Dupla do Toyota Corolla TCR #07 escalou sete posições na jornada
Thiago Vivacqua e Nicolas Costa tiveram uma jornada de muita batalha em Interlagos durante a abertura da temporada de 2024 do TCR South America e TCR Brasil. Após um sábado aquém do esperado pela dupla de pilotos cariocas do bólido patrocinado pela NHJ do Brasil, Colortel e GastroService tiveram que ser resilientes durante o domingo de Endurance no principal palco do automobilismo sulamericano.
Partindo da 11ª posição no stint inaugural da prova, Vivacqua saltou bem no apagar das luzes e avançou para o oitavo posto no giro inicial. Combatente durante todo o stint, chegou a assumir a sétima posição, mas recebeu a bandeirada em oitavo. Com técnica, Vivacqua conseguiu o importante feito para uma prova de longa duração de entregar o carro para seu companheiro intacto. O piloto não se envolveu em disputas que pudessem avariar o bólido e prejudicar o desempenho da dupla na corrida.
Nicolas foi quem teve a tarde mais agitada no traçado de 4.309m da capital paulista. Constantemente atacado pelos seus adversários, o piloto da McLaren no WEC defendeu sua posição com valentia durante todos os 40 minutos. Em sétimo no momento de intervenção do carro de segurança, soube escapar bem das confusões para angariar ainda mais posições para o #07 preparado pela Cobra Racing Team e recebeu a bandeirada na quarta posição geral.
O próximo compromisso de Vivacqua no TCR acontece entre os dias 24 e 26 de maio em Cascavel.
A corrida:
Após sábado complicado, o titular Thiago Vivacqua foi o responsável por comandar o Toyota Corolla #07 preparado pela Cobra Racing Team na primeira parte da prova de Endurance. Em uma largada limpa, Vivacqua saltou para a oitava posição no complemento do primeiro giro. Na quinta volta, o carioca avançou mais um posto após um de seus concorrentes ter problemas e perder desempenho. Ainda na sétima posição, Vivacqua buscava se aproximar da sexta posição. No miolo, Vivacqua perdeu a sétima posição para um companheiro com ritmo de corrida mais forte que o carro #07. Em um primeiro segmento de poucas oportunidades, Vivacqua recebeu a bandeirada na oitava posição.
Nicolas Costa partiu para a segunda metade da prova e sustentou o oitavo posto na relargada para o Corolla TCR #07. O carioca buscava colocar os dois carros da Paladini Racing em alça de ataque. A missão de Costa era defender o oitavo posto do assédio dos Lynk & CO que atacavam o piloto do WEC. Nicolas dividiu da freada do lago até o contorno do Pinheirinho lado a lado com Rafael Suzuki e sustentou bem a posição. Em disputa na freada do S do Senna, Nicolas espalhou na tomada da curva e teve de entregar a posição para Suzuki após decisão dos comissários. Nicolas recuperou a posição após o #27 abandonar a prova. Na relargada após a intervenção do safety-car, Costa sobreviveu à confusão da bandeira verde e pulou para a quinta posição. No último giro da prova a dupla ainda ganhou mais um posto e encerrou a abertura da temporada na quarta posição.
O que eles disseram:
“Motorsport é assim: um dia a gente toma soco no estômago e no outro é um mar de rosas… Levamos pancadas nos treinos e hoje deu certo. A gente teve um fim de semana complicado em termos de performance, sem achar o melhor rendimento do carro. Nosso objetivo na corrida era largar, ser agressivo no início e ser oportunista sempre que possível. Foi o que fizemos. Agradeço o Nicolas por fazer a dupla comigo. Fui oportunista na largada em ganhar algumas posições. Então estabilizei a posição e cuidei um pouco do carro pois não havia necessidade de se matar ali sendo que vinha uma neutralização. Aí entrou o Nicolas e fez um trabalho impecável. Claro que a gente nunca deseja quebra ou acidente dos concorrentes, mas são coisas que acontecem nas corridas e soubemos capitalizar em cima. Estávamos no local certo na hora certa e terminamos em quarto, o que foi um resultado muito positivo diante da performance que tivemos. Quarto para a gente foi mais do que uma vitória hoje.”
Thiago Vivacqua
“Foi um corridão! Uma prova dura e estou muito contente porque foi minha primeira com carros de tração dianteira. Tudo foi novo para mim e vim descobrindo uma coisa nova a cada volta, ainda mais batalhando com pilotos de largo currículo como o Rafa Suzuki, Gui Salas etc com um carro notadamente mais lento. Na classificação acho que ficamos a mais de 1s da pole… Realmente nosso carro não era rápido de reta e estava pesado, então não facilitava no miolo tampouco. Meu trabalho foi tentar defender a posição, já que nos faltava ação para atacar mais à frente. Mas foi muito divertido e fomos compensados com o quarto lugar. Teve gosto de vitória, sendo o melhor Toyota da corrida. Realmente não poderíamos pedir mais hoje.”
Nicolas Costa
Por: Luis Ferrari