Em Cascavel, Gianluca Petecof quer repetir temporada 2023 e iniciar escalada no campeonato da Stock Car

Piloto Shell também teve início complicado no ano passado, mas terminou como o melhor estreante da categoria

Gianluca Petecof
José Mario Dias

A inspiração vem da temporada 2023 da Stock Car, que teve uma história muito parecida com a deste ano para Gianluca Petecof. Após sofrer com o desempenho do carro nas primeiras etapas, o paulista de 21 anos iniciou uma reação próximo à metade do campeonato, que incluiu pódios e o título simbólico de estreante do ano. A ideia agora é repetir a fórmula em 2024, que teve um início similar para ele na categoria.

Os resultados começaram a aparecer na etapa passada, em Interlagos. A Full Time Sports trocou o chassi do Toyota Corolla #101 e a performance melhorou muito no circuito paulista. É verdade que os resultados não foram os ideais para o piloto Shell, mas o crescimento do desempenho do carro o deixou animado para o restante da temporada. E o Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do Paraná, a 491 quilômetros da capital Curitiba, é um dos circuitos favoritos de Petecof.

O circuito tem 3.058 metros e nove curvas em sentido anti-horário. É a pista com média de velocidade mais alta da Stock Car. A temporada 2024 tem a tradicional marca do equilíbrio: são cinco vencedores diferentes em cinco corridas disputadas até agora neste ano. Circunstâncias ideais para a remontada de Gianluca Petecof.

Será a primeira vez que Cascavel receberá a nova dinâmica de uma etapa na Stock Car, com a mudança no cronograma de realização das corridas, com uma de 30 minutos no sábado e outra de 50 no domingo. Como o circuito tem um asfalto muito abrasivo, cuidar dos pneus ao longo do fim de semana é muito importante. Outro detalhe será a temperatura ambiente: a temperatura deve cair muito para as atividades de sábado.

A programação da etapa de Cascavel será aberta nesta sexta-feira, com o shakedown e mais dois treinos livres. No sábado, as atividades serão abertas pela classificação. À tarde, será disputada a primeira corrida, que terá o grid determinado pela inversão das 12 primeiras posições do qualifying. E no domingo, a corrida principal encerra o cronograma da etapa com o grid definido pela classificação do sábado. A Stock Car tem transmissão dos canais Sportv, Band e das mídias sociais próprias da categoria.

O que ele disse:

“Cascavel é um dos traçados de que mais gosto no ano inteiro. Curvas de média e alta e a maior média de velocidade em uma volta que a gente tem no campeonato. E após um começo muito difícil nas duas primeiras etapas, a gente conseguiu achar, em Interlagos, uma performance que ainda não tinha aparecido. Infelizmente, por vários motivos, os resultados não vieram. Agora temos de fazer um trabalho melhor, ter um fim de semana um pouco mais limpo, para conseguirmos embalar no campeonato do mesmo jeito que fizemos no ano passado, quando tivemos etapas muito boas, vários pódios. Este continua sendo o objetivo. E acho que Cascavel será um bom cenário pra começar isso.”
Gianluca Petecof

Cronograma – Stock Car – Etapa 4 – Cascavel, Paraná

Sexta-feira, 17 de maio:
09:30 – Shakedown
11:00 – Treino Livre 1
15:00 – Treino Livre 2

Sábado, 18 de maio:
09:30 – Classificação
14:00 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 19 de maio:
14:15 – Corrida Principal (50 minutos +1 volta)

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

Por: Luis Ferrari

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