Corrida será domingo às 13h na pista gaúcha.
Num treino classificatório confuso devido à chuva e com dois fortes acidentes, Felipe Giaffone mostrou toda a experiência ao garantir a pole position da sétima etapa da temporada da Fórmula Truck. Assim, neste domingo às 13 horas, no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul, o líder isolado na classificação geral larga na primeira fila do Campeonato Brasileiro.
O segundo lugar ficou com Diogo Pachenki, terceiro na tabela geral, seguido pelo bicampeão Beto Monteiro. Numa demonstração do grande equilíbrio, as duas primeiras filas do grid têm quatro marcas diferentes: Volkswagen Constellation, Mercedes-Benz, Iveco e MAN.
Depoimento do pole Felipe Giaffone em: https://www.youtube.com/watch?v=TtEE5a3kFzE&feature=youtu.be
Com a conquista deste sábado à tarde nos 3.108 metros do Autódromo de Tarumã, Giaffone chegou a 27 vezes na posição de honra. O maior conquistador de poles positions é Wellington Cirino, com 29.
No treino classificatório, que justamente devido às difíceis condições da pista, foi modificado e teve 20 minutos para a definição do primeiro no grid de largada, aconteceram dois problemas: Raijan Mascarello e Joel Mendes Jr. bateram forte. No sábado pela manhã foi a vez de André Marques e na sexta Rogério Castro, que fraturou o rádio (osso do braço esquerdo) e ainda nem sabe se corre na oitava etapa, em Cascavel.
Sistema de pontos
Os pontos são divididos em cada uma das duas fases da seguinte forma: além do vencedor, que recebe 25, o segundo colocado fica com 22, o terceiro 20, o quarto 18, o quinto 16, o sexto 15, o sétimo 14, o oitavo 13, o nono 12, o décimo 11, o décimo primeiro 10, o décimo segundo 9, o décimo terceiro 8, o décimo quarto 7, o décimo quinto 6, o décimo sexto 5, o décimo sétimo 4, o décimo oitavo 3, o décimo nono 2 e o vigésimo colocado 1 ponto. Isso, além da bonificação de um ponto para o pole position e um para quem fizer a melhor volta em cada fase.
Até o final da temporada, marcado para dia 4 de dezembro na cidade de Curvelo, Minas Gerais, em autódromo que será inaugurado no próximo final de semana com uma corrida do automobilismo regional mineiro, estarão em jogo 211 pontos (já descontado o extra da pole position de Felipe Giaffone nesta etapa), o que mostra o equilíbrio da categoria e deixa, matematicamente, vários pilotos com possibilidades de chegar ao título. Nesta prova de Tarumã, além de conquistar pontos, os pilotos também começam a pensar no descarte obrigatório, já que terão somente mais duas corridas para defini-los, pois, conforme o regulamento, a última prova do ano não pode ser descartada.
Grid de largada da sétima etapa da Fórmula Truck, em Tarumã:
1) Felipe Giaffone (RM Competições-MAN), 1min33s419, média de 117,1 km/h
2) Diogo Pachenki (Copacol Truck Racing), 1min33s640
3) Adalberto Jardim (RM Competições-MAN), 1min33s695
4) Beto Monteiro (Lucar Motorsport), 1min33s914
5) David Muffato (MAN TGX), 1min33s929
6) Roberval Andrade (Dakar Motorsports), 1min34s342
7) Wellington Cirino (ABF Mercedes-Benz), 1min34s542
8) Paulo Salustiano (ABF Mercedes-Benz), 1min34s667
9) Pedro Muffato (Muffatão Racing), 1min34s957
10) Djalma Fogaça (DF Racing Fans), 1min35s103
11) Débora Rodrigues (RM Competições-MAN), 1min35s482
12) Leandro Totti (Clay Truck Racing), 1min35s630
13) Luiz Lopes (Lucar Motorsport), 1min36s209
14) Ronaldo Kastropil (DF Racing Fans), 1min36s267
15) Joel Mendes Júnior (Fábio Fogaça Motorsports), 1min36s333
16) Régis Boessio (Boessio Competições), 1min37s521
17) Alex Fabiano (ABF Azulim Indy Truck Racing), 1min38s225
18) Raijan Mascarello (ABF Racing Team), 1min44s438
Os dez primeiros pilotos no Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck *
1) Felipe Giaffone, 237 pontos
2) Paulo Salustiano, 214
3) Diogo Pachenki, 179
4) André Marques, 170
5) David Muffato, 156
6) Raijan Mascarello, 138
7) Débora Rodrigues e Alex Fabiano, 135
8) Wellington Cirino, 109
9) Roberval Andrade e Régis Boessio, 90
10) Valmir Hisgué Benavides, 76
* Pilotos são obrigados a fazer o descarte de uma etapa da temporada.
Campeonato das fábricas
1) Mercedes-Benz, 503 pontos
2) MAN Latin América, 483
3) Volvo, 262
4) Iveco, 218
5) Ford, 175
6) Scania, 91
Fonte e Foto Comunicação da Fórmula Truck