Título foi decidido por um ponto e nos metros finais

Mas a noite não começou da maneira desejada ao piloto da HFC. Isso porque seu adversário Bruno Fernandes mostrou já no qualifying ter um acerto de carro mais rápido, ao conquistar o segundo melhor tempo, enquanto Heitor não conseguiu ir além da quinta colocação no grid de largada. A pole position ficou com Álvaro Moisés.
Resultado da sessão classificatória:
Posição | Piloto | Equipe | Tempo | Diferença | Voltas | Pontos |
1 | Alvaro Moises | Equipe BIS I | 1:58.625 | -:–.— | 4 | 1 |
2 | Bruno Fernandes | Factory Assault Team I | 1:58.700 | 0:00.073 | 5 | 0 |
3 | Leandro Werle | Factory Assault Team I | 1:58.882 | 0:00.256 | 5 | 0 |
4 | Juan Goncalez | Karussell Race Team | 1:59.248 | 0:00.622 | 4 | 0 |
5 | Heitor Facuri Cicoti | HFC | 1:59.274 | 0:00.649 | 4 | 0 |
6 | Gustavo Frigotto | Factory Assault Team II | 1:59.385 | 0:00.759 | 5 | 0 |
7 | Tiago E Pereira | TXRacing | 1:59.618 | 0:00.991 | 4 | 0 |
8 | Bruno Souza | Equipe BIS I | 1:59.697 | 0:01.071 | 4 | 0 |
9 | Murilo Fiore | Equipe BIS II | 1:59.940 | 0:01.315 | 4 | 0 |
10 | Thiago Procopio | BenKleR Racers | 2:00.637 | 0:02.012 | 4 | 0 |
11 | Cristian Zuklinski | CR Team | 2:01.655 | 0:03.030 | 4 | 0 |
Logo na largada, Moisés manteve a ponta e foi comboiado por Fernandes. Cauteloso, Cicoti procurou não correr riscos nas primeiras voltas, mas a ânsia de ver o seu adversário disputando a vitória, o fez cometer um erro que lhe custou caro. Na terceira volta de prova, ao tentar ultrapassar Thiago Procópio, Heitor atrasou muito a freada e tocou no carro de Leandro Werle, que nada tinha a ver com a história. Com o toque, os dois pilotos caíram para o fim de pelotão, e para piorar ainda mais a sua situação, Cicoti foi considerado culpado e recebeu um drive-thru.
Com Cicoti fora da jogada, Fernandes poderia ter se contentado com o segundo lugar, que lhe dava os pontos necessários para assumir a liderança do campeonato e disputar de igual para igual a última bateria. Só que Fernandes não se acomodou, e depois de várias voltas alternando a liderança com Moisés, os dois se tocaram na saída do S do Senna, com Fernandes rodando e levando a pior, caindo para a quarta colocação.
Com os dois líderes perdendo tempo, quem chegou para disputar a vitória foi Gustavo Frigotto, que até forçou uma ultrapassagem no S do Senna, mas a sua manobra acabou sendo considerada irregular, e o piloto recebeu um drive-thru como punição. A vitória ficou então nas mãos de Álvaro Moisés, que celebrou muito o resultado após uma corrida caótica em Londrina. Murilo Fiore foi o segundo colocado, formando a dobradinha da Equipe BIS, com Tiago Pereira completando o pódio.
Resultado da primeira bateria:
Posição | Piloto | Equipe | Tempo | Diferença | Voltas | Pontos | Corrida% |
1 | Alvaro Moises | Equipe BIS I | 28:06.581 | -:–.— | 14 | 26 | 100 |
2 | Murilo Fiore | Equipe BIS II | 28:07.875 | 0:01.295 | 14 | 25 | 100 |
3 | Tiago E Pereira | TXRacing | 28:09.356 | 0:02.776 | 14 | 24 | 100 |
4 | Bruno Fernandes | Factory Assault Team I | 28:13.356 | 0:06.776 | 14 | 23 | 100 |
5 | Thiago Procopio | BenKleR Racers | 28:14.277 | 0:07.697 | 14 | 22 | 100 |
6 | Bruno Souza | Equipe BIS I | 28:22.930 | 0:16.350 | 14 | 21 | 100 |
7 | Heitor Facuri Cicoti | HFC | 28:24.485 | 0:17.904 | 14 | 20 | 100 |
8 | Cristian Zuklinski | CR Team | 28:29.177 | 0:22.597 | 14 | 19 | 100 |
9 | Gustavo Frigotto | Factory Assault Team II | 28:30.608 | 0:24.027 | 14 | 18 | 100 |
10 | Leandro Werle | Factory Assault Team I | 28:38.374 | 0:31.793 | 14 | 17 | 100 |
11 | Juan Goncalez | Karussell Race Team | Não completou | Não completou | 4 | 0 | 29 |
Com apenas dois pontos separando Fernandes de Cicoti, a Fórmula Vee Brazil eRace partiu para a decisão. Com o grid invertido, o atual campeão Leandro Werle teve a honra de comboiar o grid pela derradeira vez. Só que a alegria do catarinense não durou muito e antes mesmo das luzes apagarem, Werle recebera um drive-thru por queima de largada. A ponta caiu então nas mãos do outro carro da Equipe BIS, pilotado por Bruno Souza.
Assim como na primeira bateria, a história se repetiu na segunda. Cicoti manteve a cautela, enquanto Fernandes partia para o ataque. Sob enorme pressão dos companheiros da Factory, Cicoti passou por bons sustos durante a corrida, principalmente com Thiago Procópio, que parecia determinado em ser o fator determinante do título. Fernandes, enquanto isso, tentava buscar Bruno Souza, mas o ritmo do piloto da Equipe BIS era fortíssimo.
O campeão só foi conhecido na última curva da última volta, assim como na disputa de Felipe Massa e Lewis Hamilton em 2008, no mesmo circuito. Enquanto Bruno Souza conquistava a sua primeira vitória, com Bruno Fernandes em segundo e Álvaro Moisés em terceiro, Heitor Facuri Cicoti subia a reta lado a lado com Thiago Procópio e Leandro Werle. Se mantivesse a quinta colocação, Cicoti era campeão, se fosse sexto, Fernandes era campeão. E em um final digno de filme, Procópio e Werle se tocam a poucos metros do fim, deixando o caminho livre para Cicoti levar o título da temporada. Bruno Fernandes ficou com o vice-campeonato e Murilo Fiore foi o terceiro colocado.
Como premiação do campeonato, Heitor Facuri Cicoti receberá um Logitech G29 e um drive day. Bruno Fernandes e Murilo Fiore também receberão um drive day.
Resultado final da segunda bateria:
Posição | Piloto | Equipe | Tempo | Diferença | Voltas | Pontos | Corrida% |
1 | Bruno Souza | Equipe BIS I | 27:56.374 | -:–.— | 14 | 26 | 100 |
2 | Bruno Fernandes | Factory Assault Team I | 27:59.060 | 0:02.684 | 14 | 25 | 100 |
3 | Alvaro Moises | Equipe BIS I | 27:59.905 | 0:03.530 | 14 | 24 | 100 |
4 | Juan Goncalez | Karussell Race Team | 28:10.014 | 0:13.638 | 14 | 23 | 100 |
5 | Heitor Facuri Cicoti | HFC | 28:12.529 | 0:16.155 | 14 | 22 | 100 |
6 | Murilo Fiore | Equipe BIS II | 28:12.857 | 0:16.482 | 14 | 21 | 100 |
7 | Leandro Werle | Factory Assault Team I | 28:12.985 | 0:16.611 | 14 | 20 | 100 |
8 | Gustavo Frigotto | Factory Assault Team II | 28:22.101 | 0:25.727 | 14 | 19 | 100 |
9 | Thiago Procopio | BenKleR Racers | 28:37.621 | 0:41.247 | 14 | 18 | 100 |
10 | Cristian Zuklinski | CR Team | 28:50.554 | 0:54.180 | 14 | 17 | 100 |
11 | Tiago E Pereira | TXRacing | 28:55.501 | 0:59.127 | 14 | 16 | 100 |
Classificação final do campeonato de pilotos:
Posição | Piloto | Equipe | Pontos | Diferença | Largadas | Poles | Vitórias | Pódios |
1 | Heitor Facuri Cicoti | HFC | 272 | 0 | 12 | 1 | 2 | 5 |
2 | Bruno Fernandes | Factory Assault Team I | 271 | 1 | 12 | 3 | 2 | 5 |
3 | Murilo Fiore | Equipe BIS II | 241 | 31 | 10 | 0 | 2 | 6 |
4 | Alvaro Moises | Equipe BIS I | 239 | 33 | 12 | 1 | 3 | 5 |
5 | Thiago Procopio | BenKleR Racers | 223 | 49 | 12 | 0 | 0 | 2 |
6 | Leandro Werle | Factory Assault Team I | 220 | 52 | 10 | 1 | 1 | 4 |
7 | Juan Goncalez | Karussell Race Team | 197 | 75 | 12 | 0 | 0 | 2 |
8 | Tiago E Pereira | TXRacing | 181 | 91 | 10 | 0 | 0 | 1 |
9 | Rogerio Santos Neto | Paraguay Racing AV | 159 | 113 | 8 | 0 | 0 | 1 |
10 | Bruno Souza | Equipe BIS I | 143 | 129 | 10 | 0 | 1 | 1 |
11 | Rodrigo Luiz | Factory Assault Team II | 123 | 149 | 8 | 0 | 0 | 1 |
12 | Marcelo Canoff | Canoff’s Team | 108 | 164 | 6 | 0 | 0 | 0 |
13 | Yuri Matias | Cangaceiros Motorsports | 89 | 183 | 8 | 0 | 0 | 0 |
14 | Romulo Neves | ClubStock | 87 | 185 | 6 | 0 | 0 | 0 |
15 | Wesley Batista | BlackWings FSW | 76 | 196 | 4 | 0 | 0 | 0 |
16 | Marcos Riffel | Factory Assault Team II | 72 | 200 | 4 | 0 | 1 | 2 |
17 | Cristian Zuklinski | CR Team | 71 | 201 | 4 | 0 | 0 | 0 |
18 | Diogo Garcia | Logitech Racing Team II | 59 | 213 | 4 | 0 | 0 | 1 |
19 | Tadeu Costa | Logitech Racing Team I | 56 | 216 | 4 | 0 | 0 | 0 |
20 | Gustavo Frigotto | Factory Assault Team II | 54 | 218 | 4 | 0 | 0 | 0 |
21 | Diego Said | BlackWings RT | 49 | 223 | 5 | 0 | 0 | 0 |
22 | Hudy Nascimento | Cimed Racing AV | 48 | 224 | 4 | 0 | 0 | 0 |
23 | Eraldo Silva | Logitech Racing Team I | 42 | 230 | 4 | 0 | 0 | 0 |
24 | Luiz Gonzaga Filho | SUB Racing | 36 | 236 | 2 | 0 | 0 | 0 |
25 | Jarbas Munhoz | Clube do Volante | 34 | 238 | 2 | 0 | 0 | 0 |
26 | Welington Gandin | Insanox Sports Race II | 31 | 241 | 2 | 0 | 0 | 0 |
27 | Paulo Conda | W3 Race | 30 | 242 | 2 | 0 | 0 | 0 |
28 | Moises Goncalves | SWR | 28 | 244 | 2 | 0 | 0 | 0 |
29 | Everton Menor | Racelol | 26 | 246 | 2 | 0 | 0 | 0 |
30 | Willian Takaki | Takaki Racing | 25 | 247 | 2 | 0 | 0 | 0 |
31 | Gabriel Caveghagni | Factory Assault Team III | 23 | 249 | 4 | 0 | 0 | 0 |
32 | Jeff Giassi | RF1 Brasil | 22 | 250 | 2 | 0 | 0 | 0 |
33 | Guilherme Dias | Clean and Fast Racing | 5 | 267 | 2 | 0 | 0 | 0 |
34 | Raphael Coelho | Bunny Racing | 0 | 272 | 1 | 0 | 0 | 0 |
Classificação final do campeonato de equipes:
Posição | Equipe | Pontos | Diferença | Largadas | Poles | Vitórias | Pódios |
1 | Factory Assault Team I | 491 | 0 | 22 | 4 | 3 | 9 |
2 | Equipe BIS I | 276 | 215 | 14 | 1 | 4 | 5 |
3 | HFC | 272 | 219 | 12 | 1 | 2 | 5 |
4 | Factory Assault Team II | 249 | 242 | 16 | 0 | 1 | 3 |
5 | BenKleR Racers | 223 | 268 | 12 | 0 | 0 | 2 |
6 | Karussell Race Team | 197 | 294 | 12 | 0 | 0 | 2 |
7 | Equipe BIS II | 192 | 299 | 8 | 0 | 1 | 5 |
8 | TXRacing | 181 | 310 | 10 | 0 | 0 | 1 |
9 | Paraguay Racing AV | 125 | 366 | 6 | 0 | 0 | 1 |
10 | Canoff’s Team | 108 | 383 | 6 | 0 | 0 | 0 |
11 | Insanox Sports Race I | 106 | 385 | 8 | 0 | 0 | 1 |
12 | Logitech Racing Team I | 98 | 393 | 8 | 0 | 0 | 0 |
13 | Cangaceiros Motorsports | 89 | 402 | 8 | 0 | 0 | 0 |
14 | ClubStock | 87 | 404 | 6 | 0 | 0 | 0 |
15 | Insanox Sports Race II | 80 | 411 | 4 | 0 | 1 | 1 |
16 | BlackWings FSW | 76 | 415 | 4 | 0 | 0 | 0 |
17 | CR Team | 71 | 420 | 4 | 0 | 0 | 0 |
18 | Logitech Racing Team II | 59 | 432 | 4 | 0 | 0 | 1 |
19 | BlackWings RT | 56 | 435 | 7 | 0 | 0 | 0 |
20 | Cimed Racing AV | 48 | 443 | 4 | 0 | 0 | 0 |
21 | SUB Racing | 36 | 455 | 2 | 0 | 0 | 0 |
22 | JegTeam Racing | 34 | 457 | 2 | 0 | 0 | 0 |
23 | Clube do Volante | 34 | 457 | 2 | 0 | 0 | 0 |
24 | W3 Race | 30 | 461 | 2 | 0 | 0 | 0 |
25 | SWR | 28 | 463 | 2 | 0 | 0 | 0 |
26 | Racelol | 26 | 465 | 2 | 0 | 0 | 0 |
27 | Takaki Racing | 25 | 466 | 2 | 0 | 0 | 0 |
28 | RF1 Brasil | 22 | 469 | 2 | 0 | 0 | 0 |
29 | Factory Assault Team III | 16 | 475 | 2 | 0 | 0 | 0 |
30 | Clean and Fast Racing | 5 | 486 | 2 | 0 | 0 | 0 |
31 | Bunny Racing | 0 | 491 | 1 | 0 | 0 | 0 |
O 2º Fórmula Vee Brazil eRace teve o apoio da Challenge Cup Series, F/Promo Racing e Promoções, Logitech e ERacing Tournaments.
Foto: Divulgação
Por Yuri Bascopé – Apex-Me