Daniel Serra confirma vantagem da pole position e vence a Corrida 1 no Galeão. Segunda prova foi definida na penúltima curva da penúltima volta e após análise dos comissários Ricardo Maurício venceu a segunda prova.
– Vitórias de campeões no domingo carioca da Stock Car no Galeão. Daniel Serra e Ricardo Maurício foram os grandes vencedores no retorno da categoria ao Rio de Janeiro após dez anos;
– Daniel Serra termina a etapa na liderança do campeonato com um ponto de vantagem sobre o atual campeão Gabriel Casagrande;
– Próxima etapa acontece no Velocitta, em Mogi Guaçu, no dia 15 de maio;
– Aspas de Daniel Serra e Marcos Gomes; Resultados das corridas ao final do texto (material de livre uso editorial e fotos de Luís França/P1 Media Relations).
Quem esperava um desempenho massacrante dos Toyota Corolla na rápida pista do GP do Galeão viu suas teorias caírem por terra. Os Chevrolet Cruze da Eurofarma-RC venceram as duas provas, foi o carro da pole position e das voltas mais rápidas de cada corrida. O domingo (10) de velocidade no Rio de Janeiro foi marcante não apenas para o automobilismo nacional, com a primeira prova a ser disputada em um aeroporto em atividade, mas também pela qualidade das disputas e a quantidade de ultrapassagens, em pontos de frenagens fortes após as longas retas dos 3.225 metros – especialmente na curva 4, depois de um trecho de 1.300 metros de aceleração plena e velocidades que chegaram muito próximas dos 270 km/h.
Daniel Serra dominou a disputa da primeira prova largando da pole position, tendo Matías Rossi e Ricardo Maurício fechando o pódio; na segunda, Ricardo Maurício venceu, mas sua vitória só foi confirmada pouco mais de uma hora após a bandeirada: ele havia sido ultrapassado por Marcos Gomes na penúltima volta, mas em um ponto em que a bandeirada amarela era mostrada pelos fiscais em virtude de um acidente – situação em que as ultrapassagens são proibidas. Após análise dos comissários, Gomes foi penalizado com o acréscimo de cinco segundos a seu tempo de corrida e acabou em sexto. Maurício venceu tendo Bruno Baptista em segundo e Gaetano di Mauro em terceiro. Gomes entrou com pedido de reconsideração da punição, que foi indeferido, e manifestou à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) por escrito que vai recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) caso a mesma seja mantida.
Mudanças antes da largada
Algumas mudanças aconteceram no grid entre o fim da classificação e o início da primeira prova. O argentino Matias Rossi abriu reclamação contra três competidores, mas acabou tendo a sua melhor volta no Q3 eliminada após uma reclamação feita por César Ramos. Com isso, o piloto do carro #117 caiu da quarta para a sexta colocação no grid, saindo da segunda para a terceira fila. Quem também teve sua posição revista foi Denis Navarro, que teve o seu tempo registrado como 25º colocado, mas após revisão foi para 16º, com Ricardo Zonta e todos os demais partindo uma posição para trás.
Corrida 1
Em prova com apenas uma intervenção do Safety Car entre as voltas 5 e 7, Daniel Serra largou bem e manteve a liderança de ponta a ponta até receber a bandeira quadriculada. O tricampeão conquistou sua 24ª vitória na categoria. O argentino Matias Rossi, que largou da sexta posição, terminou em segundo e completa o pódio o companheiro de equipe de Serrinha, Ricardo Maurício.
Completam o top 10 (zona de inversão de grid) Gabriel Casagrande (4), César Ramos (5), Felipe Massa (6), Guilherme Salas (7), Thiago Camilo (8), Rafael Suzuki (9) e Felipe Baptista (10).
Corrida 2
A segunda prova teve muito mais ação. Junto com a bandeira verde veio a chuva no primeiro setor do circuito. Os pilotos da segunda fila foram os protagonistas da largada. Thiago Camilo e Guilherme Salas reagiram bem e atacaram bem a primeira curva. Camilo assumiu a ponta, mas Salas se manteve apenas na quarta colocação. Ricardo Maurício pulou da sétima para a terceira colocação.
Antes da conclusão da primeira volta, César Ramos e Matias Rossi bateram na saída da curva 4, desencadeando a primeira intervenção do Safety Car na segunda corrida. O carro de segurança se manteve na pista até a quinta volta.
Na oitava volta, quando Felipe Baptista voltava a liderar a corrida, o carro de segurança voltou a comandar o pelotão quando Rafael Suzuki teve problemas com o carro. Na 10ª volta, quando o Safety deixou a pista, Baptista relargou bem e não deu chance de ataque aos adversários.
Os dois primeiros colocados foram para a parada obrigatória juntos. Baptista foi o primeiro a entrar e o primeiro a sair dos boxes. Camilo teve problemas durante sua parada. No fechamento da janela de paradas obrigatórias, uma configuração completamente diferente. Ricardo Maurício passou a liderar a prova com Marcos Gomes em segundo. Na penúltima volta, Marcos Gomes conseguiu a ultrapassagem sobre Maurício e conquistou sua 14ª vitória na categoria. Maurício foi o segundo e Bruno Baptista o terceiro.
No entanto, a vitória de Gomes foi contestada por Ricardo Maurício sob a alegação de que a ultrapassagem aconteceu sob regime de bandeira amarela. O campeão de 2015 ultrapassou o tricampeão na frenagem da curva 4, a curva que mais registrou manobras de ganho de posição neste domingo; entretanto, no momento da ultrapassagem do piloto da Cavaleiro Sports sobre o da Eurofarma-RC, dois carros estavam parados na saída da curva após uma batida e os fiscais agitavam as bandeiras amarelas.
A classificação geral do campeonato tem um novo líder. Com o desempenho na etapa carioca, Daniel Serra assume a primeira colocação do ranking com 99 pontos, apenas um a mais do que Gabriel Casagrande, que liderava até então. Thiago Camilo é o terceiro colocado, Ricardo Maurício o quarto, César Ramos é o quinto. Completam o top 10, Gaetano Di Mauro, Rubens Barrichello, Bruno Baptista, Marcos Gomes e Rafael Suzuki.
Agora a Stock Car parte do aeroporto no litoral carioca para a fazenda no interior de São Paulo, com a quarta etapa da temporada no Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), no fim de semana do dia 15 de maio.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Daniel Serra, Eurofarma RC – Chevrolet Cruze #29
(Vencedor da corrida 1)
“Foi um fim de semana muito legal para mim, para a equipe, para o evento… gostaria de dar os parabéns para a categoria e toda a estrutura que eles montaram. Estou muito feliz por conseguir a pole e a vitória, isso mostra como a gente estava forte para a primeira corrida. É isso, marcamos muitos pontos e vamos subir no campeonato. Agora é descansar nesse intervalo que temos e voltar mais forte para a próxima etapa”.
Ricardo Maurício, Eurofarma-RC – Chevrolet Cruze #90
(Vencedor da corrida 2)
“Foi um final de semana bem produtivo, conseguimos ter os dois carros da Eurofarma andando na frente, com o Daniel vencendo corrida e eu chegando em terceiro. Eu quis adotar uma estratégia diferente quanto ao push to pass, eu deixei de acionar numa volta para ter disponível na volta seguinte e acabei sendo ultrapassado e perdi o timing de brigar pela segunda colocação. Mas ainda assim teve pódio e foi bom. Depois largando de oitavo eu pulei para terceiro e chegar disputando a vitória até as últimas curvas. Eu estava liderando a prova e tinha um posto de sinalização com a bandeira amarela quando eu fui ultrapassado. Estou feliz que a vitória foi confirmada; feliz pela equipe, pelas duas vitórias da equipe com um final de semana perfeito e de volta à briga pelo campeonato”.
Resultado da Corrida 1:
1. #29 Daniel Serra (Eurofarma RC/Cruze), 27 voltas em 32:09.278
2. #117 Matias Rossi (A Mattheis Vogel Motorsport/Corolla), a 3.659
3. #90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC/Cruze), a 7.795
4. #83 Gabriel Casagrande (A Mattheis Vogel Motorsport/Cruze), a 10.073
5. #30 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla), a 11.770
6. #19 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), a 14.037
7. #85 Guilherme Salas (KTF Racing/Cruze), a 15.735
8. #21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), a 17.277
9. #8 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), a 17.599
10. #121 Felipe Baptista (KTF Racing/Cruze), a 19.166
11. #33 Nelson Piquet Jr (Motul TMG Racing/Corolla), a 19.399
12. #5 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze), a 22.420
13. #80 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), a 24.645
14. #44 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla), a 33.208
15. #101 Gianluca Petecof (Full Time Sports/Corolla), a 36.945
16. #51 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze), a 39.647
17. #18 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), a 39.897
18. #10 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), a 47.036
19. #3 Digo Baptista (Crown Racing/Cruze), a 48.820
20. #110 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze), a 56.349
21. #43 Pedro Cardoso (Crown II Racing/Cruze), a 57.249
22. #6 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla), a 57.524
23. #0 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), a 1 volta
24. #4 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), a 1 volta
25. #12 Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze), 2 voltas
26. #73 Sergio Jimenez (Scuderia CJ/Cruze), a 3 voltas
27. #54 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze), a 7 voltas
28. #7 Thiago Vivacqua (RKL Competições/Cruze), a 7 voltas
Não completaram
#28 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze)
#111 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla)
#70 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze)
#88 Beto Monteiro (Scuderia CJ/Cruze)
#55 Renato Braga (RKL Competições/Cruze)
#11 Gaetano Di Mauro (KTF Sports/Cruze)
Resultado da Corrida 2:
1. #90 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze), 21 voltas em 31:58.210
2. #44 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla), a 1.538
3. #11 Gaetano Di Mauro (KTF Sports/Cruze), a 1.883
4. #101 Gianluca Petecof (Full Time Sports/Corolla), a 2.162
5. #83 Gabriel Casagrande (A Mattheis Vogel Motorsport/Cruze), a 2.350
6. #80 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), a 2.500 *
7. #85 Guilherme Salas (KTF Racing/Cruze), a 3.549
8. #29 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze), a 6.636
9. #18 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), a 8.328
10. #51 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze), a 9.016
11. #121 Felipe Baptista (KTF Racing/Cruze), a 10.301
12. #5 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze), a 10.485
13. #43 Pedro Cardoso (Crown II Racing/Cruze), a 12.166
14. #33 Nelson Piquet Jr (Motul TMG Racing/Corolla), a 13.643
15. #0 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), a 16.104
16. #6 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla), a 17.658
17. #3 Digo Baptista (Crown Racing/Cruze), a 18.588
18. #21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), a 22.451
19. #7 Thiago Vivacqua (RKL Competições/Cruze), a 28.542
20. #110 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze), a 1 volta
21. #54 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze), a 2 voltas
22. #19 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), a 3 voltas
23. #4 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), a 6 voltas
Não completaram
#12 Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze)
#8 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Cruze)
#73 Sergio Jimenez (Scuderia CJ/Cruze)
#30 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla)
#117 Matias Rossi (A Mattheis Vogel Motorsport/Corolla)
#10 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla)
#28 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze)
Não largaram
#111 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla)
#70 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze)
#88 Beto Monteiro (Scuderia CJ)
#55 Renato Braga (RKL Competições/Cruze)
*Punido com o acréscimo de 5 segundos no tempo de prova por ultrapassagem sob bandeira amarela
Classificação do campeonato (top 10)*:
1. #29 Daniel Serra, 99 pontos
2. #83 Gabriel Casagrande, 98
3. #21 Thiago Camilo, 78
4. #90 Ricardo Maurício, 74
5. #30 César Ramos, 63
6. #11 Gaetano Di Mauro, 59
7. #111 Rubens Barrichello, 56
8. #44 Bruno Baptista, 55
9. #80 Marcos Gomes, 51
10. #8 Rafael Suzuki, 50
*Extraoficial
Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.
A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.
Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock
Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil
Foto: Luís França/P1 Media Relations
Por: Cleber Bernuci – P1 Media Relations