Em bela corrida de recuperação, Lucas di Grassi cumpre objetivo em Berlim com mais um pódio

Brasileiro esteve sete vezes entre os três primeiros – com três vitórias – em oito corridas e parte para corridas finais em Londres com um ponto de vantagem na liderança do campeonato

 

FIA Formula E, 08 BerlinCom cinco ultrapassagens em corrida bastante disputada, Lucas di Grassi cumpriu seu objetivo de somar o maior número possível de pontos e terminou em terceiro lugar o e-Prix de Berlim, oitava e antepenúltima prova da temporada da Fórmula E, disputada na manhã deste sábado (21) nas ruas da capital alemã.

A vitória ficou com Sébastien Buemi, ainda confirmando o status de melhor carro por parte da Renault e.Dams. O resultado fez o suíço diminuir sua desvantagem em relação ao brasileiro de 11 para apenas um ponto a duas corridas do final – na rodada dupla marcada para os dias 2 e 3 de julho em Londres.

“Foi bem difícil, tivemos estratégias diferentes. Fui prejudicado quando o (Jean-Eric) Vergne danificou a asa dianteira de seu carro e perdi muito tempo. O safety car dificultou um pouco mais porque tínhamos mais energia para forçar mais o ritmo no final, e isso acabou equalizando as coisas para quem tinha menos energia”, afirmou Lucas após a prova.

Depois de um qualifying em que Lucas foi sorteado para fazer sua volta rápida ainda no primeiro grupo, quando a pista ainda estava suja e pouco emborrachada, o brasileiro havia conseguido apenas a décima colocação no grid, mas acabou sendo promovido para a oitava posição com as punições a Bruno Senna e Nick Heidfeld – que largariam em quarto e quinto, respectivamente – por motivo de inconformidade com a pressão de pneu estabelecida por regulamento.

“Na Malásia larguei em sexto e sétimo em Buenos Aires. Não era a posição que queríamos, mas a corrida é longa, vamos fazer o melhor para somar o maior número de pontos. Paris era difícil de ultrapassar e aqui parece mais fácil por causa da largura da pista”, prometeu Lucas antes da corrida. Promessa cumprida.

Já na largada o piloto da ABT Schaeffler Audi Sport ganhou duas posições e completou a primeira volta na sexta posição. No 12º giro, Lucas passou ao quinto lugar depois que Sam Bird foi obrigado a ir aos boxes para trocar o bico do carro da Virgin DS.

A estratégia de Lucas baseou-se na economia de energia na primeira metade da prova: o brasileiro mantinha um ritmo sempre com quatro ou 5% a mais de energia nas baterias em relação aos líderes, o que permitiu ao paulistano dar uma volta extra antes do pit stop para a troca de carro.

Seus adversários à frente pararam na volta 25, enquanto Di Grassi completou uma volta extra em ritmo forte para tentar ganhar colocações após a parada. Deu certo: o piloto Eurobike ganhou uma posição e reapareceu em quarto lugar, garantindo mais pontos importantes na disputa do campeonato.

A 28ª volta da prova foi completada sob regime de bandeira amarela em toda a pista para que fossem retirados detritos do carro de Jean-Eric Vergne do meio da pista – que inclusive causaram uma rodada de Bruno Senna. Com 2% de energia a mais que os adversários à frente, Lucas di Grassi passou a atacar Nicolas Prost – companheiro de equipe de Sébastien Buemi na Renault e.Dams – pela terceira posição (e mais três pontos).

Di Grassi ascendeu ao terceiro lugar com bela ultrapassagem no hairpin sobre Prost, colocando-se atrás de seu companheiro de equipe Daniel Abt. O safety car teve de entrar na pista na volta 44 quando o carro de Loïc Duval bateu na curva 7 do circuito. A intervenção do carro de segurança eliminou a distância e a diferença de energia que separava os primeiros colocados, reabrindo a disputa a duas voltas do final.

No fim, os cinco primeiros mantiveram suas colocações, apesar dos ataques de Lucas ao companheiro de equipe Abt. O terceiro lugar trouxe mais 15 pontos para o brasileiro, que subiu ao pódio pela sétima vez em oito corridas na atual temporada. Embaixador da TAG Heuer, Di Grassi soma também três vitórias.

“Ainda estamos liderando por um ponto, e agora tudo vai para Londres. Foi uma prova muito boa, disputada como tem de ser, e a equipe está feliz em colocar os dois pilotos no pódio. O trabalho feito por todos, com o carro e a estratégia, foi excelente”, concluiu.

A etapa final da Fórmula E é composta por uma rodada dupla. Londres, na Inglaterra, recebe a definição do campeonato nos dias 2 e 3 de julho. Antes, porém, o piloto Audi Sport torna suas atenções completamente à disputa da terceira etapa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) nos dias 18 e 19 de junho, nas tradicionais 24 Horas de Le Mans – categoria na qual ele venceu a prova de anterior de seis horas na Bélgica.

Na França, Lucas é o dono do melhor resultado geral de um piloto brasileiro na prova: um segundo lugar conquistado em 2014, que ele busca melhorar para escrever seu nome na história e ser o primeiro representante do país a subir no alto do pódio da mais exigente prova de resistência do mundo.

Resultado do e-Prix de Berlim (Top-10):
1-) Sébastien Buemi (SUI/Renault e.Dams) – 48 voltas
2-) Daniel Abt (ALE/ABT Schaeffler Audi Sport) – a 1s767
3-) LUCAS DI GRASSI (BRA/ABT Schaeffler Audi Sport) – a 2s381
4-) Nicolas Prost (FRA/Renault e.Dams) – a 3s328
5-) Jean-Eric Vergne (FRA/Virgin DS) – a 4s927
6-) Robin Frijns (HOL/Andretti) – a 6s501
7-) Nick Heidfeld (ALE/Mahindra) – a 7s700
😎 Mike Conway (GBR/Venturi) – a 8s305
9-) Simona de Silvestro (SUI/Andretti) – a 12s473
10-) Stéphane Sarrazin (FRA/Venturi) – a 13s241

Classificação do Campeonato (Top-5):
1-) LUCAS DI GRASSI, 141 pontos;
2-) Sébastien Buemi, 140
3-) Sam Bird, 82
4-) Jerôme D’Ambrosio, 64
5-) Nicolas Prost, 62

Vote em Lucas di Grassi no FANBOOST da Fórmula E:FanBoost Formula E

Curta Lucas di Grassi no Facebook: Lucas di Grassi Official

Siga Lucas di Grassi no Twitter: @lucasdigrassi

E também no Instagram: @lucasdigrassi

Conheça a categoria em: www.fiaformulae.com

MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA
P1 Media Relations
CLEBER BERNUCI, jornalista responsável
+55 (19) 992 222 517
cleber@lucasdigrassi.com.br

Foto: ABT Schaeffler Audi Sport

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*