Em sua estreia na pista do centro-oeste, sentimento foi de muito aprendizado e realização com os pódios conquistados.
O Autódromo de Goiânia foi o palco da 8ª etapa do Campeonato Paulista de Fórmula 1600, com as duas corridas repletas de disputas. Os treinos livres e classificatório aconteceram na sexta-feira (10) e o paraibano João Guimarães (PBGás, Armazém Paraíba, Riquinho Motors, JW Construtora, Construtora Daterra, Solomassa Argamassas, JR Esquadrias e TVT Transportes) debutou com um ótimo 4º lugar depois de ter conseguido se manter por muito tempo na segunda colocação, repetindo o resultado no segundo treino livre.
O treino classificatório aconteceu com a pista úmida devido à chuva que atingiu o centro-oeste pouco tempo antes; com a pista secando o piloto novamente conseguiu classificar seu carro #113 da equipe Rosset Racing na quarta colocação na divisão Light mesmo lutando com um problema no câmbio que o acompanhou durante todo o final de semana.
A primeira corrida do final de semana aconteceu na manhã do sábado com pista seca e em um ritmo muito forte, com Guimarães mostrando que está com os reflexos em dia e escapando de ser atingido por um carro que rodou ainda na primeira volta; fazendo uma corrida de recuperação o piloto conseguiu receber a bandeira quadriculada em 4º lugar.
A segunda e última corrida do final de semana aconteceu logo no início da tarde novamente com pista seca. Guimarães fazia uma boa corrida mantendo-se junto aos ponteiros até as voltas finais quando um vazamento de óleo de um dos competidores sujou toda a pista e o safety car foi acionado por medida de segurança devido a diversos pilotos escorregarem.
Restando duas voltas para o final da corrida, João foi obrigado a abandonar a prova pela quebra da tampa do termostato do seu carro; mesmo assim o piloto conseguiu manter a tradição de subir ao pódio em todas as etapas disputadas.
“Goiânia é incrível: pista muito rápida e clima totalmente diferente. Tive pouco tempo para me adaptar aqui, mas os treinos que fiz no simulador da Pilotech ajudaram muito; saímos com mais dois pódios mesmo com os problemas que foram surgindo no carro e o óleo no final, mas só tenho que agradecer a equipe que trabalhou muito comigo nessa etapa e o aprendizado que levo na bagagem, então tenho certeza de que o resultado foi positivo”, comentou o jovem piloto.
Agora João Guimarães já foca na preparação para as duas etapas finais da temporada 2024 quando a categoria retorno à Interlagos (SP) e o piloto buscará conquistar a primeira vitória em sua temporada de estreia na Fórmula 1600.
CONFIRA O CALENDÁRIO DO CAMPEONATO PAULISTA DE FÓRMULA 1600:
ETAPA 01 – 26 e 27/01 – Interlagos (SP)
ETAPA 02 – 24 e 25/02 – Interlagos (SP)
ETAPA 03 – 13 e 14/04 – Interlagos (SP)
ETAPA 04 – 04 e 05/05 – Interlagos (SP)
ETAPA 05 – 25 e 25/05 – Interlagos (SP)
ETAPA 06 – 22 e 23/06 – Interlagos (SP)
ETAPA 07 – 20 e 21/07 – Interlagos (SP)
ETAPA 08 – 12 e 13/10 – Goiânia (GO)
ETAPA 09 – 23 e 24/11 – Interlagos (SP)
ETAPA 10 – 21 e 22/12 – Interlagos (SP)
O piloto João Guimarães é piloto da equipe Rosset Racing, utiliza o seu tradicional número 113 que o acompanha desde o kart e agora também no Campeonato Paulista de Fórmula 1600 e conta com patrocínio de PBGás, JW Construtora, Armazém Paraíba, Solomassa Argamassas, Riquinho Motors, TVT Transportes, Construtora Daterra e JR Esquadrias e apoio de Espaço Físico Academia, Pilotech, Kumon, Crescer Soluções Tecnológicas para Construção, Mareh Marcas e Patentes e Adriano Barbearia.
Por: VG3 – Assessoria de Imprensa e Comunicação