Oitava etapa da temporada será disputada no próximo dia 9 de outubro no Autódromo Zilmar Beux, a pista que tem a mais elevada média de velocidade do Brasil.
Líder do Campeonato Brasileiro desde a primeira rodada da 21ª temporada da Fórmula Truck, Felipe Giaffone não acredita que a corrida de Cascavel, marcada para o próximo dia 9 de outubro no Autódromo Zilmar Beux, possa definir o título. Para ele, a disputa está tão intensa entre os três primeiros colocados na classificação geral que tudo deve mesmo ficar para a última prova do ano, dia 4 de dezembro no recém-inaugurado Autódromo de Curvelo, em Minas Gerais, quando os cinco primeiros colocados deixam de usar os restritores de potência previstos no regulamento.
“Existem muitos pontos em disputa (159) ainda e eu tenho de correr de olho nos dois que vêm logo a seguir. Se eu chegar na frente do Paulo Salustiano (vice-líder) e do Diogo Pachenki (terceiro colocado), não importa a posição, já estará bom para mim. Meu objetivo é não ter problemas no caminhão. Nas duas vezes em que tive dificuldades dei sorte de marcar pontos na primeira fase“, diz Giaffone.
Assim como a maior parte dos pilotos, Felipe gosta muito do veloz e desafiador traçado da cidade do Oeste paranaense. Para ele, depois da reforma feita há alguns anos a pista ficou bem mais segura.
“Sem dúvida que é a mais rápida do Brasil, com curvas velozes e desafiadoras, como o famoso Bacião, que teve a segurança aumentada com asfalto na área de escape. Hoje a gente consegue correr sem perder a emoção, algo que não acontecia antes e levou a Fórmula Truck e outras categorias a deixarem de correr em Cascavel durante algum tempo“.
O ponto mais preocupante para Giaffone é, como sempre tem acontecido, o uso do restritor de potência, obrigatório para os cinco primeiros colocados na classificação geral do Campeonato Brasileiro. O líder usa o restritor de 70 milímetros, e perde algo em torno de 140 cavalos. O segundo colocado Paulo Salustiano vai com o de 72mm e deixa de usar cerca de 120 HP. Diogo Pachenki, o terceiro, e vencedor da última corrida disputada em Tarumã, levará o de 74mm, com 100 cavalos de perda. David Muffato, o quarto colocado, vai com o de 76 milímetros e perde 50 HP e o quinto na tabela da classificação geral, André Marques, usará o de 78mm e não utiliza 30 cavalos. Quase todos os outros pilotos usam restritores de 80 mm com exceção dos três caminhões Iveco, que andam com uma entrada de ar de 85 milímetros.
“Os restritores do primeiro e do segundo colocados são os piores mesmo. São muito ruins, mas fazem parte do regulamento e sabíamos disso. Dos dois para o do terceiro a diferença é muito grande e o Diogo vai andar bem, pois seu caminhão está muito equilibrado. No entanto, é difícil falar que ele é favorito por ser de Cascavel e ter esse restritor que tira menos cavalos do motor. Ele andou bem lá no ano passado, está empolgado pela primeira vitória e tem o caminhão muito bem acertado“, completou o tricampeão da Fórmula Truck (2007, 2009 e 2011).
Dados de média de velocidade
As duas pistas com média de velocidade mais alta no Brasil são Cascavel e Tarumã, a próxima e a etapa anterior da Fórmula Truck. Enquanto os caminhões atingiram a média de 142,1 km/h na temporada passada, quando o restritor do líder era de 74 mm (neste ano é de 70mm), em Tarumã nesta temporada (já com os novos restritores) o pole position fez média de 117,1 km/h.
Venda de ingressos
Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) para a oitava corrida – dia 9 de outubro – do 21º ano da Fórmula Truck podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul:www.lojaformulatruck.com.br/
Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 7 de outubro, mesma data para a retirada das credenciais (Camarote Torcedor, Paddock ou VIP), no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização.
O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos e ao passeio no Truck Teste. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.
A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de sexta e sábado, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado. O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (9/10) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento. Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.
A credencial VIP, cujo preço é de R$ 520, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso – bebidas e alimentação ilimitadas – somente no domingo (9/10), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.
Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras, nas revendas Pirelli ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada (RS 17,50), que é vendida sexta, sábado e domingo somente nas bilheterias do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. Esses ingressos só podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.
CALENDÁRIO DE 2016
13 de março – Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril – Curitiba (PR)
15 de maio – Campo Grande (MS)
5 de junho – Goiânia (GO)
3 de julho – Londrina (PR)
31 de julho – Interlagos (SP)
4 de setembro – Tarumã (RS)
9 de outubro – Cascavel (PR)
6 de novembro – Guaporé (RS)
4 de dezembro – Curvelo (MG)
Mais informações www.formulatruck.com.br
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O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio da Petrobras e Pirelli. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo.
Comunicação da Fórmula Truck:
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Telefones: 13-3299-1144 e 13-9 9662-3442
Foto: Luciana Flores