Enzo Elias e Lucas Salles vencem provas da Porsche XP Private Cup Goiânia

Marçal Müller assume a liderança na Carrera Cup, enquanto GT3 Cup vê empate entre Salles e Nelson Monteiro

A passagem da Porsche XP Private Cup por Goiânia embaralhou mais ainda os campeonatos, tanto na Carrera Cup quanto na GT3.

Na categoria de motor 4.0, Miguel Paludo chegou à penúltima etapa como líder e sai em terceiro nos pontos. No sábado liderança passou para Werner Neugebauer, mas, no domingo, Marçal Müller saiu da pista sorrindo, com um segundo lugar que o catapultou para o topo da classificação. A vitória ficou com o atual vice-campeão, Enzo Elias, dominando a prova de ponta a ponta depois de largar da pole.

Pela GT3 Cup Lucas Salles repetiu o triunfo da véspera e alcançou Nelson Monteiro no alto da tabela de pontos.

Vale lembrar que o regulamento da Porsche XP Private Cup determina os descartes dos dois piores resultados de cada competidor depois da última bandeirada do ano para apurar a classificação final do campeonato, de modo que são múltiplas as combinações de resultados para desfecho dos títulos no evento suporte do GP São Paulo de F1 em Interlagos, tanto nas classes gerais quanto nos subcampeonatos.

Na Carrera Sport Renan Pizii repetiu o triunfo da véspera. Na Trophy a vitória ficou com Nelson Marcondes, a sua primeira na temporada.

Pizii lidera o campeonato da Sport, perseguido por Cristiano Piquet. Na Trophy, Eduardo Menossi permanece em primeiro.

A vitória na GT3 Sport ficou para Marcus Peres, com o quinto lugar no geral. Ricardo Fontanari fez P3 e permanece na liderança da divisão, à frente de Caio Castro.

Já pela GT3 Trophy, Bruno Campos repetiu o triunfo da véspera e reduziu a margem de Edu Guedes no topo da tabela de pontuação. Mais que isso, seu sexto lugar no geral foi o melhor resultado do ano de um piloto da categoria Trophy na Porsche XP Private Cup, considerando as classes Carrera e GT3.

O desfecho do campeonato de Sprint será conhecido nos dias 13 e 14 de novembro, dentro do evento de F1 no Brasil.

Antes porém, os carros de competição mais produzidos no planeta aceleram novamente em Goiânia. No próximo sábado acontece a segunda etapa do Endurance Series, com corrida de 300km na qual os competidores regulares do grid compartilham suas máquinas com pilotos convidados de outras categorias nacionais e internacionais.

As corridas

Carrera Cup

O pole Enzo Elias segurou bem a linha na largada, que viu Marçal Müller ultrapassando Pedro Boesel pelo segundo lugar. Werner Neugebauer foi o nome da largada, avançando de nono no grid para quinto na primeira volta. Na segunda volta, Pedro Aguiar passou Boesel pelo terceiro posto.

Na volta 4, Feldmann mergulhou por dentro de Werner pela quinta posição na curva 1, mas levou o “X” do gaúcho duas curvas depois.

Em oitavo, Renan Pizii liderava na classe Sport e, em nono, Nelson Marcondes era o ponteiro na Trophy.

Alceu superou Werner na volta 5, surpreendendo com um ataque no setor mais travado da pista.

Nas voltas 7 e 8, Müller abanou o carro #544 atrás de Enzo Elias, disposto a emparelhar pela liderança. O caçula do grid defendia com habilidade posicionando seu carro no meio da pista, mas a disputa favoreceu a chegada dos outros integrantes do top5 para a disputa.

Cristiano Piquet e Urubatan Jr tiveram contato no fim da reta na abertura da volta 9, mas conseguiram retornar para a corrida.

Enquanto Enzo e Müller discutiam a cabeça do pelotão na volta 11, a disputa pelo sexto lugar era igualmente acirrada, envolvendo Werner, Paludo e Pizii –este liderando na Sport. Em nono, Marcondes seguia à frente entre os carros da Trophy.

Na parte final da corrida, Enzo conseguiu livrar um segundo de vantagem sobre Marçal, enquanto Boesel tentou, sem sucesso, manobra sobre Aguiar. Paludo e Werner seguiam duelando pelo sexto posto.

E assim eles cruzaram a linha de chegada: Enzo venceu a primeira no ano e, com o segundo lugar, Müller assumiu a liderança. Aguiar, Boesel e Feldmann completaram o top5. Em oitavo, Pizii venceu mais uma na Sport e, logo atrás, Marcondes levantou a vitória na Trophy.

 

GT3 Cup

Nelson Monteiro fez valer a vantagem da pole e Leo Sanchez avançou de terceiro para segundo. Lucas Salles saltou de sexto para terceiro, com Edu Guedes fechando a primeira volta em quarto.

Na abertura da volta 2, Mascarello, Bottura e Cristian Mohr passaram Guedes. Mas, na sequência, Mascarello e Bottura se tocaram e saíram da pista. Em incidente separado, Marcio Mauro e Vina Neves fizeram contato. Lineu Pires, vindo logo atrás, rodou para evitar contato com os carros #11 e #20. O safety-car então foi acionado.

Na relargada, o pelotão era formado, nesta ordem, por: Monteiro, Sanchez (liderando na Sport), Salles, Mohr e Peres. Em sexto, Guedes liderava na Trophy.

Leo Sanchez era todo pressão para cima de Monteiro na volta 6 e chegou a emparelhar no fim da reta na 7. Repetiu a tentativa na volta seguinte, ambas sem êxito.

Buscando cada palmo de asfalto para atacar o líder, o piloto do carro #15 acabou rodando. Voltou para a pista sem danos no carro, mas caiu para 13º.

Lucas Salles herdou o segundo lugar e passou a pressionar Monteiro.

Na décima volta, Bruno Campos passou Edu Guedes na saída da curva 3, assumindo o sétimo lugar e a liderança na Trophy. O líder na Sport era Marcus Peres, em quarto no geral.

Na volta 14, Lucas Salles desenhou com sagacidade a ultrapassagem sobre Monteiro em manobra que, além da liderança na prova, valia empate entre eles na liderança no campeonato.

Salles venceu pela segunda vez em dois dias e pela quarta vez no ano. Monteiro foi o segundo a ver a quadriculada. Mohr e Daniel Correa vieram a seguir. Em quinto no geral, Peres venceu na Sport. Em sexto, Campos repetiu a vitória da véspera na Trophy.

 

 

O que eles disseram:

“Não tenho palavras para descrever esse momento. Tem sido uma temporada muito difícil para nós, mas estamos voltando para o campeonato e para a disputa mostrando onde podemos e onde vamos brigar sempre, no topo.”

Enzo Elias

 

“É inevitável pensar no título chegando na última etapa. Foi muito difícil acompanhar o Nelson na corrida, mas consegui passar no final e vencer. Agradeço a todos que me ajudaram aqui e fizeram a corrida dar certo.”

Lucas Salles

 

“Muito feliz com o resultado, durante a corrida eu já perguntava sobre a situação do campeonato e quando soube que os dois adversários mais próximos estavam mais para trás eu segurei os ataques ao Enzo para garantir os pontos e a liderança.”

Marçal Muller

 

“Disputar com o Lucas é incrível, um ótimo piloto e muito limpo. Errei na primeira curva quando arrisquei fazer em quarta marcha e ele chegou para me passar. Agora é focar em Interlago para ser campeão.”

Nelson Monteiro

 

“Feliz demais pelo fim de semana. Agradeço muito a todos que me ajudaram aqui que foram fundamentais. Uma corrida muito segura, com pontos importantes para o campeonato que é nosso objetivo.”

Renan Pizii

 

“Goiânia é uma pista que eu normalmente ando bem, cheguei com um bom desepenho, mas o carro não manteve o ritmo ao logo do fim de semana. Perdi a volta do quali por um erro e isso dificultou muito a corrida toda. Oito pontos atrás contando com descartes é muito difícil, tudo pode acontecer em interlagos, mas preciso andar muito bem e torcer para eles não andarem tão bem.”

Werner Neugebauer

 

“Fim de semana bem discreto para mim. Ontem zerei a pontuação depois de um furo no radiador. Um piloto mais lento atrapalhou minha volta no quali e colocou a gente muito no meio do pelotão. O desempenho do carro não estava tão bom, não conseguia pegar o vácuo do carro da frente. Agora vamos para um fim de semana atípico na etapa da F1, sem treinos, direto para o quali e tendo que performar bem direto. Já estive nessa situação algumas vezes e espero que a experiência me ajude a andar bem em uma etapa que já tem mais pressão do que o normal.”

Miguel Paludo

 

“Minha segunda prova na categoria e já consegui uma vitória, estou recuperando a forma depois de muito tempo fora do automobilismo. Consegui dar um trabalho para a molecada que tem andado na categoria.”

Marcus Peres

 

“A corrida hoje foi muito mais mérito do que sorte. De novo o tempo foi um adversário forte, o preparo físico contou muito no fim. Vamos para a final com o Edu Guedes empatados na liderança.”

Bruno Campos

 

“Não sonhava com a chance de estar na liderança da Trophy e indo para a final na briga pelo título. Tenho que me preparar bastante para a última etapa e não depender de nenhuma combinação para ser campeão, vou me dedicar o triplo para isso.”

Eduardo Menossi

 

“Não classifiquei bem, mas consegui um bom ritmo de corrida, que é meu forte. Era para ter ido melhor, mas o Bruno me passou em um vacilo. Feliz com o melhor resultado do ano.”

Paulo Totaro

 

“Goiânia virou nossa casa! Foi uma etapa muito boa, o acerto do carro estava ótimo, foi perfeito. Chegamos líderes da classe e saímos na mesma condição. Agora foco em Interlagos para ser campeão e vencer na geral também.”

Ricardo Fontanari

Resultados
Porsche XP Private Cup – Goiânia – Corrida 2
Carrera Cup
1. #73 Enzo Elias 27:16.557
2. #544 Marçal Müller +0.748
3. #20 Pedro Aguiar +2.397
4. #11 Pedro Boesel +2.800
5. #1 Alceu Feldmann +3.222
6. #8 Werner Neugebauer +5.881
7. #7 Miguel Paludo +6.056
8. #16 Renan Pizii* +9.896
9. #199 Nelson Marcondes** +19.073
10. #90 Eduardo Azevedo* +24.784
11. #19 Cristiano Piquet* +25.595
12. #77 Francisco Horta** +28.171
13. #85 Eduardo Menossi** +31.912
14. #84 Fernando Croce* +35.799
15. #88 Georgios Frangulis** +37.322
16. #100 Urubatan Jr.** +1:12.493
17. #9 Franco Giaffone** +1:21.533
18. #80 Rouman Ziekmiewicz* -4 voltas
DNF
#121 João Barbosa** -12 voltas
#10 Paulo Borges** -12 voltas
*Classe Sport
**Classe Trophy

GT3 Cup
1. #7 Lucas Salles 26:38.944
2. #87 Nelson Monteiro +0.650
3. #3 Cristian Mohr +3.455
4. #69 Daniel Correa +8.051
5. #79 Marcus Peres* +9.261
6. #33 Bruno Campos** +12.786
7. #45 Paulo Totaro* +13.126
8. #9 Edu Guedes** +14.073
9. #17 Ricardo Fontanari* +14.264
10. #15 Leonardo Sanchez* +14.871
11. #22 Caio Castro* +25.592
12. #71 SangHo Kim** +32.615
13. #44 Carol Aranha** +37.169
14. #88 Gustavo Farah** +41.445
15. #14 André Gaidzinski* +44.325
16. #11 Marcio Mauro +52.352
17. #8 Lineu Pires* +53.523
18. #12 Edson dos Reis** +1:13.830
DNF
#20 Vina Neves* -7 voltas
#32 Paulo Sousa* -12 voltas
#80 Raijan Mascarello -16 voltas
#29 Guilherme Bottura* -16 voltas
#555 Ayman Darwich* DNS
*Classe Sport
**Classe Trophy

Classificações:
Carrera Cup
1. #544 Marçal Müller, 156 pontos
2. #8 Werner Neugebauer, 152
3. #7 Miguel Paludo, 147
4. #1 Alceu Feldmann, 145
5. #73 Enzo Elias, 134
6. #20 Pedro Aguiar, 96
7. #11 Pedro Boesel, 86
8. #16 Renan Pizii, 90
9. #3 Fran Lara, 68
10. #19 Cristiano Piquet, 64
11. #21 Eloi Khouri, 55
12. #29 Rodrigo Mello, 43
13. #20 Matheus Iorio, 32
14. #80 Rouman Ziemkiewicz, 27
15. #85 Eduardo Menossi, 30
#77 Francisco Horta, 30
17. #90 Eduardo Azevedo, 26
18. #100 Urubatan Jr., 17
19. #199 Nelson Marcondes, 23
20. #9 Franco Giaffone, 14
21. #5 Sylvio de Barros, 10
22. #84 Fernando Croce, 13
23. #12 João Barbosa, 6
24. #88 Georgios Frangulis, 7

Carrera Sport
1. #16 Renan Pizii, 78 pontos
2. #19 Cristiano Piquet, 70
3. #3 Fran Lara, 59
4. #29 Rodrigo Mello, 49
5. #85 Eduardo Menossi, 33
6. #77 Francisco Horta, 32
7. #80 Rouman Ziemkiewicz, 31
8. #199 Nelson Marcondes, 29
9. #90 Eduardo Azevedo, 28
10. #100 Urubatan Jr., 19
11. #9 Franco Giaffone, 16
12. #5 Sylvio de Barros, 13
13. #84 Fernando Croce, 10
14. #12 João Barbosa, 8
#88 Georgios Frangulis, 8

Carrera Trophy
1. #85 Eduardo Menossi, 73 pontos
2. #77 Francisco Horta, 67
3. #199 Nelson Marcondes, 65
4. #100 Urubatan Jr., 55
5. #9 Franco Giaffone, 44
6. #88 Georgios Frangulis, 38
7. #12 João Barbosa, 34
8. #5 Sylvio de Barros, 28
9. #10 Paulo Borges, 12
10. #15 Léo Sanchez, 7

GT3 Cup
1. #7 Lucas Salles, 147 pontos
#87 Nelson Monteiro, 147
3. #3 Christian Mohr, 128
4. #80 Raijan Mascarello, 122
5. #69 Daniel Corrêa, 103
6. #17 Ricardo Fontanari, 94
7. #22 Caio Castro, 83
8. #555 Ayman Darwich, 82
9. #20 Vina Neves, 64
10. #15 Léo Sanchez, 61
11. #11 Márcio Mauro, 56
12. #14 André Gaidzinski, 46
13. #8 Lineu Pires, 37
#9 Edu Guedes, 37
#33 Bruno Campos, 37
16. #85 Eduardo Menossi, 28
#32 Paulo Sousa, 28
18. #79 Marcus Peres, 24
19. #79 Lucas Peres, 22
#45 Paulo Totaro, 22
21. #29 Guilherme Bottura, 19
#12 Edson dos Reis, 19
23. #71 Sang Ho Kim, 17
24. #50 Ramon Alcaraz, 14
#88 Gustavo Farah, 14
26. #99 Nasser Aboultaif, 13
27. #44 Carol Aranha, 8
28. #88 Khayam Ghazzaoui, 4

GT3 Sport
1. #17 Ricardo Fontanari, 72 pontos
2. #22 Caio Castro, 57
3. #555 Ayman Darwich, 51
4. #20 Vina Neves, 46
5. #15 Léo Sanchez, 39
6. #14 André Gaidzinski, 29
7. #33 Bruno Campos, 27
8. #8 Lineu Pires, 26
9. #9 Edu Guedes, 23
10. #79 Marcus Peres, 22
11. #32 Paulo Sousa, 16
12. #85 Eduardo Menossi, 15
13. #12 Edson dos Reis, 13
14. #45 Paulo Totaro, 12
15. #29 Guilherme Bottura, 11
16. #71 Sang Ho Kim, 10
17. #50 Ramon Alcaraz, 7
18. #99 Nasser Aboultaif, 6
19. #88 Gustavo Farah, 3
20. #888 Khayam Ghazzaoui, 1

GT3 Trophy
1. #9 Edu Guedes, 68 pontos
2. #33 Bruno Campos, 64
3. #88 Gustavo Farah, 54
4. #12 Edson dos Reis, 51
5. #99 Nasser Aboultaif, 50
6. #71 Sang Ho Kim, 48
7. #44 Carol Aranha, 45
8. #45 Paulo Totaro, 12
9. #888 Khayam Ghazzaoui, 11

Foto: Luca Bassani

Por: Luis Ferrari

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*