Festa em Jaraguá do Sul no encerramento do Transcatarina 2024

Participantes das categorias de turismo concluíram os quatro dias de desafio no Parque Municipal de Eventos com a tradicional passagem pelo pórtico final. Foram momentos de muita emoção e alegria

A festa de encerramento foi na Associação Esportiva e Recreativa Vieirense
(Filippo Ferrari/DFOTOS)

Foram quatro dias de trilhas, atoleiros, travessias de rios, erosões, pedras e o mais puro off-road em meio as belas paisagens de Santa Catarina. O sábado (13/7) marcou o encerramento do 16° Transcatarina para as categorias de turismo. Como já é tradição, a passagem pelo pórtico de chegada, montado no Parque Municipal de Eventos de Jaraguá do Sul, transformou-se em um momento de festa e emoção para os participantes com seus 250 veículos. Nas máquinas, as marcas de uma aventura iniciada na quarta-feira (10/7) em Fraiburgo, desbravando os caminhos catarinenses.

As três categorias – Expedition, Radical (1, 2 e 3) e Adventure (1, 2 e 3) –, fizeram um desfile contagiante puxadas mais uma vez por seus diretores. Um time que voltou a receber elogios pela escolha dos roteiros e a condução das caravanas ao longo deles. O espírito do verdadeiro fora-de-estrada prevaleceu mais uma vez, com a preocupação em não deixar ninguém para trás. Quem parou em um atoleiro ou obstáculo, prontamente contou com ajuda do companheiro de aventura para seguir adiante.

Por isso mesmo, boas histórias e lembranças não faltaram. O paranaense de Toledo, Willian Antônio Fernandes, participante da Adventure 2 –, uma das categorias destinadas a quem busca uma experiência mais extrema –, gostou bastante do que viveu ao longo do Transcatarina. “É meu segundo ano, fomos muito bem recebidos em Fraiburgo, enfrentamos trilhas pesadas e técnicas, morros, pedras, atravessamos rios; é uma diversão diferenciada. Trilha é isso: companheirismo, conexão, enquanto um está desatolando o carro, os outros estão fazendo um churrasco e levam a comida para os demais”, resumiu.

O diretor da categoria Adventure 2, Marcelo Custódio Walter, destacou os pontos altos do roteiro e fez um balanço do Transcatarina. “Começamos em Fraiburgo com uma trilha bem pegada. O segundo dia foi um pouco mais tranquilo, com obstáculos mais leves e, o terceiro, que também deveria ser assim, apresentou desafios pesados, que receberam aquele incremento especial por causa da chuva. Os zequinhas tiveram bastante trabalho. E para encerrar no sábado, encaramos a Trilha das Torres, entre Campo Alegre e Corupá, também pesada”, descreveu Marcelo. “Foi mais uma edição muito positiva, contamos com vários inscritos dos anos anteriores e várias pessoas novas. A turma é excelente e acredito que vamos melhorar cada vez mais”.

O jantar de encerramento na Associação Esportiva e Recreativa Vieirense colocou o ponto final do 16° Transcatarina, com uma festa a altura de todas as emoções vividas durante os quatro dias de aventura pelas diversas estradas entre o Vale dos Imigrantes e o Vale dos Encantados. E, a depender da vontade de todos, a torcida é para que a 17ª edição chegue logo, trazendo mais aventura e desafio. 

Siga nas redes sociais @transcatarina

O 16º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, Scherer Autopeças, Atacadão Pneus e Artcon Empreendimentos, TranspoTech, Orange Sun Energia Sustentável, Cascavel Diesel, Lave Bem Tinturaria, Grupo Gratt, Posto Maçã, Rede PMX, Cervejaria Holzbier, FD Display e RH Brasil. 

Realização: SC Racing

Supervisão: FAUESC

Por: Liberdade de Ideias

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*