Trio do protótipo AJR cruzou a linha de chegada com 116 milésimos de vantagem para a Ligier de Xandinho Negrão e Marcos Gomes
Leandro Romera, Ricardo Rodrigues e Pietro Rimbano conquistaram de forma emocionante a edição de 2023 da Cascavel de Ouro. A prova, válida pela sexta etapa do Império Endurance Brasil, teve quatro horas de duração e foi decidida na última curva, com o trio do AJR cruzando a linha de chegada com apenas 116 milésimos de vantagem sobre a Ligier de Xandinho Negrão e Marcos Gomes.
A vitória inédita do trio da equipe Box 99 ainda teve contornos dramáticos. Enfrentando um superaquecimento do motor, Leandro Romera apenas administrava a vantagem construída ao longo da prova, quando a entrada do Safety Car colou os rivais a poucas voltas do final. Com Marcos Gomes em seu encalço, Romera arriscou tudo e pisou fundo para segurar a liderança até a bandeirada.
“Foi a vitória de uma estratégia perfeita. Tanto de combustível, como de consumo de combustível e divisão dos stints. O Romera guiou demais nas voltas finais. O Safety Car saiu faltando cinco voltas para a corrida acabar e segurar o Marquinhos com um carro que poderia sofrer uma pane a qualquer momento não é fácil. Foi emocionante. Uma vitória histórica”, comemorou Pietro Rimbano.
A mesma bandeira amarela que quase estragou a festa dos vencedores da P1 e Geral, salvou a BMW de Léo Sanchez e Átila Abreu. Enquanto a dupla liderava na pista, a equipe EMS Racing fazia contas e precisava de um safety car de pelo menos três voltas de duração para não precisar parar para reabastecer.
“Estávamos no limite do combustível, mas o safety também permitiu ao Julio Campos colar em mim a poucas voltas da bandeirada e foi difícil segurar a posição. Eu não podia tirar tudo do carro, porque os pneus já estavam muito desgastados. Parecia que poderia estourar a qualquer momento e aí tudo estaria perdido. Mas consegui levar o carro até o final mantendo a liderança e trazer a vitória para casa”, contou Átila Abreu.
Já na GT4, a vitória ficou com a Porsche de Danilo Dirani e Jacques Quartiero: “Voltamos a vencer depois de duas corridas que não foram boas para nós em Goiânia e isso é muito importante para o campeonato. Não foi uma corrida fácil, a primeira metade da prova foi bem complicada, mas depois a equipe conseguiu melhorar o acerto do carro e a durabilidade da Porsche fez a diferença no final”, afirmou Quarteirão.
A próxima etapa do Império Endurance Brasil está marcada para o dia 11 de novembro, no Velopark. O circuito fica localizado na cidade de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul.
Confira os vencedores da sexta etapa do campeonato:
GERAL
1 – Leandro Romera / Ricardo Rodrigues / Pietro Rimbano (AJR)
2 – Xandinho Negrão / Marcos Gomes (Ligier)
3 – Gaetano Di Mauro / André Moraes Jr (Ligier)
4 – Vicente Orige / Luiz Henrique Bonatti / Vitor Genz (Sigma)
5 – Léo Sanchez / Átila Abreu (BMW)
CLASSE P1
1 – Leandro Romera / Ricardo Mendes / Pietro Rimbano (AJR)
2 – Xandinho Negrão / Marcos Gomes (Ligier)
3 – Gaetano Di Mauro / André Moraes Jr (Ligier)
4 – Vicente Orige / Luiz Henrique Bonatti / Vitor Genz (Sigma)
5 – David Muffato / Pedro Queirolo (AJR)
CLASSE GT3
1 – Léo Sanchez / Átila Abreu (BMW)
2 – Guilherme Figueiroa / Julio Campos (Mercedes)
3 – Marcelo Hahn / Allam Khodair (McLaren)
4 – Sérgio Ribas / Guilherme Ribas (Mercedes)
5 – Marcel Visconde / Marçal Muller / Ricardo Maurício (Porsche)
CLASSE GT4
1 – Jacques Quartiero / Danilo Dirani (Porsche)
2 – Tom Filho / Luiz Landi / Marçal Muller (Porsche)
3 – Henry Visconde / Marco Túlio / Lorenzo Massaro (Audi)
4 – Leando Ferrari / André Moraes Jr / Marco Pisani / Renan Guerra (Mustang)
5 – Vitor Foresti / Lucas Forsti (BMW)
Foto: Bruno Terena/MS2
Por: Imprensa Império Endurance Brasil – MS2