“King Off The Jungle” reúne pilotos de todo o Brasil em prova válida pelo Campeonato Brasileiro. Confira as próximas etapas.
Sem espaço para erros e com penalidades que inevitavelmente afetaram o tempo de prova dos pilotos, a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro reuniu atletas de todo o país na cidade mineira de Poços de Caldas para uma das mais duras etapas de toda a jornada. A edição foi realizada após o adiamento, por conta das condições climáticas, da etapa que aconteceria em Osório, no Rio Grande do Sul.
Em Minas, os pilotos enfrentaram um Prólogo enxuto, que exigiu habilidade e bastante técnica. “O Prólogo só tinha uma volta. Sendo determinante para a ordem de largada, a penalidade em tempo foi difícil de ser recuperada ao longo da prova”, comenta Maycon Garcia, chefe de equipe da MXF UAI Racing.
Tão curta quanto o prólogo foi a prova: menos de 30 quilômetros povoados por pedras enormes, paredões e grandes obstáculos naturais. Henrique Martini, que encara uma disputa de hard pela segunda vez, foi o único piloto da equipe MXF que escapou da penalidade aplicada no Prólogo. O atleta acabou ficando em segundo lugar, conquistando um lugar no pódio.
“No segundo dia, que foi o da prova, acabei confundindo o caminho e entrei na trilha errada”. Martini perdeu minutos valiosos e, durante esse intervalo, foi ultrapassado. “Apesar desse ocorrido, consegui retomar a corrida e continuei dando meu máximo. Embora não tenha alcançado o pódio no segundo dia, a experiência foi extremamente valiosa, transformando-se em lições importantes para as próximas competições”, compartilha.
Largando em 28º lugar, João Paulo Pinheiro fez uma prova de recuperação, usando muita velocidade. “Fiz a prova em menos de duas horas, já com a penalidade de dez minutos por conta do prólogo. Fiquei contente com o feito: ultrapassei 13 pilotos e finalizamos bem, eu e a moto”, comenta o piloto João Paulo Pinheiro, o mais experiente do time.
Sofrendo também a penalidade de dez minutos por conta do desempenho no prólogo, Miguel Lambert precisou correr contra o tempo, literalmente. “Andei muito rápido e em um ritmo constante, sem erros, porém, por ser uma prova curta, não tive tempo suficiente para tirar a diferença. A disputa estava animadíssima, a moto se comportou perfeitamente, nenhum problema mecânico. Agora o foco é continuar o treinamento e bora para a próxima”, sublinha.
Caio Lima, piloto desde os 18 anos, acompanhou os companheiros de equipe e também foi penalizado. “Como tínhamos apenas uma chance para o melhor tempo, acabei tendo um deslize em uma sessão de pedras e não me classifiquei entre os dez melhores tempos. No domingo, sabia que teria uma prova desafiadora devido ao trajeto ser curto e rápido. No entanto, precisei ser mais agressivo na velocidade, consegui, porém, devido a ter largado em 12º, não deu tempo de alcançar os ‘ponteiros’. Agora é se preparar para a próxima, que será na minha cidade!”, diz, entusiasmado com a próxima etapa do Hard, marcada para acontecer entre os dias 16 e 18 de agosto na cidade de Socorro, São Paulo.
O time da MXF, que faz sua estreia no Hard Enduro neste ano de 2024, se apresenta com disposição nas provas, e a etapa de Poços de Caldas reafirmou o espírito de renovação da equipe, bem como sua intenção de aprender em cada edição. Durante as etapas, a montadora de veículos off-road com sede no Paraná atua juntamente com a revenda parceira UAI Racing de Ubá.
A MXF premia com uma moto MXF270F os vencedores das classes Bronze e Iron da categoria Air Cooled. Além disso, em uma parceria inédita entre a organização, a montadora oferece desconto de 50% na compra de peças de reposição para as motocicletas. A ação faz parte de um novo Clube de Vantagens oferecido exclusivamente aos pilotos durante o evento.
CALENDÁRIO
PRÓXIMAS ETAPAS
5ª etapa – De 16 a 18 de agosto em Socorro (São Paulo)
6ª etapa – De 20 a 22 de setembro em Cuiabá (Mato Grosso)
MAIS INFORMAÇÕES
Por: Nicole Thuler – Engenharia de Comunicação