Estrangeiros destacam o Sertões BRB e prometem voltar em 2025

Maior rally das Américas voltou a mostrar sua força internacional, atraindo competidores de outros cinco países. Estreantes superaram o desafio e se apaixonaram pelo que viveram atravessando o Brasil

Gar Robinson conheceu um Brasil diferente e aprendeu muito no Sertões BRB 2024
(Marcelo Maragni/Fotop/Sertões)

O maior rally das Américas confirmou sua força internacional na edição 2024. Neste ano, o Sertões BRB reuniu 26 competidores estrangeiros, de cinco países – França, Portugal, Estados Unidos, Argentina e Paraguai. Alguns deles com ampla experiência no desafio, como o francês Adrien Metge, bicampeão nas motos. E outros que aceleraram nos caminhos do interior brasileiro pela primeira vez. Quem não conhecia a prova se apaixonou pelo que encontrou e promete voltar em 2025.

Foi o caso do franco-argentino Sacha Fenestraz. Piloto do Mundial de Fórmula E nas últimas duas temporadas, ele escolheu o Sertões BRB para estrear nas competições de rally raid, com um UTV. Um cenário bastante distinto daquele a que está acostumado.

Se no asfalto é preciso repetir as trajetórias com precisão, a terra trouxe a exigência de lidar com o imprevisto, e de seguir as referências passadas pelo navegador. Que foi ninguém menos que sua mãe, Stephanie. Eles realizaram o sonho de acelerar juntos e aproveitaram cada instante dos nove dias e 3.700km de prova. “Foi sensacional. Dormi pouco, estava esgotado ao fim de cada etapa, tanto mental quanto fisicamente, mas aprendi e me diverti muito. Nos vemos no ano que vem”, garantiu Sacha.

Fenestraz não foi o único nome do automobilismo de pista a trocar os circuitos pela imensidão das especiais do rally de forma inédita no Sertões BRB. Dono de um currículo que inclui vitórias em provas lendárias de Endurance como as 12h de Sebring e as 24h de Daytona a bordo de protótipos LMP3 e LMP2, o norte-americano Gar Robinson aceitou o convite de Felipe Fraga, seu companheiro de time na série IMSA de Endurance, para comandar um UTV.

Ao lado do compatriota Brendan Rowan, Robinson também completou a prova, que serviu como um intensivo do mais puro off-road. “Vivemos um aprendizado constante. Nosso objetivo era estar cada vez mais confortáveis e entrosados ao longo de cada etapa e na última finalmente nos sentimos exatamente assim. Não é fácil acelerar por mais de uma semana, mas foi uma grande aventura, me diverti bastante. Adorei a oportunidade de conhecer o Brasil dessa forma e já penso em 2025”.

Mais experiente na modalidade, com participações em provas como o Rally do Marrocos (pelo Mundial) nas motos, o paraguaio Rolando Martinez aproveitou a chance de competir no Brasil como preparação para sua estreia no Dakar. Não só se sentiu à vontade no Sertões BRB como fechou a disputa em sétimo na classificação geral das duas rodas e quarto na categoria Moto 2. “Um rally incrível, a organização foi sensacional, é bonito ver toda a quantidade de gente envolvida no evento e a segurança que temos para acelerar. Farei de tudo para voltar e aproveitar a experiência que adquiri este ano”.

O Sertões 2025 já tem data marcada: 30 de agosto a 7 de setembro.

Por: Imprensa Sertões BRB

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*