- A BWT Alpine F1 Team terminou o Grande Prêmio da Arábia Saudita com mais oito pontos em sua conta no campeonato, com Esteban Ocon terminando em sexto após uma emocionante prova. O abandono de Fernando Alonso na 35ª volta privou a equipe de uma dobradinha nos pontos nesta corrida à beira-mar em Jeddah.
Ocon e Alonso fizeram uma boa largada, mantendo suas posições durante o início de um Grande Prêmio que totalizou 50 voltas. Após algumas brigas com a Mercedes de George Russell e a Alfa Romeo deValtteri Bottas, os dois pilotos da Alpine iniciaram um duelo emocionante roda a roda, oferecendo um espetáculo no início da prova.
Depois de várias ultrapassagens consecutivas dos dois pilotos, Alonso se manteve em sexto. Após seguir logo atrás da zona de DRS do espanhol durante algumas voltas, Ocon teve que abrir passagem para Bottas.
Na 14ª volta, o carro de segurança entrou em ação devido à presença da Williams danificada na pista. A equipe aproveitou a oportunidade para chamar os dois carros ao box para colocar pneus duros. Ambos mantiveram suas posições ao voltar à pista. Alonso conseguiu até mesmo ultrapassar Kevin Magnussen, ficando em sétimo. Ao mesmo tempo, Ocon entrou para o top 10, ficando a alguns segundos atrás de seu companheiro de equipe.
Infelizmente, Alonso teve que abandonar a prova com seu A522 logo depois, devido a um problema que deu fim à sua forte corrida. No único Alpine restante, Ocon conseguiu ganhar várias posições, principalmente graças a uma série de abandonos de prova, assumindo a sexta posição.
O francês – que parece gostar de batalhas na última volta em Jeddah – partiu para um último ataque sobre a McLaren de LandoNorris, passando pela bandeira quadriculada com uma vantagem mínima sobre seu rival.
Com este resultado, a BWT Alpine F1 Team assume o quarto lugar no campeonato de Construtores com 16 pontos na conta. As atenções da equipe se voltam agora para o Grande Prêmio da Austrália.
Esteban Ocon / Largada: 5º – Chegada:6º: “Mais uma vez marcamos belos pontos e estou satisfeito com minha corrida no geral. A briga com o Fernando foi realmente interessante. Foi uma prova difícil, justa, roda contra roda, que me fez lembrar os meus tempos de kart. Com esses carros, você pode correr pra valer e isso é bom para o esporte. Foi uma pena não poder pontuar com os dois carros, mas provamos que somos competitivos e devemos nos manter assim. O final da corrida foi emocionante, pois levamos a melhor sobre o Lando [Norris] na linha de chegada. Para mim, foi como um resgate pelo que aconteceu no ano passado!”
Fernando Alonso / Largada: 7º – Chegada:Abandono: “Ainda não sabemos o que aconteceu, então vamos analisar o problema esta noite. Perdemos muitos pontos, mas foi bom constatar a boa performance do carro nesta noite e durante todo o fim de semana. Acho que merecíamos o sexto lugar hoje porque fizemos uma boa corrida, por isso é lamentável não ter sido possível terminar a prova. A batalha com o Esteban foi justa e sempre nos respeitamos na pista. Também tivemos algumas brigas acirradas no Bahrein e sempre tentamos dar o melhor de nós pela equipe. Eu estava um pouco mais rápido durante a corrida e fiz a ultrapassagem, mas também tive que tomar cuidado com o Bottas. Poderíamos ter pontuado com os dois carros hoje, mas mantivemos o quarto lugar às vésperas do nosso retorno à Austrália.”
Otmar Szafnauer, Diretor da Equipe: “Esta corrida nos deixou com sentimentos contraditórios. O balanço é positivo no geral, confirmando nossa competitividade, e o sexto lugar de Esteban é um excelente resultado. Ele apresentou regularidade durante todo o fim de semana e conseguiu converter em pontos sua boa performance nas qualificações. Mas estamos um pouco decepcionados por não termos conseguido pontuar com nossos dois carros. Infelizmente, o Fernando teve que abandonar a prova depois de ter pilotado muito bem durante toda a noite. Estamos agora averiguando o que aconteceu; o nosso carro claramente tem potencial para brigar por muitos pontos e isso foi demonstrado pelos nossos dois pilotos esta noite. Estamos felizes por fazer com que eles travem uma luta intensa e justa, pois nosso papel é trabalhar para que os dois pilotos tirem o máximo do carro. Todos na equipe vão trabalhar muito quando estivermos de volta em Enstone e Viry, para nos prepararmos da melhor forma possível para o tão esperado retorno da Fórmula 1 a Melbourne, daqui a duas semanas. Parabéns a todos pelo trabalho feito. Vamos continuar dando o máximo de nós!”
Foto: Sala de Imprensa Renault do Brasil
Por: Sala de Imprensa Renault do Brasil