Dupla Kaesemodel/Zonta, da Shell Racing, é vice campeã da Porsche Endurance Cup em Interlagos

Uma punição prejudica a disputa.

Faltou pouco para o título. Uma punição prejudicou a dupla paranaense Lico Kaesemodel/Ricardo Zonta, no encerramento da Porsche GT3 Cup Endurance Series,  no autódromo de Interlagos (SP). Mesmo assim, permaneceu lutando na pista, completou a corrida de 500 km em 9º lugar entre os 30 carros do grid e sagrou-se vice campeã da temporada 2017. A vitória da prova ficou com JP Mauro/Felipe Fraga e  o título ficou com o gaúcho Miguel Paludo.

A dupla da Shell Racing era uma das favoritas e vinha numa disputa acirradíssima com o principal rival (Rodrigo Baptista/Sergio Jimenez), até ter de cumprir uma parada de 1m15  por ter feito uma ultrapassagem na área dos boxes quando Zonta saia de seu pitstop , na primeira hora de uma prova de quatro horas de duração. O piloto entrou para cumprir a penalização, mas acabou saindo com 1m05s,o que acarretou uma segunda penalização.

“É frustrante. Na nossa interpretação não estávamos errados, estávamos usando o limitador dentro dos boxes. Foi falado no briefing que durante os pits  poderíamos  fazer até três linhas para não bater, já que aqui em Interlagos tem bastante espaço. Os comissários tomam algumas atitudes que realmente é difícil de entender. Uma pena… A segunda punição foi erro da nossa equipe. Mas, mesmo com a primeira punição, em função do histórico da prova, daria para a gente ser campeão. Agora é levantar a cabeça. Todos erram,  mas a meu ver nesse caso o erro foi dos comissários e comprometeu nossa disputa. Mas saímos de cabeça erguida, mostramos que éramos rápidos. Ano que vem tem mais”, disse Lico.

O campeonato de Endurance conta com três etapas. A dupla Kaesemodel/Zonta estreou com vitória na abertura da temporada, no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). Na segunda etapa, em Goiânia, terminou em sétimo lugar, após enfrentar problemas mecânicos quando ocupava a terceira e na última etapa, em Interlagos terminou em 9º. Lugar, depois de largar na segunda posição e ser penalizada.

 

Classificação da prova

1) JP Mauro/Felipe Fraga

2) Edu Azevedo/Ricardo Maurício

3) Ricardo Baptista/Valdeno Brito

4) Tom Valle/Daniel Serra

5) Pedro Queirolo/Clemente Lunardi

6) Adalberto Baptista/Bruno Baptista

7) Miguel Paludo/Justin Allgaier

8) Sylvio de Barros/Cacá Bueno

9) Lico Kaesemodel/Ricardo Zonta

10) Ramon Alcaraz/Bia Figueiredo/Beto Gresse

 

Pontuação – Cup

  1. Miguel Paludo, 168
  2. Lico Kaesemodel, 154

Ricardo Zonta,  154

  1. Eduardo Azevedo, 154

Ricardo Maurício, 154

  1. Beto Gresse, 151
  2. Ricardo Baptista, 149

Valdeno Brito,149

  1. JP Mauro,142

Felipe Fraga,142

 Foto: Luca Bassani

Por Meg Cotrim

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*