Piloto de Ribeirão Preto busca o título em duas categorias da mais importante competição de kart do segundo semestre.
No próximo dia 15 de outubro acontecerá a 18° edição da Copa Brasil de Kart, em Cascavel, no Paraná. A competição contará com mais de 250 kartistas de todo o país, nas seguintes categorias: Mirim, Júnior, Novato, Super Sênior, F4 Graduado e Shifter, que acontecerá entre os dias 9 e 12 de outubro e as categorias Cadete, Júnior, Graduado, Sênior “A”, Sênior “B” e F4 Sênior / Super Sênior entre os dias 12 e 15 do mesmo mês.
A disputa em solo paranaense é considerada a principal da categoria no país no segundo semestre e o piloto Fernando Croce tem um currículo invejável no kart nacional: tricampeão da Copa São Paulo Light em 2008 e 2009, sendo esse último em duas categorias; campeão do Grande Prêmio RBC categoria Sênior em 2008; Campeão da Copa São Paulo Granja Viana categoria Sênior A em 2010; bicampeão paulista na categoria Sênior A em 2011 e 2012, além de ter conquistado o bicampeonato da categoria Sênior A da Copa Brasil de Kart nos anos de 2007 e 2014.
O piloto de 34 anos, começou falando em entrevista exclusiva ao Portal High Speed Brazil sobre o que o kart representa em sua carreira. “O kart representa para mim o início de tudo. Guiando um kart muito bem, você é capaz de guiar qualquer carro de corrida”. “E vejo que, nos dias atuais é complicado, porque não basta ser um bom piloto e ter bons resultados, é preciso ter sorte, contatos influentes, empresas que te patrocinem para estar numa grande equipe, enfim, ter tudo em torno de si e ser um excelente piloto”, afirmou Croce.
Quando questionado sobre sua preparação para a disputa, o piloto ribeirão-pretano contou que irá disputar duas categorias, e que a preparação não é apenas na parte física, mas também psicológica. “Eu vou disputar a competição em duas categorias: Sênior A e Graduados. Cada corrida dura em média 15 minutos e serão três corridas para cada categoria”. “A preparação passa por academia, natação e também me preparo competindo em outras categorias. Não basta preparar apenas fisicamente, mas também mentalmente, mantendo o foco, e sempre ter em mente a vitória, sendo o mais rápido independente de quem esteja na sua frente”.
Croce também falou sobre o equipamento no qual disputará a Copa Brasil de Kart e destacou a diferença entre os modelos que vai além dos chassi. “O kart que eu vou disputar as competições tem dois tempos, tanto na categoria Graduados quanto na Sênior A, que estão entre as principais categorias do país. A diferença entre elas é o peso e o pneu. Por exemplo, na categoria graduados é o pneu amarelo que é mais rápido e na Sênior A é o pneu vermelho que é mais lento, mas a potência é a mesma”.
Tratando de expectativas para a disputa em Cascavel, o piloto foi direto ao ponto e disse que busca ser campeão no próximo dia 15. “Busco a vitória, e ser campeão em ambas a categorias. Mas com o foco em ser campeão em pelo menos uma. Espero também ter um equipamento excelente, porque sem um bom equipamento não adianta ser o melhor piloto do mundo que você não vai andar. Então, estou acreditando no meu equipamento, na minha equipe e no meu kart. Se esses quesitos estiverem bons, vou estar lutando para ser campeão nas duas categorias.”
A Copa Brasil de Kart tem realização da CBA, (Confederação Brasileira de Automobilismo) através da CNK (Comissão Nacional de Kart).
Foto: Reprodução/Facebook Fernando Croce
Por Matheus Furlan