Na estreia da Ranger V8, Mario Marcondes e Minae Miyauti conquistam o quarto lugar na categoria Ultimate BR. Luiz Manara e Ricardo Medeiros ficam com a quinta posição na T1.1
Quatro dias de disputas! Três etapas realizadas mais o prólogo (tomada de tempo que define a ordem de largada para a primeira etapa). O 6º Rally Minas Brasil foi realizado de 15 a 18 de maio, e levou para Araxá, MG, pilotos e navegadores que disputam o título do Campeonato Brasileiro de Rally Raid 2024.
A Braço Curto MotorSport acirrou o grid formado por 78 veículos entre motos, UTVs e carros, e finalizou a disputa entre as equipes mais bem colocadas. A começar por Mario Marcondes que, nesta prova, contou com a navegação de Minae Miyauti, que cobriu a ausência de Artemio Pauluci. Eles ficaram na quarta posição na categoria Ultimate BR (e quinto lugar na geral). E na categoria Ultimate T1.1, Luiz Manara e Ricardo Medeiros fecharam sua participação em quinto lugar (Medeiros substituiu temporariamente o navegador Léo Telles Silva).
Entre belezas e desafios
A sexta edição do Rally Minas Brasil teve um percurso total de 665 km em torno de Araxá, atravessando Sacramento, Tapira, Pratinha e Ibiá. Em meio a belas paisagens, os competidores encontraram terrenos variados – chão batido, cascalho solto, areia, piçarra e erosões; e trechos de serra, com subidas e descidas, além de caminhos bastante rápidos, exigindo ao máximo dos equipamentos. A poeira foi um dos pontos mais destacados que, de longe, já avisava que ali vinha um competidor acelerando forte.
Marcondes estreou no Rally Minas Brasil o seu novo modelo, a picape Ford Ranger V8. Um protótipo de competição pensado em todos os detalhes para suportar os obstáculos dos ralis de longa duração. O objetivo neste primeiro contato foi conhecer e entender as reações do veículo e ajustar a pilotagem, pensando no restante do calendário.
“Posso dizer que fui apresentado ao carro. Ele é diferente do que usávamos em praticamente tudo: suspensões, freios, potência e, por isso, cada quilômetro foi um aprendizado. Além disso, andar com a Minae como navegadora também exigiu uma adaptação. Chegar ao fim do rally em uma boa colocação foi uma surpresa agradável, considerando o quanto ainda temos para desenvolver e evoluir”, disse o piloto.
Já a dupla Manara e Medeiros conseguiu superar os contratempos ao longo do Rally Minas Brasil (como a quebra do diferencial da picape no segundo dia e, no último, um pneu furado). Eles mostraram garra e foram uma das poucas duplas que finalizaram as três etapas dentro do tempo máximo de prova.
“Foi um rally bem difícil, mas prazeroso de acelerar. E apesar dos problemas que tivemos, superamos os nossos limites e finalizamos todas as etapas, mas, como demanda o regulamento, sofremos algumas penalizações, o que aumentou o nosso tempo de prova consideravelmente”, relatou o piloto. “O mais importante é não desistir! Agora é analisar os pontos em que podemos avançar e já nos preparar para a próxima etapa do Brasileiro de Rally Raid”.
A Braço Curto MotorSport tem patrocínio de Conasa Infraestrutura, AMC Construções, New Holland, Via Brasil BR-163 e Hipper Freios
Por: Liberdade de Ideias