Emoção até o último quilômetro no Aparados Off-Road

Cambará do Sul consagra os vencedores do rally de regularidade e recepciona participantes das categorias de passeio após a última aventura pelos caminhos dos Campos de Cima da Serra Gaúcha

Os campeões da categoria Novato: Marcos Antônio Nunes e Matheus Silva de Souza
(Carlos Modesto/Aparados Off-Road)

Foram três dias de emoções, obstáculos naturais e paisagens de rara beleza nos Campos de Cima da Serra Gaúcha. A quarta edição do Aparados Off-Road terminou neste sábado (21) em Cambará do Sul (RS) guardando o melhor para o fim e deixando um gosto de quero mais. Os inscritos no rally de regularidade 4×4 não economizaram elogios para o percurso de 200 km que definiu os vencedores da prova, enquanto os participantes das categorias de passeio – Passeio 4×4, Passeio Radical e Trilha 4×4 –, se divertiram mais uma vez pelos caminhos que concluíram a aventura.

Pilotos e navegadores do rally atravessaram as áreas do Reflorestamento Unidos. O sol e o tempo bom deixaram o piso de cascalho seco. As médias de velocidade justas e os vários laços ao longo do roteiro exigiram concentração total – uma combinação que agradou a todos e foi perfeita para definir os campeões de 2024. Somando os três dias de competição, os off-roaders encararam cerca de 600 km dos mais variados obstáculos.

Na Master, os catarinenses Leandro Riffel e Michael Masson repetiram a conquista de 2022. Aliás, Masson chegou ao tri, já que havia vencido também a primeira edição, e falou em tom de despedida. “Eu só sei fazer as coisas com o máximo de dedicação e empenho, e hoje minhas atividades profissionais exigem isso. Concluir essa trajetória iniciada em 2012 com o terceiro título é mais do que especial”, resumiu. Segunda posição para a dupla formada pelo mineiro Fernando Lage e pelo catarinense Enedir Silva Júnior, o Bolacha.

Na Graduado, a disputa foi acirrada e definida por apenas um ponto de diferença. Melhor para os catarinenses Rafael Colonetti e André Vanor Pacheco, mesmo com um furo de pneu que atrapalhou o desempenho do sábado. “Foi muito apertado, uma prova sensacional. Dias com chuva, ora piso molhado e escorregadio, no outro dia terreno seco… Enfrentamos de tudo. Incrível”, festejou Colonetti. Eles superaram os paranaenses Dirceu Salla e Diego Salla – pai e filho. Ressalva para o pódio final, que foi composto por duplas de cinco estados diferentes, o que confirmou o elevado nível técnico do certame.

Ramon Oliveira de Souza e Fábio Conte, vitoriosos na Turismo, não deixaram dúvidas de sua força. Foram os melhores da categoria nos três dias. Ricardo Sampaio Lins e Gabriel Lins – mais uma dupla de pai e filho –, fecharam em segundo. “Não é fácil se manter em primeiro desde o começo. Estou feliz com o resultado e agora vamos trabalhar para seguir crescendo no esporte. Foi um dos melhores rally’s que já fiz”, definiu o piloto Ramon.

Festa também para os paranaenses Marcos Antônio Nunes e Matheus Silva de Souza, na Novato. Por quatro pontos, levaram a melhor sobre Odirlei Balestrin e Cleiton Pasa, depois de iniciarem o dia em segundo na classificação acumulada. “Felizes com a vitória. O lugar é muito bonito e o rally impressionante. Vamos voltar com certeza”.

Passeio

Assim como os participantes do rally, os inscritos nas três categorias de passeio foram recepcionados na Praça Central de Cambará do Sul com medalhas e espumante para celebrar o desafio. As marcas de terra e lama nos carros deixavam claro que os três dias reservaram o mais puro off-road em meio a cânions, cachoeiras e as incríveis paisagens dos Campos de Cima da Serra Gaúcha.

“Nosso primeiro Aparados, e foi muito legal, nos divertimos bastante. Nossa filha pequena veio desde cedo para o trecho e já pegou a essência deste universo”, definiu Bruno Gubert, de Caxias do Sul (RS), um dos integrantes do comboio da Passeio 4×4 e que estava com a família. A categoria liderada por Anderson Vieira (o Sorveteiro), funciona como porta de entrada para o mundo fora de estrada, reunindo quem busca uma experiência acessível aos veículos de menor preparação e que não exige grande intimidade com a modalidade.

Já a Passeio Radical trouxe maior exigência, com a travessia de trechos alagados, atoleiros e a valiosa ajuda mútua entre os inscritos para sair dos pontos mais complicados do roteiro traçado por Cleber Pazini. “Foi nossa primeira experiência no off-road com uma caminhonete, saímos de Seberi (RS) e percorremos 600 km para estar aqui. O evento é bem-organizado. No ano que vem certamente voltaremos“, prometeu Jony Bonadiman, mais um que viveu as emoções em família.

Quem encarou o Aparados Off-Road na Trilha 4×4 veio em busca do off-road mais extremo, atravessando obstáculos de difícil transposição. Uma combinação que não intimidou o portoalegrense Fernando Mandelli. Com um Jeep 1962 que parecia pequeno entre as demais máquinas da categoria, ele foi premiado como melhor piloto pela equipe do diretor José Todero. “Sensacional, estão todos de parabéns. A trilha foi fantástica. Vim com um carrro antigo, de início estava um pouco tenso, mas conseguimos acompanhar os demais e ainda levo esse troféu para casa”.

O diretor geral do evento e diretor de prova do rally, de regularidade Alexandre Rech, destacou o crescimento do Aparados Off-Road e o retorno positivo recebido de quem superou o desafio. “Diversos participantes nos disseram que foi a melhor prova de que participaram, e isso traz uma satisfação enorme, ao mesmo tempo em que aumenta a responsabilidade. Nada disso seria possível sem o empenho de todos que trabalharam para fazer essa quarta edição do Aparados Off-Road”, encerrou. 

Aparados Off-Road 

Etapa 3 – 21 de setembro

Resultados 

Master

  1. Leandro Riffel / Michael Masson (Troller T4), 901 pontos perdidos
  2. Fernando Lage / Enedir Silva Júnior (Troller T4), 914 p.p
  3. Gustavo Schmidt / Tiago Poisl (Toyota Hilux), 989 p.p
  4. Marcelo Cominesi / Lucas Cominesi (Troller T4), 991 p.p
  5. Dirceu Potrich / Vitor Fleischmann (Mitsubishi Pajero Full), 1.287 p.p

Graduado

  1. Dirceu Salla / Diego Salla (Troller T4), 1.195 pontos perdidos
  2. Henrique Moraes Moura / Leonardo Sato (Mitsubishi Pajero Full), 1.251 p.p
  3. Renato Bruno Parreiras / Lobsang Max (Troller T4), 1.522 p.p
  4. Enedson Gomes / Anna Campos (Mitsubishi TR4 ER), 2.532 p.p
  5. Anselmo Souza / Luís Alberto Scarati Júnior (Troller T4), 3.639 p.p

Turismo

  1. Ramon Oliveira de Souza / Fábio Augusto Conte (Mitsubishi Pajero), 1.637 p.p
  2. Alencar Adami Granemann / Alfredo Adami Granemann (Mitsubishi Pajero Full), 2.267 p.p
  3. Michel Martins Dill / Talita Martins (Mitsubishi L200 Triton), 2.609 p.p
  4. Odair Balestrin / Lindones Antônio Três (Troller T4), 2.895 p.p
  5. Jocemary Coutinho / Ricardo Pereira de Carvalho (Mitsubishi Pajero Full), 3.297 p.p

Novato

  1. Marcos Antônio Nunes / Matheus Silva de Souza (Troller T4), 1.579 p.p
  2. Odirlei Balestrin / Cleiton Pasa (Mitsubishi Pajero Full), 66.076 p.p
  3. José Victor Balen / Alexandre Balen (Suzuki Jimny), 366.864 p.p

Classificação geral

Master

  1. Leandro Riffel / Michael Masson (Troller T4), 112 pontos
  2. Fernando Lage / Enedir Silva Júnior (Troller T4), 101 pontos
  3. Gustavo Schmidt / Tiago Poisl (Toyota Hilux), 99 pontos
  4. José Carlos da Silva / Bernardo Schafer Andrade (Troller T4), 94 pontos
  5. Dirceu Potrich / Vitor Fleischmann (Mitsubishi Pajero Full), 90 pontos

Graduado

  1. Rafael Silveira Colonetti / André Vanor Pacheco (Troller T4), 107 pontos
  2. Dirceu Salla / Diego Salla (Troller T4), 106 pontos
  3. Henrique Moura / Leonardo Sato (Mitsubishi Pajero Full), 93 pontos
  4. Maurício Assis / Nodge Martins (Mitsubishi Pajero Full), 85 pontos
  5. Enedson Gomes / Anna Campos (Mitsubishi TR4 ER), 85 pontos

Turismo

  1. Ramon Oliveira de Souza / Fábio Augusto Conte (Mitsubishi Pajero), 114 pontos
  2. Ricardo Lins / Gabriel Lins (Mitsubishi TR4 ER), 94 pontos
  3. Odair Balestrin / Lindones Antônio Três (Troller T4), 92 pontos
  4. Alencar Adami Granemann / Alfredo Adami Granemann (Mitsubishi Pajero Full), 90 pontos
  5. Michel Martins Dill / Talita Martins (Mitsubishi L200 Triton), 86 pontos

Novato

  1. Marcos Antônio Nunes / Matheus Silva de Souza (Troller T4), 115 pontos
  2. Odirlei Balestrin / Cleiton Pasa (Mitsubishi Pajero Full), 111 pontos
  3. José Victor Balen / Alexandre Balen (Suzuki Jimny), 82 pontos

Siga-nos @aparadosoffroad 

O projeto Aparados Off Road é financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria do Esporte e Lazer – Pró-Esporte RS, Fusopar, Keko e Resfriar, pela lei número 13.924/2012, através do ICMS, recurso público pago por toda sociedade civil. 

Uma promoção da Associação Gaúcha de Pilotos e Navegadores de Rally Trancos e Barrancos com a supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo e a Confederação Brasileira de Automobilismo. 

#novasfaçanhasnoesporteelazer

Por: Liberdade de Ideias

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*