Piloto da Shell-RCM acredita que boa posição de largada será essencial
Um novo desafio para pilotos e equipes da Stock Car. A sétima etapa da temporada 2024 será disputada no inédito Circuito de Rua Toninho da Matta, em Belo Horizonte, com 3.113 metros e 12 curvas, em torno da esplanada do Mineirão, o maior estádio de futebol de Minas Gerais. Após nove anos, a maior categoria do automobilismo brasileiro vai voltar a correr em um circuito de rua. A última vez foi no distrito industrial de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ainda em 2015.
A pista ainda é desconhecida de todos: a primeira atividade nela será disputada apenas na próxima quinta-feira. Por isso, Ricardo Zonta já tratou de ter o primeiro contato no simulador. E o piloto da equipe Shell-RCM já deu o diagnóstico: é um circuito sem grandes retas e com poucos pontos de ultrapassagem. Uma clássica pista urbana. Além disso, o vice-líder do campeonato, com 494 pontos, ainda vai ter de carregar o lastro de sucesso de 25 quilos, conforme determina o regulamento esportivo.
Por isso, o piloto Shell vai se concentrar em obter um bom acerto do Toyota Corolla GRS #10 para a classificação, que será disputada na manhã de sábado. Uma boa posição de largada será muito importante para escapar das típicas confusões das primeiras voltas na Stock Car, e que devem ser potencializadas em um circuito de rua com muros dos dois lados. Ricardo Zonta vai em busca de uma boa quantidade de pontos para iniciar bem a segunda metade da temporada e seguir na briga.
A programação da inédita etapa de Belo Horizonte terá um dia a mais e será aberta nesta quinta-feira, com o shakedown. Na sexta, serão realizados os dois treinos livres. No sábado, as atividades serão abertas pela classificação. À tarde, será disputada a primeira corrida, que terá o grid determinado pela inversão das 12 primeiras posições do qualifying. E no domingo, a corrida principal encerra o cronograma da etapa com o grid definido pela classificação do sábado. A Stock Car tem transmissão dos canais Sportv, da Band e das mídias sociais próprias da categoria.
O que ele disse:
“Trabalhei um pouquinho no simulador para a corrida de Belo Horizonte. É um traçado que vai exigir bastante do acerto do carro. Do que entendi das curvas, tem algumas freadas muito fortes. Claro que não tem retas longas, mas tem muitas trocas de direção em ponto de freada com as chicanes. A gente vai ter que aprender a pista no decorrer de cada treino, para a gente ir evoluindo. E são poucos pontos de ultrapassagem. Então o trabalho de acerto do carro e do piloto para conseguir buscar o limite. E isso é essencial para buscar uma boa classificação. E, como tem poucos pontos de ultrapassagem, a classificação vai ser essencial para um bom resultado no fim de semana.”
Ricardo Zonta
Cronograma – Stock Car – Etapa 7 – Belo Horizonte, MG
Quinta-feira, 15 de agosto:
14:35 – Shakedown
Sexta-feira, 16 de agosto:
10:00 – Treino Livre 1
15:10 – Treino Livre 2
Sábado, 17 de agosto:
10:35 – Classificação
15:00 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
Domingo, 18 de agosto:
13:00 – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
Sobre a Raízen
Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.
Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.
Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.
Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.
Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06
Por: Luis Ferrari