Mais rápido da prova, Bissinho Zavatti ainda é o primeiro colocado da classe Moto 2; Time também está em primeiro na Moto 1, com Martin Duplessis, e na Brasil, com Tiago Wernersbach
Depois de sete dias de disputas, a equipe Honda Racing chegou à metade do Sertões 2022 na liderança da classificação geral das motos. Bissinho Zavatti é o mais rápido da prova com a CRF 450RX, além de ser o primeiro na classe Moto 2. O time vermelho também está na dianteira da Moto 1, com o argentino Martin Duplessis, e da Brasil, com Tiago Wernersbach. A sétima etapa do roteiro foi realizada nesta sexta-feira (2/9) ainda em formato maratona, ou seja, sem auxílio mecânico externo, entre São Félix do Araguaia (MT) e Palmas. A capital do Tocantins será palco do merecido dia de descanso dos pilotos, neste sábado (3/9).
O percurso do dia teve 581 quilômetros percorridos, 143 deles de especiais (trechos cronometrados), e Bissinho Zavatti ficou em segundo lugar na etapa. Com o desempenho, ele amplia para 23min24seg a vantagem na ponta da tabela geral das motos sobre o segundo colocado Duplessis.
“A avaliação é superpositiva, fiz um bom começo de rally nesta primeira parte. Consegui ir bem todos os dias, não cometi erros nem tive penalizações, e isso me dá mais confiança para a parte final da prova. O desafio vai continuar bem rápido e travado em alguns pontos, sem dúvidas a passagem pelo Jalapão será muito dura. Vou seguir concentrado, com a mesma atenção que tive nos últimos dias”, declara Zavatti. O paulista de Monte Alto busca o primeiro título na geral das motos, além do tricampeonato na Moto 2.
Em sua primeira temporada no Brasil, o vice-líder da geral Martin Duplessis fechou a metade inicial da prova em primeiro lugar na classe Moto 1, com a CRF 450RX. “Completamos a maratona e chegamos muito bem até aqui, os resultados são muito importantes para mim e para a equipe Honda Racing. A corrida é longa, temos mais sete dias de prova, e acredito que será ainda mais desgastante”, aposta.
Jean Azevedo possui sete títulos nas motos e é o maior vencedor da categoria no Sertões. Ele segue em terceiro na Moto 1 e em quarto lugar na geral, também com a CRF 450RX. “Estou contente com a minha participação até aqui, estou conseguindo vir no pelotão da frente. Agora que o rally será decidido, temos mais sete etapas pela frente. Agora que começa a mostrar quem tem chances de vencer realmente”, analisa o paulista.
Gabriel Soares “Tomate” é estreante no Sertões e obteve desempenho consistente na primeira metade da prova: quinto na geral e segundo lugar na Moto 2. “Estou muito feliz de estar no Sertões e fechar a primeira parte da prova. É tudo bem novo para mim, um desafio inédito no rally, ainda mais com 14 dias de disputas. Tive alguns problemas no percurso e isso faz parte da minha evolução na modalidade. Os resultados têm sido muito bons, é o meu primeiro ano, e sigo firme na luta”, conta.
Já o capixaba Tiago Wernersbach venceu todas as sete etapas da classe Brasil, acelerando a Honda CRF 250F. Ele defende o título da categoria exclusiva para as motos nacionais. “A especial do dia foi pequena, começou com uma parte rápida, mas logo ficou bem travada, com bastante referência de navegação. Gosto de andar assim e a minha moto também se saiu muito bem. Fiz o 12º lugar na geral, o meu melhor resultado até aqui, e fui muito bem na maratona”, finaliza o piloto.
Com 14 etapas, além da histórica 30ª edição, o Sertões 2022 comemora o bicentenário da independência do Brasil. A disputa teve início em Foz do Iguaçu (PR), no dia 27 de agosto, e será encerrada em Salinópolis (PA), no dia 10 de setembro. O roteiro da prova é formado por 7.202 quilômetros e foi apontado como o maior do mundo em trechos contra o relógio: 4.378 km no total. O Sertões também possui categorias para quadriciclos, UTVs e carros.
A equipe Honda Racing de Rally é patrocinada por Pro Honda, ASW, Alpinestars, Borilli Racing, DID e Seguros Honda.
Resultados 30º Sertões (extraoficiais)
Classificação após sete etapas (cinco primeiros)
Geral Motos
1 – Bissinho Zavatti #6 – 27:12:42 – Honda CRF 450RX
2 – Martin Duplessis #21 – 27:36:06 – Honda CRF 450RX
3 – Ricardo Martins #4 – 27:43:16
4 – Jean Azevedo #2 – 27:51:04 – Honda CRF 450RX
5 – Gabriel Soares #19 – 28:10:30 – Honda CRF 450RX
15 – Tiago Wernersbach #9 – 31:43:29 – Honda CRF 250F
Moto 1
1 – Martin Duplessis #21 – 27:36:06 – Honda CRF 450RX
2 – Ricardo Martins #4 – 27:43:16
3 – Jean Azevedo #2 – 27:51:04 – Honda CRF 450RX
4 – Richard Fliter #38 – 28:38:39
5 – Marco Antonio Pereira #14 – 29:31:07
Moto 2
1 – Bissinho Zavatti #6 – 27:12:42 – Honda CRF 450RX
2 – Gabriel Soares #19 – 28:10:30 – Honda CRF 450RX
3 – Tiago Fantozzi #57 – 28:14:48
4 – João Paulo Fornazari #10 – 28:50:37
5 – Tulio Malta #5 – 29:00:50
Brasil
1 – Tiago Wernersbach #9 – 31:43:29 – Honda CRF 250F
2 – Adão Lemos #13 – 35:50:11
Etapa 7 (cinco primeiros)
Geral Motos
1 – Ricardo Martins #4 – 01:44:40
2 – Bissinho Zavatti #6 – 01:46:39 – Honda CRF 450RX
3 – Tulio Malta #5 – 01:46:52
4 – Marco Antonio Pereira #14 – 01:47:52
5 – Gabriel Soares #19 – 01:48:12 – Honda CRF 450RX
7 – Martin Duplessis #21 – 01:49:00 – Honda CRF 450RX
8 – Jean Azevedo #2 – 01:51:41 – Honda CRF 450RX
12 – Tiago Wernersbach #9 – 01:54:09 – Honda CRF 250F
Moto 1
1 – Ricardo Martins #4 – 01:44:40
2 – Marco Antonio Pereira #14 – 01:47:52
3 – Martin Duplessis #21 – 01:49:00 – Honda CRF 450RX
4 – Jean Azevedo #2 – 01:51:41 – Honda CRF 450RX
5 – Richard Fliter #38 – 01:52:49
Moto 2
1 – Bissinho Zavatti #6 – 01:46:39 – Honda CRF 450RX
2 – Tulio Malta #5 – 01:46:52
3 – Gabriel Soares #19 – 01:48:12 – Honda CRF 450RX
4 – Tiago Fantozzi #57 – 01:48:17
5 – João Paulo Fornazari #10 – 01:52:56
Brasil
1 – Tiago Wernersbach #9 – 01:54:09 – Honda CRF 250F
2 – Adão Lemos #13 – 02:59:30
Confira a roteiro do Sertões 2022:
Dia de descanso – 3/9 (sábado)
Palmas (TO)
O dia de descanso é obrigatório por questões de regulamentos internacionais pela quantidade de quilômetros rodados em sequência.
8ª etapa – 4/9 (domingo)
Palmas (TO) a Mateiros (TO) – 1ª parte Etapa Maratona 2
Deslocamento inicial – 98 km
Especial – 423 km
Deslocamento final – 0km
Total do dia: 521 km
Após o dia de descanso, a prova continua desafiadora com o início da segunda Etapa Maratona, que traz uma seleção das melhores trilhas da região do Jalapão. A maioria dos trechos com pontes de madeira ficou fora para evitar zonas de radar. A especial começa rápida, com piso de piçarra, mas logo em seguida vai para as areias – característica que predomina até o final. Haverá travessia do Rio Prata, muita areia e exigência na navegação.
9ª etapa – 5/9 (segunda-feira)
Mateiros (TO) a Bom Jesus (PI) – 2ª parte Etapa Maratona 2
Deslocamento inicial – 0 km
Especial – 409 km
Deslocamento final – 101km
Total do dia: 510 km
Etapa longa, que traz a parte final da segunda Etapa Maratona. O dia segue pelo mix das melhores trilhas do Jalapão, com direção ao Nordeste. Os últimos 80 km da especial são inéditos, ainda com muita areia.
10ª etapa – 6/9 (terça-Feira)
Bom Jesus (PI) a Bom Jesus (PI)
Deslocamento inicial – 0 km
Especial – 329 km
Deslocamento final – 0 km
Total do dia: 329 km
Depois de dois dias em formato Maratona, as equipes de apoio permanecem em Bom Jesus (PI), tendo mais tempo para realizar a manutenção nos equipamentos. A especial terá roteiro em laço, começando pela bela região dos Cânions do Viana, muita “quebradeira” e terreno pesado de areia. Com apenas 2 km de deslocamentos, no final do dia, a etapa será marcada por muita navegação e quase 100% de trecho cronometrado.
11ª etapa – 7/9 (quarta-feira)
Bom Jesus (PI) a Balsas (MA)
Deslocamento inicial – 57 km
Especial – 219 km
Deslocamento final – 278 km
Total do dia: 554 km
Apesar de já ter passado por Balsas em várias ocasiões, o Sertões reservou especial inédita para o trecho com direção à cidade maranhense. A especial começa com travessia de riacho e cenário de fazendas, na qual há predomínio do solo de piçarras. Haverá subida de serra, com um grande platô, onde o caminho começa a travar. Areia, muita navegação e médias velocidades também formam a especial apontada como uma das mais técnicas da edição 2022.
12ª etapa – 8/9 (quinta-feira)
Balsas (MA) a Imperatriz (MA)
Deslocamento inicial – 12 km
Especial – 156 km
Deslocamento final – 238 km
Total do dia: 406 km
A especial inédita começa rápida e dentro de pequenas lavouras de soja. Entra em trecho de serra, com muitas subidas e descidas, e segue com a mesma característica até o final.
13ª etapa – 9/9 (sexta-feira)
Imperatriz (MA) a Paragominas (PA)
Deslocamento inicial – 35 km
Especial – 358 km
Deslocamento final – 70 km
Total do dia: 463 km
Boa parte da especial será realizada em uma fazenda. O percurso será um dos mais travados do roteiro, mas dos mais bonitos também. Os primeiros 80 km sobem uma serra travada, misturando plantação de eucalipto com pastagens, e vão exigir muita navegação. Haverá deslocamentos pequenos para travessias de rodovias e pontos de altas velocidades, com passagens por vilas, até chegar no trecho mais travado do dia para acessar o Pará.
14ª etapa – 10/9 (sábado)
Paragominas (PA) a Salinópolis (PA)
Deslocamento inicial – 2 km
Especial – 126 km
Deslocamento final – 226 km
Total do dia: 354 km
Apesar de ser o último dia, a especial será “de gente grande” e mistura terreno com areia e pedra. Passa por áreas agrícolas e trechos de matas e fica bastante técnica na parte final, que é muito bonita. As equipes de apoio aguardam para comemorar no fim da especial, e todos poderão aproveitar a paisagem paradisíaca no litoral do extremo norte do Brasil.
TOTAL DO PERCURSO: 7.202 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 4.378km
Foto: Rodrigo Barreto/Mundo Press
Por: Mundo Press – Assessoria de Imprensa da Honda Racing Brasil