Brasileiro elogia carro da Draco, mas admite falta de quilometragem na volta à categoria
André Negrão abriu a rodada dupla da Fórmula Renault 3.5 em Le Mans com o 12º lugar neste sábado. O brasileiro está correndo a 8ª e penúltima etapa do campeonato como convidado da Draco Internacional, aproveitando a folga no calendário da Fórmula GP2 – categoriza que vem disputando regularmente nos últimos dois anos. A vitória foi do britânico Oliver Rowland (Fortec), que deve confirmar amanhã a conquista do título por antecipação. A prova começará às 8h30 (Brasília), com troca obrigatória mínima de dois pneus.
Negrão largou da 12ª posição do grid e acredita que a sessão classificatória foi determinante para a ordem de chegada depois de 30 voltas. “Poderia ter sido um pouco melhor. Le Mans é um circuito sem pontos de ultrapassagem e por isso é fundamental sair nas primeiras filas. A meta na segunda bateria será exatamente essa, largar mais à frente”, explicou. O campineiro elogiou o carro da Draco – “é bem competitivo” – e reconheceu que a readaptação à série pela qual passou de 2011 a 2013 é uma dificuldade que deve ser reduzida na segunda corrida. “Ainda falta quilometragem para compensar o tempo que fiquei fora, mas amanhã será melhor.”
Rowland conquistou a pole e comandou a prova desde o início, a princípio perseguido de perto pelo francês Matthieu Vaxiviere (Lotus Charouz), que partiu em terceiro e superou o russo Egor Erudhzev (Arden) logo que as luzes vermelhas se apagaram. A luta pela ponta foi intensa até pouco antes da metade da corrida. Neste momento, os dois se tocaram levemente e o francês perdeu rendimento. No final, Vaxiviere foi punido por desrespeito aos limites do traçado e caiu de segundo para 10º. Com isso, vai precisar de um milagre para conseguir prolongar o suspense até a etapa final em Jerez (Espanha) nos dias 17 e 18 de outubro. Além de ganhar amanhã, Rowland não pode chegar à zona de pontos. Rowland tem agora 260 pontos contra 186 do rival.
O resultado deste sábado em Le Mans:
1 – Oliver Rowland – Fortec – 30 voltas em 1’21″002
2 – Egor Orudzhev – Arden – a 4″226
3 – Tom Dillmann – Carlin – a 4″983
4 – Dean Stoneman – Dams – a 5″360
5 – Aurelien Panis – Tech 1 – a 6″026
6 – Yu Kanamaru – Pons – a 7″028
7 – Nyck De Vries – Dams – a 8″374
8 – Roy Nissany – Tech 1 – a 10″030
9 – Tio Ellinas – Strakka – a 11″984
10 – Matthieu Vaxiviere – Lotus Charouz – a 12″958
11 – Gustav Malja – Strakka – a 16″168
12 – André Negrão – Draco – a 17″352
13 – Jazeman Jaafar – Fortec – a 22″753
14 – Beitske Visser – AVF – a 25″299
15 – Marlon Stockinger – Lotus Charouz – a 26″405
16 – Sean Gelael – Carlin – a 39″440
17 – Nikita Zlobin – Pons – a 38″886
Volta mais rápida: Matthieu Vaxiviere – 1’23″413
Márcio Fonseca (MTb 14.457)