Brasileiro abandona prova após batida no início da disputa, que foi encerrada com bandeira vermelha e teve apenas sete voltas
A chuva na manhã deste domingo (dia 29), em Mônaco, tornou a disputa da segunda etapa da Eurocup Fórmula Renault 2.0 ainda mais complicada para os 23 pilotos da categoria no estreito circuito nas ruas do Principado. A largada foi atrasada em vinte minutos, em virtude de reparos na barreira de proteção da Ste Devote, após um acidente durante a Porsche Supercup, e aconteceu com Safety Car.
Foram duas voltas com o carro de segurança, até a bandeira verde, interrompida logo na sequência após um acidente envolvendo o brasileiro Bruno Baptista, da Fortec Motorsports, e o indiano Jehan Daruvala, da Josef Kaufmann Racing. Com a pista bastante escorregadia, Bruno perdeu o ponto de freada na chicane Nouvelle e não conseguiu desviar. A batida provocou a quebra da suspensão e o abandono precoce do piloto do carro #6.
Com as condições bem complicadas, alguns pilotos saíram do traçado até mesmo durante a bandeira amarela. Faltando pouco mais de seis minutos para o final, dos 25 previstos de corrida, a etapa foi interrompida com bandeira vermelha, após um acidente entre o francês Gabriel Aubry e o britânico Harrison Scott, que provocou danos na barreira de proteção.
A prova teve apenas sete voltas completadas e a vitória do francês Sacha Fenestraz, que herdou a pole position após a punição sofrida pelo britânico Lando Norris, que largou no fim do grid. O austríaco Ferdinand Habsburg foi o segundo e o belga Max Defourny, o terceiro. Com a prova interrompida, para a classificação do campeonato, valeu apenas a metade dos pontos e Norris, que cruzou a linha de chegada em 16º, manteve-se na liderança, com 68 pontos.
Baptista, que largou da oitava posição e estava confiante para sua primeira corrida em Mônaco, lamentou o acidente e descreveu as difíceis condições no traçado de Monte Carlo, palco também da Fórmula 1 neste domingo.
“Perdi os freios e só vi o outro carro se aproximando, não deu nem pra ver onde eu estava. Tentei desviar, mas não consegui. As condições estavam muito difíceis. Desde ontem, havia a previsão de chuva e já esperávamos por uma corrida complicada. Foram poucos minutos de disputa e bandeira verde e, mesmo assim, vários incidentes aconteceram, tanto que a prova teve de ser interrompida. Não foi a estreia que eu esperava em Mônaco, mas ainda estou entre os 10 primeiros no campeonato e temos muitas provas pela frente. Vamos trabalhar e buscar a recuperação”, comentou Baptista, que é o único brasileiro na temporada deste ano.
O paulista, de 19 anos, segue em sexto lugar no campeonato, com 18 pontos. A próxima etapa da temporada da Eurocup Fórmula Renault 2.0 acontecerá nos dias 2 e 3 de julho em Monza (Ita). Baptista, no entanto, volta à pista antes, nos dias 18 e 19 de junho, para a disputa da terceira etapa do ano da Fórmula Renault 2.0 NEC, em Hungaroring, na Hungria.
Confira o resultado da segunda etapa em Mônaco:
1. Sacha FENESTRAZ (FRA) 7 voltas em 15:48.612
2. Ferdinand HABSBURG (AUT) +1.141
3. Max DEFOURNY (BEL) +1.715
4. Dorian BOCCOLACCI (FRA) +1.984
5. Nikita MAZEPIN (RUS) +2.830
6. Henrique CHAVES (POR) +3.478
7. Gabriel AUBRY (FRA) +5.107
8. Harrison SCOTT (GB) +4.483
9. Will PALMER (GB) +6.178
10.Julien FALCHERO (FRA) +6.829
Bruno Baptista (BRA) a cinco voltas
* Resultado sujeito a alterações
Classificação do campeonato (Top-10):
1. Lando Norris 68 pontos
2. Max Defourny 62,5
3. Harrison Scott 44
4. Dorian Boccolacci 37
5. Jehan Daruvala 25
6. Bruno Baptista e Robert Shwartzaman 18
8. Ferdinand Habsburg, 17
9. Sacha Fenestraz 12,5
10. Henrique Chaves 12
Imprensa Bruno Baptista
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Tel. 11 4116.5509
fernanda@fgcom.com.br / beatriz@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br
Foto: Dutch Photo Agency