Fabricante da única van brasileira 100% elétrica lança sistema que reduz tempo de carregamento em 60%

Com a nova tecnologia “One Shot Loader” e faturamento de R$ 30 milhões, Arrow Mobility pretende fabricar mais de 100 veículos em 2025

Nestor Felpi, conselheiro da Arrow Mobility

A Arrow Mobility, empresa brasileira de mobilidade urbana sustentável, responsável pela única van brasileira 100% elétrica, lançou o One Shot Loader (OSL), sistema patenteado integrado à van elétrica Arrow ONE e que promete transformar o setor de logística. O sistema oferece uma redução de até 60% no tempo de carregamento de mercadorias, otimizando operações de última milha e atendendo à crescente demanda do e-commerce, que faturou R$ 204,3 bilhões em 2024, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

“Desenvolvemos o Arrow ONE com o objetivo de revolucionar as entregas urbanas, unindo tecnologia e praticidade. Recursos como este são diferenciais que agilizam as operações e aumentam a segurança dos entregadores, atendendo às necessidades de um setor cada vez mais dinâmico e desafiador. Com essa ferramenta, o potencial do e-commerce deve crescer ainda mais nos próximos anos”, afirma Nestor Felpi, conselheiro da Arrow Mobility. 

Como funciona?

O One Shot Loader – ou carregador “um-tiro”, em tradução livre – utiliza uma estrutura de estantes móveis personalizadas que podem ser pré-carregadas no centro de distribuição e inseridas na van com um único movimento. Para complementar a eficiência, a Arrow ONE também conta com recursos como o acesso direto ao compartimento de carga a partir da cabine (Walk-in Van) e a pulseira FastONE, que automatiza a abertura e fechamento da porta lateral.

Essas tecnologias eliminam etapas manuais, reduzem erros e aumentam significativamente a produtividade, em especial no caso de operações que demandam rapidez e precisão. Os resultados são benefícios para um setor que dedica uma parte considerável do tempo total de operações à carga e descarga. De acordo com o Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), essas etapas levam, em média, três horas e seis minutos. Entre 2021 e 2022, o tempo total reduziu 2%, passando de um custo de R$ 265,15 para R$ 260,05.

Inovação = Aumento das vendas

Em 2024, a Arrow Mobility fabricou cerca de 50 vans elétricas. Todas as unidades foram vendidas, com algumas delas sendo direcionadas à To Do Green, uma startup especializada em entregas sustentáveis, cujo principal cliente é a Amazon no Brasil. Em 2023, a empresa disponibilizou 50 veículos ao Mercado Livre.

Agora, em 2025, a expectativa é ultrapassar o dobro da capacidade de produção, com 100 veículos planejados para serem fabricados nos próximos meses. No ano passado, a empresa alcançou um faturamento de R$ 30 milhões. “Estamos investindo em evolução, de processos e produtos para nos tornarmos um pilar essencial para o mercado muito em breve”, finaliza Felpi.

Sobre a Arrow Mobility

A Arrow Mobility é uma empresa brasileira de mobilidade urbana sustentável, focada em veículos elétricos para entregas urbanas. Fundada em 2020, a empresa se destaca como a fabricante da única van 100% elétrica nacional, com a missão de neutralizar as emissões de carbono no setor logístico. Para mais informações, acesse: www.arrowmobility.com.br.

Por: Igor Araújo

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*