EQUIPE VENCEDORA DO RENAULT EXPERIENCE É CAMPEÃ EM DISPUTA INTERNACIONAL

Com solução de mobilidade focada em cadeirantes, equipe “Ornitwizy” venceu o Twizy Contest contra equipes de outros 5 países

A equipe OrniTwizy, uma das vencedoras do Renault Experience edição 2019, foi campeã do Twizy Contest, etapa internacional do programa que selecionou os principais projetos de mobilidade envolvendo o Twizy para uma grande final, na França. A premiação aconteceu em Paris, na sexta-feira (4). Os cinco estudantes da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, desenvolveram uma solução de mobilidade para portadores de dificuldades motoras. Com a vitória, a equipe vai visitar o Consumer Electronics Show, evento de inovação que acontece em janeiro de 2020, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

A equipe foi uma das startups vencedoras do Renault Experience no Brasil, após competir com 338 projetos de 21 estados brasileiros. Durante o programa, a equipe passou por diversas fases de aceleração na Renault e na Hotmilk, aceleradora da PUCPR, além de orientações com profissionais da Renault e do mercado. O time é formado pelos alunos Felipe Machado (Design), Jonata Rocha Fett e Nickolas Augusto Both (Engenharia Eletrônica), Matheus Furlan da Silva (Engenharia de Produção) e Marco Antônio Fröhlich (mestrando em Tecnologia dos Materiais e Processos Industriais).

“Para nós, a vitória foi muito importante para encerrar um ciclo e nos motivar a continuar propondo soluções inovadoras, além de estimular outros jovens a seguir por esse caminho”, afirma Felipe Machado, estudante do curso de Design e um dos idealizadores do projeto.

O Twizy Contest é uma categoria do programa Renault Experience liderado pela engenharia Renault, e contou com projetos da França, Rússia, Coréia do Sul, Turquia e Romênia. A competição tem como base a POM (Plataform Open Mind), uma plataforma automotiva de código aberto para o Twizy que permite o uso dos dados para o desenvolvimento de soluções de mobilidade.

O projeto desenvolvido pela equipe é um sistema de mobilidade urbana baseado no modelo de carsharing, com reserva feita por meio de um aplicativo, que viabiliza a utilização do Twizy por qualquer cliente, incluindo PCDs. O protótipo recebeu uma adaptação para cadeirantes, que permite girar o banco para fora do veículo, fazendo com que o motorista seja capaz de sair da cadeira de rodas e subir no Twizy, sem precisar de auxílio de terceiros. A equipe também desenvolveu um sistema para aceleração e frenagem manual, o que permite que qualquer pessoa, seja com dificuldades de mobilidade ou não, consiga guiar o veículo.

O Renault Experience tem o objetivo de estimular o empreendedorismo e a inovação dentro das universidades, buscando soluções de mobilidade. Parabéns ao time Ornitwizy, que representou muito bem o Brasil nesse concurso”, afirma Caique Ferreira, diretor de comunicação da Renault do Brasil e vice-presidente do Instituto Renault.

Sobre o Instituto Renault           

Fundado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 700 mil pessoas, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável.  Criado há nove anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e Inclusão.

No eixo Inclusão, além do Renault Experience a Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault.

No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 200 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.

Foto: Divulgação

Por: Sala de Imprensa Renault do Brasil

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*