Dupla Werner Neugebauer e Ricardo Zonta vence abertura do Porsche Cup C6 Bank Mastercard Endurance Challenge

Vitória na classe Challenge fica com Marcelo Tomasoni e Gerson Campos

A abertura da Porsche Cup C6 Bank Mastercard Endurance Challenge mandou para pista 72 pilotos, mostrando mais uma vez que mesmo uma prova de longa duração pode ser intensa como as melhores disputas de sprint. Depois de 300 km e 70 voltas, a vitória ficou com a dupla do carro #8 da equipe Mahrte, composta por Werner Neugebauer e Ricardo Zonta. Foi a centésima corrida de Werner com os carros de competição mais produzidos no planeta.

A dupla foi quarta colocada no primeiro segmento e termina a etapa inicial na liderança, com margem de dois pontos de vantagem sobre a tripulação do Porsche #544, Marçal Muller e Enzo Elias. Os pilotos da equipe Farben terminaram o segmento inicial e o final em segundo lugar.

A terceira posição na prova ficou com o #7, de Miguel Paludo e Alan Hellmeister. Completaram o top5 os irmãos Fefo e Dudu Barrichello com o #111 e a dupla do carro #1, Alceu Feldmann e Gui Salas.

A vitória na Carrera Sport ficou com o #56, de Peter Ferter e Diego Nunes, graças a formidável arrancada do piloto titular do TCR South America no stint final. A da Carrera Rookie foi ainda mais disputada, com Paulo Sousa ultrapassando Edu Guedes para vencer na penúltima volta da prova.

Na Challenge também sobrou emoção. A começar pela vitória do estreante Gerson Campos, em dupla com Marcelo Tomasoni. O apresentador do Acelerados saiu da maternidade, onde nasceu seu segundo filho Pietro na madrugada anterior à prova de Interlagos.

Já a dupla Luiz Landi e Bruno Xavier levantou as vitórias nas classes Challenge Sport e Challenge Rookie.

A próxima etapa da Porsche Cup C6 Bank Mastercard acontece no primeiro fim de semana de junho, em Goiânia, para mais uma jornada de sprint.

 

A corrida

O pelotão se apresentou para a largada fora do alinhamento perfeito e a direção de prova determinou uma volta de apresentação adicional. Na segunda tentativa quem saltou melhor foi Beto Gresse, de quarto no grid para a liderança com uma formidável manobra por fora na freada do S do Senna. O pole Enzo Elias contornou em segundo, com Ricardo Zonta em terceiro. Alan Hellmeister e Gui Salas completavam o top5.

Na terceira volta Hellmeister mergulhou por dentro de Zonta no Bico de Pato e avançou para terceiro lugar com o Porsche #7. A seguir Nelson Piquet Jr passou Fefo Barrichello e o carro #80, que saiu em 11º no grid, já se credenciava para brigar por uma vaga no top5. A seguir ultrapassou Zonta para ser quinto.

Pela Challenge, Marcelo Tomasoni liderava com Bruno Bonifácio em segundo.

Na volta 7, contato entre os carros #3 e #70 mandou Lucas Salles para a barreira de pneus na saída da Junção. O safety-car foi imediatamente acionado.

A relargada veio na abertura da volta 13. Na seguinte, Enzo Elias surpreendeu Gresse no S de Baixa e levou o troco na saída. Hellmeister tentou se aproveitar para passar o #544, mas ficou sem traçado e perdeu três posições. Na volta 15, Piquet passou Salas na freada do S do Senna e assumiu o terceiro lugar.

A janela de pit-stops obrigatórios foi aberta na volta 17, e 12 carros entraram nos pits. Leo Sanchez ficou na barreira de pneus da curva do Lago e foi necessária nova intervenção do carro de segurança. Todos então ingressaram no box para parada obrigatória.

A liderança no fim do primeiro stint era de Beto Gresse (liderando também na Carrera Sport). O #9, de Renan Pizii, liderava na Carrera Rookie com sexto lugar no geral. Pela Challenge, liderando geral, Sport e Rookie vinha o carro #14, de Luiz Landi.

A bandeira verde foi acionada na volta 20 e, quando o pelotão foi reordenado, a liderança era do #7, com Miguel Paludo. Werner Neugebauer vinha a seguir com o #8. E o top5 era completado por Marçal Muller, Rouman Ziemkiewicz e Alceu Feldmann. Pela Challenge, a liderança era do caro #14, com Bruno Xavier.

Israel Salmen ficou parado na entrada do Laranja, e o safety-car novamente entrou na pista, na volta 24.

No giro seguinte veio a relargada com disputa pela liderança envolvendo Paludo, Neugebauer e Muller. Cesar Ramos logo chegou para a briga, digna de corrida de sprint.

Cesar passou Werner e depois assumiu a vice-liderança deixando Marçal para trás em formidável manobra por fora no S do Senna. Logo atrás, Dudu Barrichello também havia superado o #8, para ser quarto colocado.

Já pela Challenge, a liderança estava com Danilo Dirani, em 23º no geral.

Na abertura da volta 30, Ramos atacou Paludo por fora no S do Senna. Eles fizeram a reta Oposta colados, e o #88 tentou na freada mais uma vez. Bloqueou rodas e escapou na curva do Lago, caindo para quinto lugar. Marçal retomou a vice-liderança, com Dudu Barrichello em terceiro e Werner em quarto.

Pior para o #88 foi o estado dos pneus, que impediam Cesar Ramos de permanecer competitivo sem ABS. Ele tratou de segurar o carro na pista como era possível até a próxima abertura de pits. Mas já vinha em 14º na abertura da volta 32.

Veio a bandeira marcando o fim do primeiro segmento, com vitória para Paludo. Completaram o top5: Muller, Dudu, Werner e Rubens Barrichello (liderando na Sport). Pela Rookie Caio Collet, em nono, era o primeiro. Já pela Challenge a liderança era do #66, com Fabio Carbone no geral e Sport. Logo atrás vinha Danilo Dirani, na liderança da Rookie.

A seguir foi anunciada bandeira preta para o #3, pelo incidente que tirou o #70 da prova. Assim a vitória da Carrera Sport no segmento ficou com o #27, de Sergio Ramalho e Josimar Junior.

A janela foi aberta na volta 34 e novamente o carro #1 já entrou na primeira oportunidade. Paludo entrou na segunda volta da janela, deixando a pista livre para Marçal e Dudu.

Marçal parou a seguir, e a liderança ficou com o #111, que entrou para sua segunda parada na volta 38.

Com o retorno dos carros para a pista no terceiro stint, Zonta passou Hellmeister. Mas após o fim da janela a liderança permanecia com o #111, agora com Fefo Barrichello. O #544, com Enzo Elias era segundo.

Enzo passou Fefo, que era acossado por Zonta e Hellmeister. O #111 aparecia em quarto na volta 40, com Peter Ferter em quinto, liderando na Carrera Sport.

Zonta e Hellmeister vinham batalhando por cada palmo de asfalto pelo segundo lugar. Isso favoreceu Enzo Elias, que abriu mais de 4s de margem até a volta 45.

A última janela de pits foi aberta na volta 52. Zonta e Fefo entraram na 53. Depois foi a vez do #7 e o líder #544 parou na 55. Pela Challenge, a liderança no momento de abertura da janela era do #5, com Marcelo Tomasoni.

O stint decisivo foi um tiro de 15 voltas. Werner e Paludo então trataram de replicar a batalha entre o #8 e o #7 que vinha desde o início.

Com o pelotão reordenado após a terceira e última parada de pits obrigatória, a ordem dos cinco primeiros era: Muller, Werner, Paludo, Dudu e Feldmann. Em sexto, Ziemkiewicz liderava na Sport. Em 14º, Edu Guedes liderava na Rookie. Já pela Challenge a liderança era do #139, com Danilo Dirani, no geral, Sport e Rookie.

Na volta 57, Werner passou Muller na saída da Junção. Faltavam 13 voltas para o fim.

A dez voltas do final, Lineu Pires alcançou Ziemkiewicz em disputa pelo sexto lugar no geral e liderança na Carrera Sport. Mas Luiz Razia e Diego Nunes vinham rápidos também e, na volta 63, os dois já haviam ultrapassado o #80 e batalhavam pela vitória na Sport, com o #56 à frente.

Na penúltima volta, Paulo Sousa passou Edu Guedes pelo 15º posto e a liderança na Sport.

Werner levou com autoridade até a bandeirada. Muller terminou em segundo, Paludo em terceiro, Dudu em quarto e Feldmann em quinto. Nunes venceu na Sport, Sousa na Rookie. Gerson Campos estreou com vitória na Challenge, com Bruno Xavier logo atrás prevalencendo nas classes Sport e Rookie.

 

 

O que eles disseram:

“A gente veio economizando pneu a corrida inteira para tentar ter um jogo bom no final e imprimir um bom ritmo. O Zonta fez um baita de um trabalho. O Alan Hellmeister estava mais rápido, provavelmente com pneus melhores do que a gente, ele conseguiu passar e segurá-lo ainda, e me entregou o carro em uma posição que foi só finalizar a corrida. Saí do box em terceiro, consegui passar o Miguel, o Marçal e imprimir um bom ritmo para abrir e fazer o trabalho que eu tinha de fazer.”

Werner Neugebauer

 

“No último stint que eu estava guiando, que o Alan Hellmeister estava me pressionando, cometi alguns erros porque os pneus já tinham acabado, estava escorregando muito. Tinha hora que eu tinha de ter calma com o freio para não perder tempo. Mas deu para fazer um bom ritmo, manter um bom desempenho no segundo lugar e entregar o carro bem com um pneu fresquinho para o Werner, que fez um ótimo trabalho. No último stint, ele vinha classificando e a gente teve que falar para ele cuidar do carro, que a vitória tava na mão.”

Ricardo Zonta

 

“Foi um dia que começou ontem 19h37 quando estourou a bolsa da minha esposa. Ela entrou em trabalho de parto 00h e o Pietro nasceu 02h22 do dia 13 de maio de 2023. Quem tem filho sabe que é uma data inesquecível, mas esse dia também é inesquecível pela minha vitória na estreia da Porsche Cup, então é um dia de 72h que eu não sei como estou acordado. Aprendi com a minha esposa que tira forças do além para fazer algumas coisas e hoje foi assim comigo.”

Gerson Campos

“Foi uma experiência bacana, ele estava estreando neste fim de semana, então focamos bastante nele nos primeiros dias para entender o carro. Quando ele pegou a mão do carro, pensamos na estratégia para conseguir chegar forte no último stint e isso andou perfeitamente bem. Na abertura tínhamos vantagem de 38 segundos para o segundo colocado e o Gerson trouxe o carro de forma perfeita para casa. A equipe trabalhou muito bem e agora é só agradecer ao trabalho de todos. Andamos bem e a cada treino que o Gerson tiver com o carro vai nos facilitar ainda mais nas corridas.”

Marcelo Tomasoni

 

“Óbvio que sempre vamos pensar na vitória aqui na Porsche Cup, mas as vezes as estratégias não funcionam como a gente espera e hoje a dos nossos adversários acabou rendendo mais do que a nossa. Com a pontuação estamos em segundo no campeonato. Fizemos um grande trabalho, brigamos desde a largada pela primeira posição e vamos continuar fazendo isso durante toda a temporada. Quero deixar também meus parabéns ao Marçal pela ótima corrida que ele fez.”

Enzo Elias

 

“O Enzo disse tudo, fizemos uma ótima corrida hoje. Muito importante estar competitivo e forte disputando pelo campeonato. Hoje nossa estratégia não rendeu como o esperado, mas na próxima vamos tentar de novo.”

Marçal Muller

 

“Um dia bem disputado, estávamos na briga desde o começo. o Alan se posicionou bem e pilotou bem. Nos colocamos desde o início na disputa. No meio da prova perdemos tempo atrás do Zonta e isso nos segurou bastante pela estratégia diferente de pneu, e as coisas não aconteceram. Há tempos que eu gostaria de começar o endurance de forma competitiva para poder disputar o campeonato até o fim e hoje foi assim com esse terceiro lugar aqui em Interlagos. Agradeço ao trabalho de todos da equipe e da Brandt e vamos para a próxima.”

Miguel Paludo

 

“A gente tem que olhar pelo lado positivo. Foi um baita resultado, para duas pessoas que nunca tinham andado nesse carro. Eu nunca tinha andado de carro fechado, então foi um planeta completamente diferente, um monstro diferente para tentar domar. Então, assim, logicamente, a gente sabe do nosso potencial, o que a gente podia ter feito aqui hoje, mas por conta da diferença da minha parte faltou um pouquinho. Fico chateado com a minha performance, porque o Dudu merecia a vitória e ele faz o mesmo por mim. A gente precisa ganhar mais experiência, mas o bom é que a gente tem mais etapas para conseguir ganhar corridas e disputar esse campeonato.”

Fefo Barrichello

 

“É um privilégio poder estar correndo aqui nesse campeonato de Porsche Endurance que é tão requisitado, não é? Preciso agradecer ao apoio da Mahrte. A gente tem muita sorte de poder fazer uma dupla. É muito bom poder correr com meu irmão, e sinto muito orgulho do trabalho que o meu irmão fez. Ele não conhecia o carro, tem muito pouca experiência em carro fechado. Então fico muito feliz de poder subir ao pódio. A gente está aqui para ganhar, então, é muito difícil comemorar uma quarta posição, mas. Mas é isso. A gente vai fazer nossa lição de casa e vai vir mais forte para a próxima.”

Dudu Barrichello

 

“A gente ganhou o campeonato na principal no ano passado. Foi um ano difícil, mas a gente conseguiu trazer a vitória e mais uma vitória agora na categoria Sport, com o Peter Ferter, então estou feliz. Fechei esse projeto com Peter com o intuito de trazer esse campeonato para ele. Por enquanto, então, começamos bem.”

Diego Nunes

 

“Em corrida de endurance tem de fazer estratégia, então a gente não dividiu posição. Fizemos uma corrida nossa, tranquila, com tudo certinho nas paradas, sem erros. Graças a Deus deu tudo certo. Parabéns para mim, para o Diego e para toda a equipe.”

Peter Ferter

 

“Foi demais e o mérito é desses dois caras aqui: o Galid e o Eduzão. Primeiro, o Galid que me entregou o carro em uma posição superboa, infelizmente cometi um erro, rodei e voltamos para o último lugar, mas ele recuperou tudo o que perdi, e me entregou pra fazer minha parte. Ainda bem que deu pra fazer legal. E o Eduzão que cantou a Pedra, calculou direitinho, então deu tudo certo. A gente estava em uma estratégia diferente no começo que não funcionou, o Galid andou com um carro bem ruim no primeiro stint por causa dessa estratégia, mas deu certo.”

Paulo Sousa

 

“É o terceiro ano meu e do Paulão, já batemos na trave várias vezes no ano retrasado e no passado. E hoje a gente teve uma merecida vitória. Estou muito feliz, o Paulo, andou muito agora à noite. É um cara bem experiente em corridas de endurance. Achei que ele ia se dar bem em andar no escuro e deu certo realmente. Estamos muito felizes. Nossa primeira vitória do ano e vamos disputar esse título.”

Galid Osman

 

“Terminamos em primeiro na categoria. Fiz o que tinha pensado ontem, desci a bota e acelerei na corrida.”

Luiz Landi

 

“Foi bom, não foi fácil, mas no final deu certo. A dupla funciona bem. Estreamos no GT4, ganhamos a primeira em Interlagos. Estreamos na GT3, ganhamos a primeira em Interlagos.”

Bruno Xavier

 

“Muito positiva minha etapa em Interlagos. Feliz com o recorde ontem no 992. Tivemos um toque na largada que nos fez perder um pouco de tempo alinhando o carro e isso influenciou. Mesmo assim conseguimos terminar no pódio na nossa classe. Agradeço ao Sylvio pela oportunidade de participar de novo da Endurance, fizemos uma boa dupla e agora vamos focar na próxima.”

Caio Collet

 

“A Porsche Cup tem feito um trabalho excelente e ter meus filhos comigo tem sido uma grandiosidade. Quanto ao toque, não teve jeito, o Franco não teve a intenção, é importante falar, mas é que nem acidente de rua. Quem bate atrás acaba sendo culpado. E pelo carro #70 não ter voltado para a prova, era de se esperar que a gente fosse desclassificado mesmo. Mas eu ainda tenho a glória de ver que o Dudu e o Fefo andaram muito. Eles fizeram uma corrida excelente. Não dá para ficar triste. Meu coração está enorme e vermelhão.”

Rubens Barrichello

 

Resultado:
1. #8 Werner Neugebauer e Ricardo Zonta 2:21:41.014
2. #544 Marçal Müller e Enzo Elias +5.445
3. #7 Miguel Paludo e Alan Hellmeister +6.860
4. #111 Fefo Barrichello e Dudu Barrichello +12.271
5. #1 Alceu Feldmann e Guilherme Salas +29.984
6. #56 Peter Ferter e Diego Nunes* +36.988
7. #199 Nelson Marcondes e Luiz Razia* +39.049
8. #555 Ayman Darwich e Ricardo Maurício* +41.050
9. #80 Rouman Ziemkiewicz e Nelson Piquet Jr.* +47.222
10. #87 Nelson Monteiro e Nicolas Costa* +49.988
11. #29 Rodrigo Mello e Thiago Vivacqua +50.390
12. #888 Lineu Pires e Beto Gresse* +1:00.224
13. #85 Eduardo Menossi e Pedro Boesel* +1:02.908
14. #88 Georgios Frangulis e Cesar Ramos* +1:04.181
15. #25 Paulo Sousa e Galid Osman** -1 volta
16. #9 Edu Guedes e Renan Pizii** -1 volta
17. #5 Marcelo Tomasoni e Gerson Campos -1 volta
18. #14 Luiz Landi e Bruno Xavier** -1 volta
19. #139 Célio Brasil e Danilo Dirani** -1 volta
20. #99 Nasser Aboultaif e SangHo Kim** -1 volta
21. #77 Francisco Horta e William Freire* -1 volta
22. #0 Sylvio de Barros e Caio Collet** -2 voltas
23. #66 Sadak Leite e Fabio Carbone* -2 voltas
24. #44 Giuliano Bertuccelli e Pietro Rimbano** -2 voltas
25. #38 Eric Santos e João Gonçalves** -2 voltas
26. #2 Luiz Souza e Bruno Bonifácio** -2 voltas
27. #45 Paulo Totaro e Matheus Roque** -3 voltas
28. #74 Piero Cifali e André Bragantini Jr.** -4 voltas
29. #133 Israel Salmen e Rafael Martins** -6 voltas
30. #55 Ramon Alcaraz e Márcio Mauro* -7 voltas
31. #16 Marcelo Hahn e Allam Khodair* -14 voltas
32. #12 Marco Pisani e Renan Guerra** -15 voltas
33. #27 Josimar Júnior e Sérgio Ramalho* -18 voltas
34. #15 Leonardo Sanchez e Átila Abreu** -53 voltas
35. #70 Lucas Salles e Rafael Suzuki* -65 voltas
DQ
#3 Franco Giaffone e Rubens Barrichello* +0.591
*Sport
**Rookie
Em itálico carros da classe Challenge

Campeonatos
Carrera Cup
1. #8 Werner Neugebauer e Ricardo Zonta 71 pontos
2. #544 Marçal Müller e Enzo Elias 69
3. #7 Miguel Paludo e Alan Hellmeister 68
4. #111 Fefo Barrichello e Dudu Barrichello 59
5. #1 Alceu Feldmann e Guilherme Salas 41
6. #56 Peter Ferter e Diego Nunes 41
7. #199 Nelson Marcondes e Luiz Razia 38
8. #555 Ayman Darwich e Ricardo Maurício 38
9. #29 Rodrigo Mello e Thiago Vivacqua 29
10. #87 Nelson Monteiro e Nicolas Costa 27
11. #80 Rouman Ziemkiewicz e Nelson Piquet Jr. 25
12. #888 Lineu Pires e Beto Gresse 24
13. #88 Georgios Frangulis e Cesar Ramos 22
14. #77 Francisco Horta e William Freire 20
15. #85 Eduardo Menossi e Pedro Boesel 19
16. #0 Sylvio de Barros e Caio Collet 17
17. #27 Josimar Júnior e Sérgio Ramalho 17
18. #16 Marcelo Hahn e Allam Khodair 15
19. #25 Paulo Sousa e Galid Osman 12
20. #9 Edu Guedes e Renan Pizii 12
21. #99 Nasser Aboultaif e SangHo Kim 8
22. #74 Piero Cifali e André Bragantini Jr. 6

Carrera Sport
1. #56 Peter Ferter e Diego Nunes 39 pontos
2. #199 Nelson Marcondes e Luiz Razia 31
3. #555 Ayman Darwich e Ricardo Maurício 31
4. #80 Rouman Ziemkiewicz e Nelson Piquet Jr. 18
5. #87 Nelson Monteiro e Nicolas Costa 16
6. #27 Josimar Júnior e Sérgio Ramalho 16
7. #77 Francisco Horta e William Freire 15
8. #16 Marcelo Hahn e Allam Khodair 15
9. #888 Lineu Pires e Beto Gresse 13
10. #88 Georgios Frangulis e Cesar Ramos 10
11. #85 Eduardo Menossi e Pedro Boesel 9

Carrera Rookie
1. #25 Paulo Sousa e Galid Osman 37 pontos
2. #9 Edu Guedes e Renan Pizii 37
3. #0 Sylvio de Barros e Caio Collet 34
4. #99 Nasser Aboultaif e SangHo Kim 31
5. #74 Piero Cifali e André Bragantini Jr. 27
6. #12 Marco Pisani e Renan Guerra 17

Challenge
1. #5 Marcelo Tomasoni e Gerson Campos 73
2. #139 Célio Brasil e Danilo Dirani 65
3. #66 Sadak Leite e Fabio Carbone 64
4. #14 Luiz Landi e Bruno Xavier 63
5. #44 Giuliano Bertuccelli e Pietro Rimbano 53
6. #38 Eric Santos e João Gonçalves 45
7. #2 Luiz Souza e Bruno Bonifácio 41
8. #45 Paulo Totaro e Matheus Roque 38
9. #55 Ramon Alcaraz e Márcio Mauro 36
10. #133 Israel Salmen e Rafael Martins 35

Challenge Sport
1. #14 Luiz Landi e Bruno Xavier 41
2. #139 Célio Brasil e Danilo Dirani 39
3. #66 Sadak Leite e Fabio Carbone 38
4. #44 Giuliano Bertuccelli e Pietro Rimbano 29
5. #38 Eric Santos e João Gonçalves 21
6. #2 Luiz Souza e Bruno Bonifácio 14
7. #45 Paulo Totaro e Matheus Roque 11
8. #55 Ramon Alcaraz e Márcio Mauro 9
9. #133 Israel Salmen e Rafael Martins 8

Challenge Rookie
1. #14 Luiz Landi e Bruno Xavier 43
2. #139 Célio Brasil e Danilo Dirani 42
3. #44 Giuliano Bertuccelli e Pietro Rimbano 35
4. #38 Eric Santos e João Gonçalves 27
5. #2 Luiz Souza e Bruno Bonifácio 21
6. #45 Paulo Totaro e Matheus Roque 15
7. #133 Israel Salmen e Rafael Martins 12

Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Foto: Luca Bassani

por: Luis Ferrari

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*