Em Buenos Aires, Rafaela Ferreira vence corrida 50 do BRB Fórmula 4 Brasil

Segunda prova na capital argentina mexeu com a tabela do campeonato e trouxe mais recordes para a catarinense

Rafa Ferreira venceu a corrida 2 em Buenos Aires
(Duda Bairros/Vicar)

O BRB Fórmula 4 Brasil Certificado pela FIA celebrou sua 50ª largada no começo deste sábado (05/10), em Buenos Aires. A corrida, a segunda válida pela quinta etapa da temporada 2024, realizada no Autódromo Oscar y Juan Gálvez, teve Rafaela Ferreira (TMG Racing) como vencedora, em disputa repleta de nuances que impactaram a classificação de um campeonato de pilotos que promete ser acirrado até a última bandeirada do ano.
A largada teve Alceu Feldmann (Cavaleiro Sports) liderando o pelotão. Assim que as luzes verdes se acenderam, Rafa Ferreira assumiu a ponta na primeira curva, enquanto Ciro Sobral (TMG Racing) ultrapassou Feldmann e garantiu a segunda posição. A primeira volta foi interrompida pela entrada do safety car após incidente envolvendo Cecília Rabelo (Oakberry Bassani F4) e Lucca Zucchini (Cavaleiro Sports).
Rafa Ferreira rapidamente abriu vantagem na relargada, enquanto Feldmann recuperou a segunda posição. Rogério Grotta e Alvaro Cho (TMG Racing) também avançaram no grid, enquanto Ciro caiu para o quinto lugar. Na volta 5, disputas acirradas no meio do pelotão mudaram a ordem, e Grotta tomou a segunda posição. Cho, por sua vez, teve que se defender de Matheus Comparatto (Oakberry Bassani F4).
A corrida entrou novamente em bandeira amarela, com o safety car na pista após um incidente entre Arthur Pavie (TMG Racing) e Ethan Nobels (Cavaleiro Sports). Nesse momento, Rafa Ferreira mantinha a liderança e se garantiu na ponta depois de nova relargada, que teve movimentações mais discretas. Matheus Comparatto escapou da pista e acabou abandonando a prova, que foi finalizada sob bandeira amarela.
Rogério Grotta assegurou a segunda colocação, marcando sua primeira vitória entre os rookies, enquanto Ciro Sobral completou o pódio. Alvaro Cho e Gino Trappa (Oakberry Bassani F4) fecharam o top-5 da corrida em Buenos Aires.
“Foi uma corrida em que todos estavam muito próximos, os tempos estão muito parecidos. As relargadas foram essenciais para o resultado de hoje, eu consegui não abrir espaço. Foi tudo perfeito para a vitória de hoje”, declarou Rafa Ferreira, que conquistou sua segunda vitória na categoria-escola.
Rafa fez história mais uma vez ao se tornar a primeira brasileira a vencer uma prova na Argentina. Ela é também a terceira mulher a triunfar no país vizinho, juntando-se à argentina Ianinna Zanazzi (Fórmula Super Renault) e à peruana Daniella Ore (Fórmula Nacional).
Rogério Grotta destacou as movimentações em pista: “Não tracionei muito bem na largada e perdi algumas posições, mas consegui retomar na primeira relargada do safety car e entrei atrás da Rafa. Foram muitos acontecimentos em pista, mas vitória é vitória, estou muito feliz, é um presente!”

Distância encurtadas no campeonato – A segunda corrida na Argentina mexeu com a tabela de pontos da temporada 2024. Isso porque o abandono de Matheus Comparatto fez com que Cho chegasse mais perto da liderança: agora, a diferença entre os pilotos é de 27 pontos.
A corrida de domingo, com duração de 30 minutos, oferece 30 pontos ao vencedor. Se Cho vencer e Comparatto não pontuar, então o piloto da TMG Racing assumirá a liderança do campeonato. Contudo, o desafio será grande: Alvaro partirá do último lugar devido a uma punição por infração técnica no classificatório, enquanto Comparatto largará em terceiro e terá a tarefa de administrar sua vantagem.
A terceira e última prova da primeira etapa internacional da F-4 Brasil, categoria que conta com motores Abarth e Gasolina Podium Petrobras, larga neste domingo, às 8h15, e terá transmissão ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, BandSports, Motorsport.tv Brasil no YouTube, Portal High Speed Channel e também pelo canal Parc Fermé TV, com narração em italiano.

BRB Fórmula 4 Brasil, etapa 5, Buenos Aires
Corrida 2, resultado final
1º – Rafaela Ferreira #18 – TMG Racing, 9 voltas em 20min21s016
2º – Rogério Grotta #7 – Cavaleiro Sports, +0s516
3º – Ciro Sobral #71 – TMG Racing, +0s920
4º – Alvaro Cho #21 – TMG Racing, +1s798
5º – Gino Trappa #48 – Oakberry Bassani F4, +2s451
6º – Alceu Feldmann Neto #01 – Cavaleiro Sports, +2s805
7º – Lucca Zucchini #9 – Cavaleiro Sports, +3s390
8º – Pepê Souza #27 – Cavaleiro Sports, +4s364
9º – Ethan Nobels #12 – Cavaleiro Sports, +5s062

Não completaram
Matheus Comparatto – Oakberry Bassani F4
Cecília Rabelo – Oakberry Bassani F4
Arthur Pavie – TMG Racing

Grid de largada Corrida 3 (top-10)
1º – Ethan Nobels #12 – Cavaleiro Sports
2º – Arthur Pavie #88 – TMG Racing
3º – Matheus Comparatto #118 – Oakberry Bassani F4
4º – Gino Trappa #48 – Oakberry Bassani F4
5º – Rafaela Ferreira #18 – TMG Racing
6º – Pepê Souza #27 – Cavaleiro Sports
7º – Lucca Zucchini #9 – Cavaleiro Sports
8º – Cecília Rabelo #98 – Oakberry Bassani F4
9º – Ciro Sobral #71 – TMG Racing
10º – Rogério Grotta #7 – Cavaleiro Sports

Domingo, 6 de outubro
08h15 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
09h05 – Fórmula Nacional – Corrida 2
10h20 – TCR South America BRB/TCR Brasil BRB – Corrida 2
12h20 – Stock Car Pro Series – Corrida principal (40 minutos + 1 volta)
13h05 – TC2000 – 200 Km de Buenos Aires

Por: BRB Fórmula 4 Brasileira

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*