Em Sebring, André Negrão inicia sexta temporada no Mundial de Endurance

Atual vice-campeão da categoria principal, campineiro de 30 anos correrá na LMP2, categoria em que foi campeão na temporada 2018-19; classificação na quinta e corrida na sexta-feira

A primeira de sete etapas do Mundial de Endurance, o WEC (World Endurance Championship) acontece nesta sexta-feira, 17. E a abertura será em um dos palcos mais tradicionais do esporte a motor mundial: a pista norte-americana de Sebring. A prova, com 1000 milhas de duração, traz boas lembranças para o brasileiro André Negrão, que no ano passado venceu a corrida na classificação geral, depois de largar na pole position.

Neste ano, Negrão segue com o mesmo time com o qual garantiu o triunfo de 2022, a francesa Alpine, mas na categoria LMP2. Ele também terá novos companheiros de equipe, o experiente mexicano Memo Rojas (41 anos) e o novato britânico Olli Caldwell (20 anos).

Além de ganhar entrosamento com seus novos companheiros, Negrão também terá tecnicamente outra novidade para se adaptar, os pneus Goodyear – obrigatórios para a LMP2. O brasileiro jamais andou com esses compostos em seus cinco anos anteriores no WEC, utilizando Michelin até o ano passado na categoria Hypercar e Dunlop no início de sua primeira incursão na LMP2 – quando conquistou o título da temporada 2018-19 e faturou duas vezes as 24 Horas de Le Mans, em 2018 e 2019.

“Temos grandes marcas e pilotos neste ano, e temos ótimos nomes na LMP2, caras que já fizeram história no automobilismo mundial. Tenho inclusive um do meu lado no meu carro: o Memo (Rojas) foi tetracampeão do IMSA, tricampeão das 24 Horas de Daytona e bicampeão da European Le Mans Series na LMP2”, ressalta André. “Então, acho que estamos bem preparados para nos defender neste grid competitivo. Espero ter um ano bom e divertido”, completa.

O brasileiro faz sua avaliação inicial sobre a temporada: “Estou muito ansioso para ir para a pista competir novamente. Estamos desde o início de novembro do ano passado sem correr, então tem aquela ansiedade antes do retorno. Neste ano temos muitos desafios, novos companheiros de equipe, Memo e Olli, com quem ainda preciso ganhar entrosamento técnico, e os pneus. O carro, no caso, eu já conheço, é praticamente o mesmo de quando corri na LMP2 da última vez.”

“Porém, os pneus são a grande chave para nós, entender como eles funcionam e como iremos acertar o carro para as provas. Obviamente o estilo de pilotagem, tirando o máximo sem superaquecer demasiadamente a borracha, também é outra questão para nós pilotos termos em mente”, conclui.

Grid com estrelas – O WEC chega prometendo bastante para a temporada 2023. Se de um lado a categoria principal Hypercar terá Ferrari, Porsche e Cadillac se juntando a Toyota e Peugeot, a LMP2 contará também com bons nomes em seu grid.

Ex-pilotos da Fórmula 1 também disputarão o campeonato neste ano. Entre os anunciados estão o russo Daniil Kvyat, o polonês Robert Kubica, o holandês Giedo van der Garde e o brasileiro Pietro Fittipaldi.

Para Negrão, isso só acrescentará no desafio para sua temporada: “O WEC vem em crescimento desde o anúncio da categoria Hypercar, muitas montadoras estão olhando para o campeonato”.

1000 MILHAS DE SEBRING*

Quarta-feira, 15
11h55: Treino Livre 1
17h35: Treino Livre 2

Quinta-feira, 16
12h55: Treino Livre 3
19h30: Classificação

Sexta-feira, 17
13h00: Corrida

*Horário de Brasília

MUNDIAL DE ENDURANCE: TEMPORADA 2023
Data / Pista / País / Duração
17/03 – Sebring – EUA – 1000 milhas
16/04 – Portimão – Portugal – 6 horas
29/04 – Spa-Francorchamps – Bélgica – 6 horas
11/06 – Le Mans – França – 24 horas
09/07 – Monza – Itália – 6 horas
10/09 – Fuji – Japão – 6 horas
04/11 – Sakhir – Bahrein – 8 horas

EQUIPE ALPINE RENAULT ELF TEAM

PILOTOS
André Negrão, 30 anos, Brasil
Olli Caldwell, 20 anos, Inglaterra
Memo Rojas, 41 anos, México

CARRO: ALPINE A470
Chassi: Oreca 07 (França), fibra de carbono
Motor: Gibson GK-428 (Inglaterra), 4,2 litros, V8 naturalmente aspirado, gasolina, 603cv
Eletrônica: Cosworth (Inglaterra)
Câmbio: Xtrac Transmission (Inglaterra), 6 velocidades
Tanque: 75 litros, padrão FIA FT3

Foto: Joao Filipe DPPI
Por: Rodolpho Siqueira / Gabriel Lima / Estela Craveiro

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