Pô gente(!),… será que ainda pode existir alguma dúvida sobre o que a F1 (Fórmula Um) representa enquanto “desenvolvimento máximo da tecnologia automotiva”???
Na boa, não precisa ser um expert pra ver isso, pois está mais do que claro do que ela é capaz, suas equipes com seu staff técnico, carros e pilotos, são fantásticos, aliás brilhantes mesmo(!) e tudo é visando a máxima performance, é o topo do topo, porém, apesar de não parecer, muito do que se vê por lá pode vir a ser aplicado em carros de rua (antes mais que hoje, mas ainda acontece) ou seja, é realmente um baita dum laboratório e bem útil.
Se parar um pouco, só um pouco, para analisar é de cair o queixo, deixar boquiaberto, ainda mais em sendo admirador desse tipo de tecnologia.
Numa análise básica, fica exorbitante o poderio tecnológico deles em comparação a outras categorias que utilizam os mesmos autódromos e – principalmente(!) – traçados pelo planeta.
No caso de Interlagos, nosso querido “quintal de casa”, os números são im-pres-si-o-nan-tes! Por exemplo, no final da reta oposta os F1 chegam a impensáveis 320 km/h, assim como na reta dos boxes, sem dizer que o tempo de volta é de aproximadamente 1’07” (um minuto e sete segundos). Ou seja, uma volta completa numa pista de 4.309 m de extensão, com subidas e descidas, duas retas e 15 curvas é completada em praticamente UM MINUTO!!!
“Impressionante” é pouco, É INSANO!!!
Resumindo, se for pra ser f…da, melhor ser do que dizer que é, e eles o são, no melhor sentido da expressão.
Muitos sabem da minha paixão primordial e inexplicável pelo motociclismo, mas poucos sabem da minha “doença” por esporte a motor (ainda mais o de alto rendimento) e por motores a combustão.
Pois é, sou assim…
Já fui mais ávido no consumo de informações advindas dessas paixões. Adquiria onde era possível, revistas, jornais, livros, oficinas (eita saudades dos tempos de graxeiro!). Até atuei por um bom tempo em salas de testes de motores (diesel, alguns enormes potentíssimos em configuração V10, V12 ou V16 e dotados de turbo compressor duplo!) em grandes empresas da área de locação de energia e em outro momento como tester de motos em oficinas…
Atualmente obtenho o conhecimento em sites e/ou diretamente com quem produz a performance ou a informação. Enfim, acho que essa “doença” não tem cura – ainda bem!
Escrevi isso após assistir pela TV aos treinos classificatórios para a etapa brasileira do certame em 2018, aplacado que estava pela demonstração indireta de superioridade desses bólidos aqui no nosso “templo” da velocidade nacional, o tradicional autódromo José Carlos Pace, vulgo Interlagos, no bairro de mesmo nome em São Paulo.
E sim, haviam lágrimas em meus olhos ao escrever. Mas não por ser um assunto comovente, pelo contrário, pois a descarga de adrenalina (em mim) é enorme vendo tais resultados em pista, porém (talvez) por causa dessa incontrolável e inexplicável paixão.
Isso é lindo de ver! LINDO!!!
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Bem, talvez você que está lendo esse texto não esteja realmente entendendo nada do que eu esteja tentando explicar sobre essa paixão por motores e tal…
Então vamos fazer um teste simples com esse vídeo que vem na sequência. É bem curtinho, um minutinho de duração, haha o tempo de volta de um F1 atual em Interlagos. Assista-o e – principalmente – ouça-o até o final (com fones de ouvido fica melhor, não em razão do volume, mas pra isolar de ruídos externos, ok?). Se ao final desse vídeo, o som (principalmente no momento das reduções de marchas!) não tiver te causado um dos efeitos a seguir, como: arrepio, comichão, tremelique, ouriçamento dos pelos, enrubescimento facial, sudorese, merejamento no globo ocular, OK(!), sei que será muito difícil de explicar de forma inteligível o que é essa paixão. Mas caso algum dos sintomas citados venha a tona em você, então BEM VINDO(A) AO CLUBE(!) hehehe. Afinal esses sintomas revelam que você está infectado por essa “doença” incurável chamada de “Tesão Por Esporte a Motor e Motores” e nesse caso my friend, não há nada que eu tenha que lhe explicar! Simplesmente curta muito!!!
Por Ronaldo Arrighi – Apresentador, Repórter, Comentarista e Locutor em TV, Rádio e Web – 😉🎙🎧📺📻📽🎬
Imagens: Web Free Images e Divulgação F1
Postado originalmente em Cronicriando
Acesse e conheça também o MOTOeGP, será um prazer tê-lo(a) por lá! Desde já obrigado e até a próxima!