Fabian Yannatuoni (Peugeot) vence em Termas de Rio Hondo na STC2000
O piloto Fabián Yannantuoni a bordo de um Peugeo 408 se impôs ante a concorrência e levou a melhor em uma prova com final de deixar o público em estado de cartase. A vitória veio para o piloto da Peugeot 408 del Team Peugeot Total Argentina somente nos metros finais.
O triunfo do piloto oriundo de Capitán Bermúdez nesta que foi a quinta etapa do Campeonato Argentino e Sulamericano de Súper TC2000, que aconteceu no Circuito Internacional de Termas de Río Hondo, provincia de Santiago del Estero, teve ainda Matías Milla (Toyota Team Argentina) em segundo, e Facundo Ardusso (Renault Agora o campeonato tem como líder Ardusso com 85 pontos, seguido por Spataro e Canapino com 71.
Na terceira posição aparece Pernía (70), Fontana em quarto (64) e Fineschi em quinto com 63 pontos. No grid de partida para corrida final figuravam os dois pilotos do Team Peugeot Total Argentina: Mariano Werner e Damián Fineschi. Atrás Leonel Pernía com o Renault Fluence da Renault Sport largando da terceira posição, com Manuel Mallo (Chevrolet Cruze da Chevrolet YPF) ao seu lado.
Ao se acender a luz de partida, os Peugeot tomaram a ponta, com Werner e Fineschi liderando o pelotão, logo atrás vinha Urcera, seguido por Pernía, Mallo, Rossi, Guerrieri e Canapino.
Na primeira parada de pits todos que tinham largados com pneus duros (Ardusso, Yannantuoni, Siirvent, Milla, Morgenstern, Fontana, Farroni e Merlo) forma obrigados a colocar os pneus macios. Com quatro voltas a ordem era:Werner, Fineschi, Urcera, Pernía, Mallo, Rossi, Canapino, Chapur, Ledesma e Spataro completando os dez primeiros.
Ardusso, que havia sido o primeiro a trocar pneus, já era o 17º, mas o safety-car entrou no circuito devido a saída de pista de Muñoz Marchesi, imediatamente após ter feito sua troca, rodando com os pneus ainda frios.
Na sexta volta aconteceu a relargada, e Werner novamente pulou à frente de Fineschi e Urcera. Porém, o Fiat Linea de Merlo, fez com que novamente o safety fosse acionado, já que seu carro ficou parado no meio da pista.
Foi neste momento que Christian Ledesma entrava nos boxes, devido a quebra de uma peça no sistema de freios, retornando a prova com uma volta de desvantagem. Com a bandeira verde se deu novamente a relargada, e Emiliano Spataro entrou nos boxes para sua troca de pneus.
A lua entre Canapino e Rossi pela sétima posição era a grande atração da prova, e os dois ainda não haviam trocado seus pneus. Fontana em uma bela manor superava Ardusso e assumia o 12º lugar.
A grande dúvida era se os pneus aguentariam até o final da prova, depois que todos fizessem sua parada obrigatória. Fineschi fez nova parada na volta 18 para nova troca de pneus, e de segundo caiu para o 18º lugar.
Restando somente onze voltas para o final, a liderança era de Fontana, com Ardusso e Yannantuoni nos seus calcanhares. Yannantuoni passou por Ardusso e tinha um virtual segundo lugar, já que Werner ainda não havia parado.
Faltando sete voltas a incerteza nos boxes era imensa, se os ponteiros teriam de fazer uma nova parada. Um toque entre Chapur e Urcera fez com que o safety-car mais uma vez entrasse na pista, aumentando ainda mais as incertezas.
A fila indiana era composta por: Werner, Pernía, Canapino, Rossi, LLaver Fontana, Mallo, Yannatuoni, Milla e Ardusso. Quem tirou vantagem da situação foi Mallo, que rapidamente entrou nos boxes, segundos antes da entrada do safety-car.
Chapur pelo toque recebeu a bandeira preta. Os fiscais de pista rapidamente retiraram o carro de Urcera e a prova recomeçou. Chapur indignado pela punição, entrou nos boxese bateu contra os pneus, mas sem contudo obstruir o traçado.
Quando tudo recomeçou faltavam somente três voltas. Rossi entrou e saiu rapidamente dos boxes. Faltando duas votlas para a bandeirada, foi a vez de entrar nos boxes Werner, Pernía e Llaver.
Na pista a liderança era de Fontana, seguido por Yannantoni e Milla. Pernía entou aos boxes, fez a mudança de pneus e voltou à corrida. Faltava ainda o melhor da prova.
Restando somente 50 segundos para o final do tempo de prova, Mariano Werner entrou no boxes, onde sua equipe implorava pela sua parada. No momento da troca no entanto, um problema fez demorar mais que o previsto, e lhe tirando a chance de voltar à frente do pelotão.
Norberto Fontana já se encaminhava para vitória, para felicidade da imensa torcida da Chevrolet, mas um furo no pneu dianteiro esquerdo do Cruze lhe roubou o triunfo. Festa para Fabián Yannantuoni, o “Patito” de Capitán Bermudez.
Em segundo ficou o showman Matías Milla, que havia largado da última fila do grid. Na terceira posição chegou Facundo Ardusso, “el flaco”, que agora lidera o campeonato.
Completando os top ten chegaram: Mallo, Fineschi, Manta, Fontana, Farroni, Spataro e Pernía. A próxima prova acontece no dia 03 de Julho, no Autódromo Ciudad de Oberá, provincia de Misiones.
Texto João Vasconcelos