O fim de semana não começou como esperado para o jovem piloto Celso Neto (17) e sua equipe, a Amed/Brandão Motorsports, durante o terceiro round da Stock Car Series, antiga categoria Light, no autódromo Velocitta em Mogi Guaçu/SP.
Depois de treinos e classificatórias difíceis, o piloto sofreu com problemas de freio e na primeira corrida do fim de semana no sábado (14) uma falha no freio frustrou os planos da equipe, que abandonou precocemente a corrida após uma colisão que danificou bastante a frente do carro 22.
Já na segunda corrida domingo (15) o piloto largou na pole por força do regulamento. Com chuva ele manteve a liderança até mais da metade da corrida quando, com pista seca, o carro perdeu rendimento para aqueles que estavam com pneus slick e mesmo assim, Celso conquistou a quinta colocação na classificação geral. Ele foi mais uma vez o melhor estreante da categoria, recebendo o troféu Rookie, o terceiro em três etapas.
Foi o melhor resultado da equipe em sua temporada de estreia. A decisão de Stuart Turvey, engenheiro da equipe, de ser o único a largar com pneus de chuva, fez a diferença.
Outra peça fundamental para esse resultado foi a mentoria e coaching do também piloto Beto Monteiro, que participa na Stock Car Pro Series e Copa Truck. Beto orientou Celso durante todo fim de semana e o ajudou a administrar de forma mais eficiente, cuidando dos pneus durante os mais de 30 minutos de corrida. Todas dicas e trabalho via rádio somou no desempenho de Celso Neto.
“Foi foi um grande trabalho de reconstrução que durou a noite toda. Tivemos que nos desdobrar, mas valeu a pena, mérito para toda a nossa equipe, que mostrou estar se adaptando bem à nova categoria. Foi um ótimo desempenho e um espetacular trabalho em equipe”, relatou Hélio Brandão, chefe da AMED/Brandão Motorsports.
“Foi mais um grande aprendizado para todos nós, o Velocitta é uma pista muito técnica, com subidas e descidas, bem misto e diferente das etapas anteriores (Goiânia e Galeão/RJ), talvez a mais difícil de toda a temporada e pra todos nós, que participamos nesse circuito pela primeira vez, foi ótimo realmente”, disse Celso Neto.
Novo patrocinador
Na sexta-feira a equipe anunciou mais um novo parceiro na temporada, se trata do Sicoob Credpit, cooperativa bancária com sede em Pitangui/MG, a instituição se juntou à AMED S/A, Oeste Cotton, Dipromed, Primmoz Builders, Supermed, LS Inter Bank, RGE Energia e Lavoy.
“São empresas que estão acreditando no nosso trabalho, sabem que é um ano de aprendizado, tanto para a equipe, quanto para o piloto. Estreamos esse ano, sabíamos que o objetivo era desenvolvimento e mesmo assim os patrocinadores estão confiando e até se surpreendendo com a temporada” revelou Brandão. O próximo desafio será nos dias 2 e 3 de julho, no Velopark.
Foto: Vanderley Soares
Por: Flávio Bergman