Endurance: Bruno Senna mantém liderança nas 6 Horas de Spa

Quarto lugar na Bélgica foi suficiente para garantir a ponta do Campeonato Mundial

Shivraj Gohil / Spacesuit MediaMesmo perdendo o pódio na parte final da prova, o trio formado pelo brasileiro Bruno Senna, o português Filipe Albuquerque e o mexicano Ricardo Gonzalez comemorou o 4º lugar nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, segunda etapa do Mundial de Endurance – FIA WEC. Com o resultado, o trio conservou a liderança na classe LMP2, beneficiado ainda pelo fato de a equipe dos terceiros-colocados não pontuar pelo campeonato – a Manor está disputando somente as corridas iniciais e as 24 Horas de Le Mans no mês que vem. A vitória na categoria foi do francês Nicolas Lapierre e os parceiros Gustavo Menezes (EUA) e Stéphane Richelmi (Mônaco), com um Alpine A460-Nissan.

“Saímos num lucro bruto. Nosso carro não era nem de longe o mais rápido da pista. Estávamos tomando dois segundos por volta. Hoje, nosso potencial era para terminar mais ou menos na mesma 6ª posição em que largamos”, explicou Bruno, que na véspera já previa as dificuldades que o Ligier JS P2-Nissan encontraria nas longas retas do circuito belga. “Vamos bem em pistas velozes, mas onde a pressão aerodinâmica conte mais, o que não é o caso desta aqui”, acrescentou. O final da prova foi emocionante, já que os quatro primeiros colocados terminaram separados por somente seis segundos depois de completarem 151 voltas.

Bruno, Albuquerque e Gonzalez chegaram aos 40 pontos, contra 36 do paulista Pipo Derani, do britânico Ryan Dalziel e do canadense Christopher Cumming, que chegaram em segundo e repetiram a posição das 6 Horas de Silverstone. “Mesmo com um carro claramente inferior, conseguimos fazer uma corrida sólida, sem cometer erros. Acho que só falhamos na estratégia no finalzinho, quando trocamos quatro pneus no último pit stop. Se tivéssemos mexido só nos traseiros, teríamos economizado 20 segundos e impedido que o Pipo saísse dos boxes na nossa frente”, observou Bruno. “Mas não dá para reclamar: manter a liderança depois de uma corrida que sabíamos que seria complicada foi melhor que o esperado.”

O sábado também foi positivo para outro brasileiro. Lucas di Grassi, ao lado do britânico Oliver Jarvis e do francês Loïc Duval, integrou o time oficial da Audi que conquistou a vitória entre os protótipos da LMP1 e na geral, com mais de duas voltas de vantagem sobre o Porsche 919 Hybrid do francês Romain Dumas, do alemão Marc Lieb e o suíço Neel Jani, os líderes da divisão. O calendário voltará a ser movimentado dia 18 de junho com as 24 Horas de Le Mans, a data mais esperada do calendário e especial por distribuir pontuação dobrada.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Tel. (11) 99434-2082

Foto: Shivraj Gohil/MF2

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