Brasiliense conquista quinta vitória no ano e dispara na liderança do campeonato; peruano Rodrigo Pflucker e argentino Baltazar Leguizamón completam o pódio
Mais um brasiliense subiu no degrau mais alto do pódio neste sábado na F4 Sul-americana. Desta vez, foi Pedro Cardoso, de 16 anos, que guiou de forma impecável e venceu a segunda corrida da sexta etapa da temporada 2015 e da terceira e última rodada da Copa Argentina, realizada no Autódromo Internacional Termas de Río Hondo, na Argentina. Foi a quinta vitória do piloto no ano, que o deixa em posição confortável na tabela na briga pelo título e bem próximo da liderança da Copa Argentina. O peruano Rodrigo Pflucker e o argentino Baltazar Leguizamón completaram o pódio. A terceira e última prova do fim de semana tem largada prevista para domingo, às 8h50 (horário de Brasília).
Depois de conquistar um segundo lugar na primeira prova do fim de semana, Cardoso largou da quinta posição devido à regra do grid invertido entre os seis primeiros. Assim, o brasiliense teve que fazer uma prova de recuperação, com o objetivo de ganhar as posições à sua frente. Cardoso partiu bem, mas foi atrapalhado ainda na primeira curva e perdeu posições. O que já estava difícil ficou ainda mais complicado, pois o piloto teria que remar bastante até chegar na ponta da prova. O brasiliense, no entanto, não desanimou, apertou o ritmo e começou sua saga em busca de mais uma vitória. Foi ganhando posições aos poucos e, quando estava em terceiro, numa manobra magistral, assumiu a liderança de uma só vez, permanecendo na ponta até a bandeirada.
Pflucker, o segundo colocado e líder da Copa Argentina, também apresentou um bom desempenho e quase venceu a corrida. Nos momentos finais da prova, o peruano apertou o ritmo e encostou em Cardoso, mas não conseguiu superá-lo. O terceiro lugar ficou com Baltazar Leguizamón, que estreou na etapa passada e vem demonstrando muita maturidade em sua segunda corrida na categoria. Outro argentino, Federico Iribarne, vencedor de uma das corridas de Mercedes, concluiu a prova na quarta posição. Em quinto, mais um argentino: o estreante Juan Cruz Acosta, que chegou à frente do vencedor da primeira corrida deste sábado, o brasiliense Pedro Caland. Bruna Tomaselli, Leandro Guedes, Daniel Duarte, Lorenzo Mauriziano e Juan Manuel Casella fecharam a lista.
Para a corrida decisiva deste domingo, que definirá o campeão da Copa Argentina, o minitorneio que dará um prêmio de 50 mil pesos argentinos (cerca de cinco mil dólares) ao piloto que somar mais pontos nas três etapas realizadas no país vizinho, o grid de largada será formado com base na volta mais rápida de cada piloto nas duas corridas. Assim, Caland largará da pole position, seguido por Iribarne, Cardoso, Pflucker, Casella, Leguizamón, Acosta, Tomaselli, Guedes, Mauriziano e Duarte.
Pedro Cardoso: “Foi, sem dúvida, a corrida mais difícil do ano até aqui. A briga foi muito apertada o tempo todo, com os pilotos andando juntos e disputando posições. Tive que imprimir um ritmo forte durante toda a corrida para ganhar as posições e assumir a ponta. Na última volta, o Rodrigo chegou e passou a me pressionar. Mas deu tudo certo e consegui a vitória. Estou feliz por abrir bastante no campeonato e também por depender apenas de mim na corrida de amanhã para ser campeão da Copa Argentina”.
Resultado da segunda corrida:
1) Pedro Cardoso (BRA) – 12 voltas em 22min44s943
2) Rodrigo Pflucker (PER) – a 0s255
3) Baltazar Leguizamón (ARG) – a 1s926
4) Federico Iribarne (ARG) – a 4s580
5) Juan Cruz Acosta (ARG) – a 5s534
6) Pedro Caland (BRA) – a 10s254
7) Bruna Tomaselli (BRA) – a 13s043
8) Leandro Guedes (BRA) – a 18s352
9) Daniel Duarte (BRA) – a 25s067
10) Lorenzo Mauriziano (CHI) – 11 voltas
11) Juan Manuel Casella (URU) – 11 voltas
Classificação do campeonato:
1) Pedro Cardoso (BRA) – 207 pontos
2) Juan Manuel Casella (URU) – 162 pontos
3) Rodrigo Pflucker (PER) – 161 pontos
4) Pedro Caland (BRA) – 132 pontos
5) Leandro Guedes (BRA) – 96 pontos
6) Federico Iribarne (ARG) – 89 pontos
7) Diego Muraglia (URU) – 55 pontos
8) Francisco Cammarota (URU) – 45 pontos
9) Agustín Lima Capitao (ARG) – 42 pontos
10) Bruna Tomaselli (BRA) – 42 pontos
11) Baltazar Leguizamón (ARG) – 41 pontos
12) Lorenzo Mauriziano (CHI) – 33 pontos
13) Nicolás Muraglia (URU) – 30 pontos
14) Maximiliano Soto Zurita (CHI) – 27 pontos
15) Juan Cruz Acosta (ARG) – 18 pontos
16) Daniel Duarte (BRA) – 14 pontos
17) Jorge Matos (EQU) – 6 pontos
Classificação da Copa Argentina:
1) Rodrigo Pflucker (PER) – 107 pontos
2) Pedro Cardoso (BRA) – 102 pontos
3) Pedro Caland (BRA) – 78 pontos
4) Juan Manuel Casella (URU) – 71 pontos
5) Federico Iribarne (ARG) – 56 pontos
6) Bruna Tomaselli (BRA) – 42 pontos
7) Baltazar Leguizamón (ARG) – 41 pontos
8) Leandro Guedes (BRA) – 33 pontos
9) Maximiliano Soto Zurita (CHI) – 27 pontos
10) Juan Cruz Acosta (ARG) – 18 pontos
11) Daniel Duarte (BRA) – 12 pontos
12) Lorenzo Mauriziano (CHI) – 9 pontos
Foto: Divulgação