muito abrasivo, cuidar dos pneus ao longo do fim de semana é muito importante. Outro detalhe será a temperatura ambiente: a temperatura deve cair muito para as atividades de sábado.
A programação da etapa de Cascavel será aberta nesta sexta-feira, com o shakedown e mais dois treinos livres. No sábado, as atividades serão abertas pela classificação. À tarde, será disputada a primeira corrida, que terá o grid determinado pela inversão das 12 primeiras posições do qualifying. E no domingo, a corrida principal encerra o cronograma da etapa com o grid definido pela classificação do sábado. A Stock Car tem transmissão dos canais Sportv, Band e das mídias sociais próprias da categoria.
O que ele disse:
“Cascavel é uma pista maravilhosa. Desde que foi colocada a área de escape no Bacião, ela ficou sensacional. As memórias são as melhores. É o local da minha primeira pole e da primeira vitória do Dudu. Também já ganhei prova lá, então é uma alegria correr lá. É. Lembro bem de quando o Dudu ganhou. Ele tinha passado por uma cirurgia para tirar pedras no rim, tivemos de encarar umas 10 horas de carro porque o voo foi cancelado… A gente ama ir para Cascavel.”
Rubens Barrichello
“Cascavel é um circuito que para mim sempre foi muito especial, ainda mais com uma vitória escrita com o meu nome lá. Então fica mais especial ainda. É uma pista de que eu gosto muito, foi a pista em que tive a oportunidade de estrear na Stock Car. Tenho muito boas de lá. Também gosto bastante da cidade, da comida. Os restaurantes que ficam perto do autódromo fazem toda a diferença. Estou feliz de poder voltar. As corridas estão me fazendo falta, não sei o porquê. Nosso carro esteve bom nas últimas corridas, com um grande potencial. Vamos ver o que conseguimos para maximizar os resultados neste fim de semana.”
Dudu Barrichello
Cronograma – Stock Car – Etapa 4 – Cascavel, Paraná
Sexta-feira, 17 de maio:
09:30 – Shakedown
11:00 – Treino Livre 1
15:00 – Treino Livre 2
Sábado, 18 de maio:
09:30 – Classificação
14:00 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
Domingo, 19 de maio:
14:15 – Corrida Principal (50 minutos +1 volta)
Por: Luis Ferrari