Após o duríssimo desafio em São Paulo, pilotos trabalham para subir ao pódio em Cuiabá, onde acontece a última prova do Campeonato
A quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro, realizada recentemente em Socorro, São Paulo, reuniu grandes pilotos de todo o Brasil para um desafio de alto nível. Sob um sol intenso e enfrentando obstáculos dignos de gigantes do off-road, a equipe MXF UAI Racing mostrou sua força. Eles superaram tanto o Prólogo (corrida curta em circuito fechado que define a ordem de largada) quanto a corrida principal, em uma disputa de tirar o fôlego.
Caio Lima, piloto desde os 18 anos, correu literalmente em casa. Natural de Socorro, ele conquistou o sétimo lugar no Prólogo e, no dia da prova, rapidamente subiu para o sexto lugar. Infelizmente, uma quebra de peça no meio da trilha o penalizou, e ele quase alcançou o pódio. “Foi preciso muita resiliência para continuar a corrida, já que precisei pegar o manete que ficou suspenso e colocá-lo no lugar para conseguir embrear. Completei a primeira parte em 48 minutos, e no ponto neutro [onde os pilotos podem reabastecer, realizar manutenções rápidas e se hidratar], a equipe da MXF me atendeu prontamente, deixando minha moto 100%. Na segunda parte, consegui atacar forte, ultrapassando vários pilotos. Fiquei a apenas 54 segundos do pódio!”, relata Caio, que terminou a corrida em sexto lugar.
João Paulo Pinheiro, o piloto mais experiente da equipe, descreveu os pouco mais de 30 km da prova de Socorro de maneira contundente: “animal”. “A prova foi excelente. No sábado, consegui uma boa volta no Prólogo, mas acabei ficando para trás e larguei em vigésimo primeiro no domingo. Fiz uma corrida de recuperação, ganhei posições, cheguei a estar em décimo, mas tomei um caminho errado devido à mata fechada e perdi algumas colocações. O final da prova foi bem difícil, mas a moto se comportou muito bem. Saio muito satisfeito. Foi uma disputa incrível”, compartilha João Paulo, que corre na categoria Bronze e concluiu a prova em 24º lugar.
Henrique Martini, o piloto mais jovem da equipe, terminou o Prólogo em segundo lugar. No domingo, apesar de perder tempo por se confundir na prova, conseguiu fechar a disputa em nono lugar. “Uma boa colocação, mesmo com os problemas enfrentados”, elogia o chefe de equipe da MXF UAI Racing, Maycin Garcia.
Miguel Lambert, por outro lado, teve que abandonar a prova devido a um problema mecânico na moto já no sábado. “É ajustar as velas e seguir em frente para a próxima etapa”, diz ele, animado para a última fase do campeonato. Erika Mroginski, que estreava no Hard na categoria AirCooled Iron, completou 80% da prova, mas, infelizmente, sofreu uma queda e não conseguiu concluir.
“A próxima etapa agora é em Cuiabá para fechar o campeonato. Ano que vem, com a experiência que adquirimos, vamos melhorar ainda mais”, conclui Garcia, cheio de entusiasmo.
HARD
A MXF, estreando no Hard Enduro em 2024, vem mostrando disposição nas provas. Com sede no Paraná, a montadora de veículos off-road compete em conjunto com sua revenda parceira, UAI Racing de Ubá.
Como parte de seu compromisso com a competição, a MXF premiará os vencedores das classes Bronze e Iron da categoria Air Cooled com uma moto MXF270F. Além disso, em uma parceria inédita com a organização, a montadora oferece um desconto de 50% na compra de peças de reposição para as motocicletas, integrando essa iniciativa ao novo Clube de Vantagens, exclusivo para pilotos durante o evento.
CALENDÁRIO
ÚLTIMA ETAPA
6ª etapa: de 20 a 22 de setembro em Cuiabá, Mato Grosso
MAIS INFORMAÇÕES: https://mxfmotors.com.br/
Por: Equipe de Jornalismo|Engenharia de Comunicação