Disputa acontece na cidade de Barão de Cocais, em Minas Gerais, em abril
A cidade de Barão de Cocais, em Minas Gerais, recebe a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro (BRHE). A prova está marcada para os dias 19, 20 e 21 de abril. Considerado o maior campeonato de Hard Enduro da América Latina, o BRHE recebeu na primeira etapa realizada na cidade de Morungaba, São Paulo, 167 pilotos inscritos em sete categorias. A MXF, montadora off-road de Curitiba, estreou na disputa com uma nova equipe, a MXF UAI Racing, que já cravou pódio: João Pinheiro (@joao_paulo_pinheiro17) conquistando o quarto lugar na categoria Bronze.
Na análise do chefe de equipe, a estreia do time demonstrou competência, embora precise de alguns ajustes, algo natural em eventos de grande exigência como o Hard Enduro. Maycon Garcia, atento ao desafio mineiro, aposta em bons resultados para todos os pilotos.
A MXF, que oferece veículos off-road para crianças, jovens e adultos, aproveita o Hard Enduro para colocar na pista duas de suas motos mais “valentes”: a 300TS, que tem como diferencial a suspensão dianteira de duplo cartucho da marca SZC, com regulagem de compressão e retorno e válvula de alívio de ar (310 mm); e a 270F, dona de um poderoso motor 4T, muita potência e velocidade.
“A preocupação da MXF é colocar na pista motos que resistam a diversos tipos de terrenos, proporcionando um desempenho excepcional. Sempre buscamos testar e lançar produtos de alta qualidade a preços acessíveis. Acreditamos no esporte e em sua capacidade de promover inclusão”, destaca Garcia.
A EQUIPE
Quatro pilotos integram a nova equipe. Henrique Carvalho Martini, de 17 anos, é de Ribeirão Preto, São Paulo. Apaixonado pelo esporte desde a infância, Henrique encarou sua primeira corrida de Hard Enduro aos 16 anos no final do ano passado. Em 2024, ele encara o desafio pela segunda vez, competindo com uma MXF 270F na categoria Air Cooled Iron.
O mineiro Miguel Lambert Miranda, de 23 anos, também integra a equipe MXF. Miguel foi influenciado pelo pai, outro fã do motociclismo. “Comecei a fazer trilhas com 13 anos, e, aos 15, participei das primeiras competições como o Enduro de Regularidade. Aos 17 anos, para o Enduro Fim, conquistei títulos no cenário nacional dentro da extinta Copa EFX Brasil”, conta. Após alguns anos afastado das competições, o piloto retorna ao cenário do Hard Enduro, assumindo os papéis de atleta e organizador. Para este ano, o objetivo principal é alcançar a linha de chegada.
Aos 34 anos, João Paulo Pinheiro é o mais experiente da nova equipe da montadora paranaense. Paulista, natural de Paulínia, é piloto de Hard Enduro desde 2021, conquistando destaque no esporte. No ano passado, foi campeão do campeonato Hard Enduro Brasil Series (HEBS) na categoria Iron e, neste
ano, mantém o foco em alcançar resultados igualmente positivos. Graduado em Educação Física, é professor e atleta na equipe Paulínia Racing Bicicross e MTB. “Estou animado, confiante e disposto a enfrentar os novos desafios da edição 2024 do campeonato”, afirma.
Caio Henrique Oliveira de Lima, de 26 anos, completa o time. Paulista, natural de Santo André e atualmente morador de Socorro, o piloto percorre as mais duras trilhas desde os 18, conquistando diversos títulos. É embaixador do Centro Cultural Movimento e Bike Story, também Atleta Drogaria Total e Centro de Treinamento 2Life.
PATROCINADORES
@motobattbrasil
@gaia_mx
@borilliracing
@bikeracessorios
@italianbraap
@pixdesignlab
@nowgraphics
@230brasil
@trail_land_bh
@veloxprotecao
@r_bolt_oficial
CALENDÁRIO DE PROVAS
2ª etapa – De 19 a 21 de abril em Barão de Cocais (Minas Gerais)
3ª etapa – De 17 a 19 de maio em Osório (Rio Grande do Sul)
4ª etapa – De 14 a 16 de junho em Poços de Caldas (Minas Gerais)
5ª etapa – De 16 a 18 de agosto em Socorro (São Paulo)
6ª etapa – De 20 a 22 de setembro em Cuiabá (Mato Grosso)
MAIS INFORMAÇÕES
Sobre a MXF: https://mxfmotors.com.br/motos/