Largando na terceira colocação, piloto fez uma corrida estratégica e sai do centro-oeste com a vitória.
A estreia no Autódromo de Goiânia do piloto santista Lélio Assumpção (Klave / Grupo Caetano / SRM Segurança e Serviço / EGA Group / APG Transporte e Logística / Mundial Risk / Serra do Mar Petróleo) foi marcada pela vitória na 8ª etapa da Fórmula 1600.
Distante 900km do Autódromo de Interlagos que se prepara para receber a Fórmula 1 na próxima semana, o Campeonato Paulista viajou até a capital do estado de Goiás para dar continuidade no campeonato no Autódromo Ayrton Senna.
Largando na terceira colocação, Assumpção fez uma corrida estratégica, pensando em preservar o máximo o carro e se manter sempre no pelotão da frente. As duas entradas do Safety Car devido a dois fortes acidentes impediram que o piloto pulasse para a liderança.
Na primeira relargada Lelio foi ultrapassado antes da bandeira verde, o que ocasionou uma punição ao seu adversário, porém o fez perder tempo sem conseguir se colocar logo atrás do líder.
Após a bandeira quadriculada, Marcel Fachini que cruzou na primeira colocação e Eduardo Iamamura que já seria punido pela ultrapassagem antes da bandeira verde não entraram no box, dando uma volta a mais na pista o que gerou automaticamente a desclassificação de ambos.
A merecida vitória chegou em ótima hora para o piloto: além da homenagem de Lélio Assumpção em prol do Outubro Rosa, com a camiseta e o bico do carro especial para lembrar dessa importante causa de conscientização para prevenção do câncer de mama, a primeira colocação coloca o piloto novamente na liderança do campeonato, restando duas etapas para a conclusão da temporada 2023.
“A corrida foi muito boa! Infelizmente na sexta-feira tivemos quebras durante os treinos livres então tive que me adaptar a nova pista durante a corrida. Mesmo assim estava muito rápido e fizemos uma corrida limpa, no final acabou dando tudo certo e saímos de Goiânia com essa importante vitória”, declarou Lélio.
A próxima etapa marca o retorno da categoria ao Autódromo de Interlagos, nos dias 25 e 26 de novembro para a penúltima etapa da temporada 2023.
Confira o resultado da 8ª etapa da Fórmula 1600 (Goiânia / Corrida 1 – sábado)
Lélio Assumpção
Marcel Fachini
Enzo Sala
Oscar Moraes
Dieckle Icklis
André Edit
Edu Dias
Rogério Teixeira
Felipe Guedes
Rafael Henning
Não completaram:
Daniel Almeida
Raphael Zulini
Ricardo Filho
Igor Costa
Confira o calendário da temporada 2023 do Campeonato Paulista de Fórmula 1600:
12 e 13/02 – 1ª etapa – Interlagos (SP)
15 e 16/03 – 2ª etapa – Interlagos (SP)
20 e 21/05 – 3ª etapa – Interlagos (SP)
17 e 18/06 – 4ª etapa – Interlagos (SP)
29 e 30/07 – 5ª etapa – Interlagos (SP)
26 e 27/08 – 6ª etapa – Velocitta (SP)
23 e 24/09 – 7ª etapa – Velocitta (SP)*
28 e 29/10 – 8ª etapa – Goiânia (GO)*
25 e 26/11 – 9ª etapa – Interlagos (SP)*
22 e 23/12 – 10ª etapa – Interlagos (SP)*
*válido também pela Copa do Brasil de F1600
Sobre o piloto Lélio Assumpção:
Aos 26 anos de idade, Lélio Assumpção faz parte da nova geração do automobilismo nacional, tendo conquistado o título da Copa Mato Grosso do Sul de Fórmula Vee, além do vice-campeonato da Copa ECPA de Fórmula Vee em 2017, seu ano de estreia. Em 2019 migrou para a Fórmula 1600, conquistando o vice-campeonato.
Ao lado de Lucas Freitas, outro jovem talento do automobilismo, o piloto de Santos, litoral paulista, busca em 2023 lutar pelo título do campeonato em busca de alçar voos mais altos em categorias nacionais já a partir da próxima temporada.
Lélio Assumpção tem patrocínio de Klave, Grupo Caetano, SRM Segurança e Serviço, EGA Group, APG Transporte e Logística e Mundial Risk.