Empresas de autopeças reservam lançamentos para a Lat.Bus 2024

Falta uma semana para o principal evento de transporte coletivo urbano e rodoviário de passageiros da América Latina, que acontece de 6 a 8 de agosto no São Paulo Expo, na capital paulista

Allison Transmissão – Volare do Caminho da Escola
(Divulgação)

A menos de dez dias da realização da Lat.Bus 2024, o segmento automotivo de soluções em equipamentos, peças e tecnologia se prepara para apresentar no evento inovações para tornar o transporte mais eficiente. A sustentabilidade e descarbonização do transporte de passageiros é uma das principais tendências em termos de chassis, carrocerias, peças e componentes.

Entre as empresas de autopeças que participarão da Lat.Bus 2024 está a Voith, que comemora seus 60 anos no evento. A companhia irá expor soluções relacionadas à eficiência energética no transporte coletivo por ônibus, como o híbrido leve (Mild Hybrid) de 48 V integrado à sua nova transmissão Diwa NXT de sete velocidades, que tem demonstrado um potencial de economia superior a 15% em sistemas de tração convencional com motores a combustão. Outra solução da Voith exposta no evento é o sistema Voith Electrical Drive System – VEDS, que viabilizou um consumo energético 20% inferior quando comparado aos demais sistemas disponíveis.

Especializada em soluções de sistemas de rodagem e suportes fundidos e usinados, a Castertech irá expor a linha-conceito N-Series Materials, com cubo de roda e suportes fundidos desenvolvidos com nanotecnologia, em pesquisa conjunta com o Instituto Hercílio Randon (IHR) e NIONE. A tecnologia permite uma redução no peso das peças para caminhões, ônibus e implementos rodoviários, sem comprometer a resistência, resultando em menor desgaste e maior durabilidade.

Já a Jost Brasil levará para a Lat.Bus 2024 o primeiro produto do seu portfólio voltado ao transporte de pessoas. Trata-se da articulação de ônibus, com tecnologia exclusiva, sensoriamento e batentes mecânicos para controle de giro, amortecimento hidráulico de dois estágios e mesa giratória forjada. A empresa também apresentará na feira a roda de alumínio 100% forjada, com a maior capacidade de carga do mercado, cinco vezes mais resistente e 45% mais leve que a versão em aço, resultando em menor consumo de combustível.

Soluções para o mercado de ônibus também fazem parte do portfólio da Suspensys, que mostrará no evento suspensões pneumáticas dianteira e traseira. Com diferenciais que passam por menor peso, baixo custo e manutenção simplificada, as suspensões são direcionadas às aplicações urbanas de ônibus, micro-ônibus e caminhões leves.

Outra solução de eletromobilidade é a e-Sys, sistema de tração auxiliar elétrico que conta com um algoritmo inteligente especialmente criado para avaliar as condições de operação e uso, atuando na recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para momentos de necessidade de tração como subidas e ultrapassagens.

A Master, outro expositor do evento, é fabricante de freios pneumáticos e hidráulicos, nas versões a disco e tambor, para caminhões, ônibus, reboques e semirreboques. O destaque será o LWS Master (Lining Wear Monitoring System), sensor em tempo real do desgaste da lona do freio, que gera dados precisos para um planejamento eficiente.

Entre os fornecedores das fabricantes de ônibus, a Allison Transmission, fabricante de soluções de propulsão para veículos convencionais e eletrificados e fabricante global de transmissões totalmente automáticas para veículos comerciais, exibirá em seu estande o ônibus escolar Volare com câmbio automático e a sua linha de transmissões automáticas. O primeiro veículo escolar equipado com a transmissão automática Allison foi entregue em março no estado do Ceará. Um segundo e maior lote desses ônibus começou a ser entregue em maio, no estado de Pernambuco.

Já a Eaton levará para o evento soluções para eficiência energética e de mobilidade elétrica desenvolvidas para o mercado brasileiro do setor de ônibus e micro-ônibus urbanos e rodoviários. Entre os destaques estão a nova linha de transmissões automatizadas Advantor, nas versões Advantor-6 (para micro-ônibus) e Advantor-8 (para ônibus médio), o câmbio de quatro velocidades para veículos com motorização elétrica e híbrida e a caixa manual ES(O) 9106. A empresa também apresentará na Lat.Bus 2024 as embreagens de 330 mm, 362 mm, 395 mm push e 430 mm.

Além da exposição, que apresenta um panorama da indústria de ônibus, autopeças, acessórios e fornecedores de tecnologia, o Seminário NTU discutirá os temas mais relevantes da atualidade, com a presença de autoridades, especialistas, operadores de transporte e profissionais do mais alto nível. O evento é organizado pela OTM Editora e conta com o apoio das principais entidades do setor.

Serviço:

Lat.Bus – Seminário NTU 2024

Quando: De 6 a 8 de agosto de 2024

Onde: Expo São Paulo – São Paulo

Credenciamento: Clique AQUI

Por: Lat.Bus Transpúblico

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*