Após contratempo mecânico, a dupla escolheu desacelerar, para não correr risco de perder pontos por não finalizar os trechos cronometrados do dia
O percurso de ontem do maior rally das Américas foi entre as cidades baianas de Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães. A competição começou com um trecho de 10 km de trial, onde o terreno era acidentado, com pedras, erosões, subidas e descidas íngremes. Apesar de curto, o trial demandou controle preciso do veículo e tomada de decisões rápidas, porque, apesar de ser tecnicamente uma zona de velocidade lenta, o cronômetro não parou.
A habilidade e sincronia entre piloto e navegador valeu ouro neste momento. Que o diga a dupla da equipe HP Racing, formada por Victor Pudell e Claudemir Hubner, que compete há anos junta em rallys de regularidade e acumula 2 anos de experiências no Sertões, com uma vitória e um vice-campeonato.
“Nós evoluímos juntos em provas de regularidade e ali temos uma vasta bagagem. Estamos indo bem, e nesse terceiro ano juntos na modalidade cross country vimos que o nosso entrosamento é o que faz a diferença. O Sertões tem sido um processo de aprendizado intenso”, observou o navegador.
Passada a tensão do trial, foi a hora de afundar o pé no acelerador, em trechos rápidos, com estradas estreitas de piso duro e de vegetação fechada, seguida dos 10 km de areia mais exigentes da prova, segundo os organizadores do rally. Margeando um trilho de trem, os competidores chegaram até uma sequência de estradas largas de fazendas. Ali foi cobrado dos navegadores atenção total por conta de “pegadinhas” em trilhas com várias saídas. A etapa foi finalizada com um percurso sinuoso e um dos mais rápidos de todo o rally.
Apesar do cenário propício para pisar forte no acelerador, o dia não foi exatamente assim para a dupla da equipe HP Racing. “Andamos bem nos primeiros 30 minutos da prova. Depois tivemos um problema mecânico e daí pra frente foi só tentar concluir a prova até o final”, contou o navegador Claudemir Hubner.
Quem acompanha o histórico das competições fora de estrada sabe que nem todos os dias são perfeitos em corridas de longa duração. Mas tirar o pé do acelerador e finalizar a etapa foi com certeza melhor estratégia do que exigir mais do veículo e arriscar não terminar o percurso cronometrado, correndo o risco de receber penalização.
Os paranaenses da HP Racing ficaram ontem na 2ª colocação na categoria PRO, fechando os 336 km de prova em 8h06. No acumulado de resultados das etapas, está em 2ª colocação também.
Durante a madrugada de hoje, a equipe técnica tem a responsabilidade de deixar o protótipo Sherpa mais perfeito que nunca. Isto porque as etapas de hoje e amanhã serão no estilo maratona. Ou seja, os competidores serão proibidos de contar com o auxílio externo sequer de mecânicos. Caso tenham algum imprevisto, piloto e navegador têm de fazer os reparos com as peças e ferramentas que carregam consigo.
A dupla da Equipe HP Racing conta com o suporte logístico da equipe Accert Competições e é patrocinada pelo Adami S/A, Alfa Transportes, Caçador Jeep Clube e Tudo Rural e apoio do Laboratório Camati e SFIChips.
Confira os resultados da 3ª Etapa e o acumulado geral:
RESULTADO DA TERCEIRA ETAPA – CATEGORIA ULTIMATE PRO (EXTRA OFICIAL)
- #371 CRISTIANO ROCHA (BRA) / ANDERSON GERALDI (BRA), Mitsubishi Trinton Cr, Accert Competicoes, 05:04:39.00
- #345 VICTOR PUDELL (BRA) / CLAUDEMIR HUBNER (BRA), Vaders Sherpa, Accert / Cacador Jeep Clube, 08:06:00.00
- #325 BARTOLOMEU NUNES (BRA) / JOAQUIM BICUDO (BRA), Mitsubishi L200 Evolution, Accert Competicoes, 06:00:00
- #360 OTAVIO ENZ FILHO (BRA) / RODRIGO KHEZAN (BRA), Mitsubishi Triton, Mol Racing, 12:00:00.00
RESULTADO ACUMULADO ATÉ DIA 3 – CATEGORIA ULTIMATE PRO (EXTRA OFICIAL)
- #371 CRISTIANO ROCHA (BRA) / ANDERSON GERALDI (BRA), Mitsubishi Trinton Cr, Accert Competições, 08:43:00.90
- #345 VICTOR PUDELL (BRA) / CLAUDEMIR HUBNER (BRA), Vaders Sherpa, Accert / Cacador Jeep Clube, 11:56:00.89
- #325 BARTOLOMEU NUNES (BRA) / JOAQUIM BICUDO (BRA), Mitsubishi L200 Evolution, Accert Competições, 18:08:30.00
- #369 OTAVIO ENZ FILHO (BRA / RODRIGO KHEZAN (BRA), Mitsubishi Triton, Mol Racing, 19:15:00.00
EQUIPE HP RACING
Carros – CBA
Piloto – Victor Pudell (3ª edição no Sertões)
Navegador – Claudemir Hubner (3ª edição no Sertões)
Categoria – Ultimate PRO
Numeral – #345
ROTEIRO SERTÕES 2024
23/8 – Prólogo / Super Prime: Brasília (DF)
DI: 10 km / Prólogo: 11 km / DF: 8 km – Total: 29 km
24/8 – Primeira etapa: Brasília (DF) / Formosa (GO) – Cancelada
DI: 38 km / SS: 236 km / DF: 253 km – Total: 535 km
25/8 – Segunda etapa: Formosa (GO) / Santa Maria da Vitória (BA)
DI: 29 km / SS: 433 km / DF: 208 km – Total: 670 km
26/8 – Terceira etapa: Santa Maria da Vitória / Luís Eduardo Magalhães (BA)
DI: 3 km / SS: 336 km / DF: 47 km – Total: 386 km
27/8 – Quarta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)
DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM
DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * carros e UTVs CBA
28/8 – Quinta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)
DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * carros e UTVs CBA
DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM
29/8 – Sexta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Formosa (GO)
DI: 139 km / SS: 218 km / DF: 277 km – Total: 634 km
30/8 – Sétima etapa: Formosa / Formosa
DI: 85 km / SS: 349 km / DF: 63 km – Total: 497 km
31/8 – Oitava etapa: Formosa / Brasília
DI: 29 km / SS: 133 km / DF: 101 km – Total: 263 km
* DI: deslocamento inicial/ SS: especial cronometrada / DF: deslocamento final
Distância total: 3.704 km
Especiais: 2.306 km
Acompanhe no Instagram:
Instagram @hpracing | @accertcompeticoes
Por: SIG Comunicação