Após ter um início de corrida tumultuado, piloto faz novamente prova agressiva, mantém invencibilidade no ano e garante o título na categoria P3 com duas etapas de antecipação
A disputa pelo título da temporada 2017 do Campeonato Brasileiro de Endurance terminou neste sábado (19) na categoria P3. Assim como vem fazendo desde o início do ano, o piloto Marcelo Vianna demonstrou extrema habilidade para driblar as condições adversas, venceu a quarta etapa do campeonato, disputada no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS), e sagrou-se campeão brasileiro de Endurance. Foi a quarta vitória do paulista no ano, que divide a condução do protótipo Tubarão com o gaúcho Júlio Martini e mantém 100% de aproveitamento na temporada.
Vianna e Martini não tiveram tarefa fácil nas três horas de corrida. Embora tenha largado da pole, a dupla perdeu duas posições no início da prova. Porém, mais uma vez com um ritmo impressionante, Vianna recuperou o tempo perdido, assumiu a liderança na última hora de prova e entregou o carro para Martini, que levou até a bandeirada. O resultado deixou a dupla com 460 pontos e não pode mais ser alcançada pelos rivais nas duas etapas restantes, nos 500 Km do Velo Città e nas 3 Horas de Tarumã.
“Ganhamos o título após quatro etapas perfeitas. Está sendo um campeonato dos sonhos, uma vez que vencemos todas as corridas do calendário até aqui”, diz Vianna. “A corrida foi um pouco complicada no começo, pois perdemos algumas posições. Porém, como sempre a equipe nos entregou um carro muito rápido, principalmente no miolo, e mantivemos um ritmo forte durante toda a prova. Quero agradecer a todos que participaram de alguma forma desse título. Ser campeão brasileiro é algo que vou guardar para a vida toda”, complementa.
Após ter quebrado o recorde da pista na classificação, o paulista celebra o bom momento e a evolução como piloto neste ano. “Confesso que estou surpreso com o ritmo alcançado até aqui. Vencer quatro corridas em um campeonato nacional não é algo fácil. Estou contente com a minha evolução, cada vez mais adaptado e confiante na tocada, o que nos ajuda a chegar perto do limite”, encerra o piloto. A próxima etapa do calendário será nos dias 22 e 23 de setembro, no Velo Città (SP).
Resultado da corrida (categoria P3):
1) Marcelo Vianna/Júlio Martini (Tubarão) – 107 voltas
2) M.Giacomello/M.Stumpf/R.Stumpf (MRX) – 107 voltas
3) Rafael Simon/Gustavo Simon (MRX) – 97 voltas
4) Alex Cignetti/Pedro Avila/Hardy Jr (MRX) – 91 voltas
5) Gustavo Tomazini/Sérgio Cardoso (MRX) – 67 voltas
Foto: Dudu Leal
Por MediaOne Comunications