Etapa tumultuada em Minas Gerais deixa Wallace Martins na 3ª colocação na F-Delta

Punição contestada e acidente tiram chance de vitória do garoto da Brasilândia nas provas no autódromo Potenza, em Lima Duarte

Após provas tumultuadas, o jovem piloto Wallace Martins terminou com o 3º lugar na classificação da Copa Yokohama de Fórmula Delta, disputada no último sábado no Autódromo Internacional Potenza, em Lima Duarte (MG).

O garoto da Brasilândia, bairro da Zona Norte de São Paulo, teve uma punição muito contestada e ainda se envolveu em um acidente que o obrigou a abandonar a segunda corrida, em sua estreia no circuito encravado na Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas.

Na primeira prova, Wallace Martins assumiu a liderança após um acidente envolvendo o piloto Arthur Nigro. Mas ele foi penalizado por uma suposta ultrapassagem sob bandeira amarela, teve que passar pelos boxes (drive thru) e terminou a prova em quinto lugar.

“A bandeira amarela só foi dada bem à frente do local da ultrapassagem e todos os pilotos estavam acelerando normalmente”, disse Wallace Martins, de 18 anos. “Mas os comissários da Federação Mineira me disseram que não tinham condições de analisar as imagens da minha câmera onboard nem outros recursos para avaliar a situação, e assim decidiram manter a punição.”

Na segunda prova, Wallace Martins saiu na segunda posição e acabou se envolvendo num acidente logo na primeira curva após a largada. “Fui tocado pelo Enzo (Caporale) e acabei batendo no muro. Com certeza, não foi uma etapa como eu gostaria e acabou comprometendo minhas chances na competição”, disse.

Wallace Martins é agora o terceiro colocado na classificação da Copa Yokohama, com 40 pontos. Gabriel Fonseca é o segundo, com 62. A liderança é de Pedro Clerot, vencedor das duas provas no Potenza, com 67 pontos.

Na Copa Yokohama, Wallace Martins busca o seu segundo título no automobilismo. No ano passado, ele foi campeão da Fórmula Vee Júnior.

A Copa Yokohama é uma competição paralela dentro do calendário da Fórmula Delta. Os pilotos pontuam apenas nas três últimas etapas da temporada e concorrem a um prêmio de R$ 10 mil para correr na categoria em 2022.

A última etapa da Fórmula Delta, que vale pela decisão da Copa Yokohama e também pelo Campeonato Paulista, está prevista para dezembro, mas ainda sem confirmação de data e local. Na competição estadual, o garoto da Brasilândia ocupa a quarta posição.

Wallace Martins compete com o apoio de BRM1, Içougue, Universidade Zumbi dos Palmares, Nome no Azul, Conte Fit, Autódromo Virtual de São Paulo e Vencee. A Fórmula Delta está em sua segunda temporada e é destinada principalmente a pilotos iniciantes. Os carros são fabricados pela Minelli Racing Car, usam motor Mitsubishi 2.0 com potência de 185 cv, chassi tubular e câmbio sequencial de 5 marchas.

Conheça mais sobre Wallace Martins no site oficial www.wallacemartins.com.br e nas redes sociais @wallaceluiz.martins (Facebook) e @wallace.martinspiloto (Instagran).

Conheça mais sobre a F-Delta em @formuladelta (Facebook e Instagran).

Conheça a trajetória de Wallace Martins na Fórmula Vee em www.fvee.com.br

Resultado da 1ª bateria pela 2ª etapa da Copa Yokohama de Fórmula Delta, sábado (6/11), no Potenza, em Lima Duarte (MG):

1)      Pedro Clerot, 27min03s995

2)      Lucas Staico, a 6s670

3)      Enzo Caporale, a 16s890

4)      Gabriel Fonseca, a 17s842

5)      Wallace Martins, a 19s891

6)      Erick Schotten, a 28s964

7)      Gerson Zarpelão Jr, a 36s412

8)      Vinícius Nogueira, a 1min03s986

9)      Arthur Nigro, a 7 voltas

10)   Ian Mello, a 14 voltas

Resultado da 1ª bateria pela 2ª etapa da Copa Yokohama de Fórmula Delta, sábado (6/11), no Potenza, em Lima Duarte (MG):

1)      Pedro Clerot, 22min28s472

2)      Gabriel Fonseca, a 8s560

3)      Vinícius Nogueira, a 41s568

4)      Erick Schotten, a 1min04s360

5)      Lucas Staico, a 1min10s008

6)      Gerson Zarpelão Jr, a 1min10s008

7)      Arthur Nigro, a 11 voltas

8)      Ian Mello, a 11 voltas

9)      Wallace Martins, a 15 voltas

10)   Enzo Caporale, a 15 voltas

Classificação da Copa Yokohama de Fórmula Delta, após a 2ª de 3 etapas:

1)      Pedro Clerot – 67 pontos

2)      Gabriel Fonseca – 62

3)      Wallace Martins – 40

4)      Lucas Staico – 25

5)      Enzo Caporale – 22

6)      Gérson Zarpelão Jr – 22

7)      Arthur Nigro – 20

8)      Erick Schotten – 16

9)      Vinícius Nogueira – 15

10)   Rafael Nogueira – 8

11)   Rodrigo Rocha – 7

12)   João Sartório – 4

13)   Ian Mello – 0

Foto: Fernando Santos

Por: Fernando Santos

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*