Piloto divide condução do protótipo Tubarão com Júlio Martini na categoria P3 e sobe ao pódio na etapa de abertura do campeonato
Quarto colocado no campeonato do ano passado, Marcelo Vianna abriu a temporada 2016 do Campeonato Gaúcho de Endurance, em prova válida pelos 500 km de Tarumã (RS), com um lugar no pódio. A bordo do protótipo Tubarão na categoria P3, destinada a modelos nacionais aspirados de 8 válvulas, e em parceria com o piloto Júlio Martini, Vianna completou as 156 voltas da corrida na segunda posição. A dupla Mallaco/Henrique Assunção venceu a prova. O grid foi formado por 37 carros e 88 pilotos divididos em sete categorias.
Em sua segunda temporada no campeonato e totalmente adaptado às características das corridas de longa duração, Vianna realizou uma prova segura e com um ritmo bom. O piloto largou da terceira posição e foi o responsável pelas segunda e terceira pernas da etapa. Sempre rápido e em condições de vencer pela primeira vez no Gaúcho, o piloto não contava com um problema que eliminou de vez suas chances de vitória.
Na parada para a troca de pneus, uma roda dianteira solta obrigou a dupla a retornar aos boxes e perder tempo. Com o pit stop extra, Vianna e Martini se distanciaram do líder, que abriu e passou a administrar a diferença. Após quase quatro horas de prova e sem ter problemas técnicos no carro, a dupla cruzou a linha de chegada em segundo, a apenas duas voltas dos vencedores. O resultado foi muito comemorado pela equipe.
Marcelo Vianna: “Gostei muito do desempenho do carro e da equipe no fim de semana. No primeiro treino, já me adaptei ao Tubarão, um pouco diferente do protótipo MCR que havia guiado no ano passado. Fizemos poucos acertos no carro, apenas no que se refere à aerodinâmica, e de cara marcamos tempos competitivos. Nosso motor era um pouco mais fraco do que o dos outros, mas mesmo assim conseguimos virar bem. Acho que se não fosse nossa parada a mais poderíamos ter vencido a corrida. De qualquer forma, estou muito feliz com o segundo lugar”, explicou.
Resultado final:
1º. Franco Pasquale/Tiiel de Andrade – Tubarão #78
2º. Nilson Ribeiro/José R. Ribeiro – MXR #65
3º. F.Poeta/G.Rossi Daudt/A.Toso – Lamborghini #18
4º. Ian Jepsen Ely/Daniel Claudino – MCR #71
5º. Mauro Kern/Paulo Sousa – Tubarão #32
6º. Mallaco/Henrique Assunção – 1R #128
7º. Marcelo Vianna/Julio Martini – Tubarão #05
8º. Carlos Rabello Neto/Walter Konrad – Spyder #02
9º. Arthur Caleffi/Roberto Lacombe – Maserati #09
10º. Luiz C.Crestani/Guaracy Costa – Tornado #03
11º. Marcio Basso/Henry Visconde – BMW #64
12º. Gustavo Tomazini /Sérgio Cardoso – Spyder # 64
13º. R.Mendes/T.Tecchio/R.Kastropil – Ferrari #155
14º. Daniel Elias/Luis S.Senna Jr – Gol #77
15º. R.Halmenschlager/L.Halmenschlager/F.Jr. – Gol #22
16º. Marcelo R.C.Miranda/João P.C.Miranda Fusca #164
17º. André Senger/Humberto Giacomello – Sonic #17
18º. H.Assunção/E.Padron/R.Kastropil – MRX #75
19º. Telmo Jr/S.Lodi/R.Fedrigo – Voyage #51
20º. C.Almeida/P.Ventura/P.Feter – Lamborghini #10
21º. Francesco Ventre/Eduardo Dieter – MR18 #110
22º. N.Amaral/C.Krause/E.Braz – Passat #81
23º. Vitor Aneris – MR18 #55
24º. Rafael Simon/Gustavo Souza Simon – Spyder #56
25º. Adriano Baldo/Dirceu M.Adam F° – Montana #83
26º. R.Odorissi/Arnaldo/J.Sala/L.Taliari – Spyder #13
27º. Gustavo Dal Bosco/Cristina Rosito – Golf #111
28º. Airton Diehl/Rafael Costa – Gol #11
29º. C.Ricci/F.Roso/V.Roso/F.Toso – MR18 # 4
30º. Ricardo Terres/Juarez Terrez – Gol #88
31º. Leandro Guerra/Ricardo Kraft – Spyder #222
32º. Jairo Bastos/Marcos Bernardes – Porsche #178
33º. O.Scheer F°/E.Scheer/G.Scheer – MRX #26
34º. L.Yoshida/Michael Soares – Spyder #42
35º. Jairo Bastos/Fernando Miranda – Spyder #36
Foto: Paolo Reis